Questões sobre Gerencial

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As opções a seguir apresentam pontos fundamentais do modelo de administração pública gerencial, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Foco nos cidadãos, como beneficiários da administração.
  • B. Avaliação do desempenho, como instrumento efetivo de gestão.
  • C. Ênfase na inovação, como característica básica de gestão.
  • D. Foco em processos, como instrumento de controle.
  • E. Busca de resultados, como fator determinante de gestão.

A administração pública gerencial surgida no final do século passado tem como fundamento o pressuposto de que:

  • A. atividades regulares necessárias aos objetivos da estrutura governada são distribuídas de forma fixa como deveres oficiais;
  • B. princípios da hierarquia dos postos e dos níveis de autoridade significam um sistema ordenado de subordinação, com supervisão dos postos inferiores pelos superiores;
  • C. autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros é necessária para colocar foco na qualidade e produtividade do serviço público;
  • D. autoridade se distribui de forma estável, sendo delimitada pelas normas relacionadas com os meios de coerção;
  • E. pessoas que atuam na administração pública têm qualificações previstas por um regulamento geral, e são empregadas somente por meio de concurso público.

O modelo de administração pública gerencial pressupõe que o Estado é dividido em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, atividades não exclusivas e produção de bens e serviços.

Assinale a opção que indica uma atividade não exclusiva do Estado.

  • A. As atividades de arrecadação de impostos.
  • B. A elaboração e a fiscalização do cumprimento de leis.
  • C. A garantia da segurança pública
  • D. A promoção da seguridade social básica.
  • E. A prestação de serviços de educação.

Os seguintes modelos gerenciais têm como principais características:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Assinale a afirmativa que NÃO se refere à Administração Pública Gerencial.

  • A. Procura obter resultados valorizados pelos cidadãos.
  • B. Define indicadores de desempenho e utiliza contratos de gestão.
  • C. Compreende e aplica normas, identifica e resolve problemas.
  • D. Define procedimentos para contratação de pessoal, compras de bens e serviços.

Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes. É correto considerar que as primeiras tentativas de implantação da administração gerencial no Brasil remontam à década de 1960.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública. Nas gestões que adotaram os modelos gerenciais de administração pública, os quais surgiram como uma fase de modernização do modelo burocrático, o Estado permaneceu responsável pela formulação e execução de serviços prestados à sociedade de forma direta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração pública. O modelo gerencial da administração pública é dinamizado por meio da concessão de liberdade gerencial aos gestores públicos, aspecto essencial para que seja garantida a cobrança de resultados e para o estabelecimento de metas e condições de accountability.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo gerencial, em que pese suas diferentes peculiaridades, prioriza de modo consistente os esforços para privilegiar o atendimento ao cidadão. Essa preocupação de ter o “foco no cidadão” como síntese de princípios pode ser delineada na, EXCETO:

  • A. Avaliação da qualidade dos serviços prestados.
  • B. Manutenção de canais de comunicação com os usuários.
  • C. Utilização de sistemas rígidos de atendimento ao cidadão.
  • D. Velocidade e agilidade de resposta do prestador de serviços.
  • E. Busca da excelência dos serviços com o estabelecimento de padrões e metas de qualidade de atendimento.

Julgue os itens a seguir a respeito das reformas administrativas e da redefinição do papel do Estado. A Constituição Federal de 1988 materializou um grande avanço em termos de administração pública gerencial, principalmente no que se refere à redução de custos dos recursos humanos e ao foco em resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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