Questões sobre Gestão de suprimentos e logística

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Acerca das ações destinadas a assegurar a disponibilidade de recursos materiais no âmbito da administração pública, julgue os itens subsecutivos.

Entre os métodos empregados para prever a demanda, o mais comum consiste no uso do histórico de demandas passadas, que, porém, não é o método, necessariamente, mais preciso. A qualidade da previsão relaciona-se, intrinsecamente, ao seu horizonte de tempo, uma vez que, quanto maior o horizonte de projeção da demanda, maior será sua precisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na administração patrimonial e nos procedimentos administrativos da administração de recursos materiais no setor público, julgue os próximos itens.

Na administração de recursos materiais, os procedimentos se caracterizam por uma sucessão encadeada de atos para a efetivação de um ato final, na forma da lei, e, para a proteção dos direitos dos administrados e para o melhor cumprimento dos fins administrativos, aplicam-se a esses procedimentos os princípios da publicidade, da economia processual e do interesse público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito de reservas, provisões, contas patrimoniais e contas de resultado.

Materiais de limpeza adquiridos em março de 2010, pagos em abril de 2010 e consumidos em maio de 2010 devem ter sido apropriados na demonstração do resultado do exercício em abril de 2010.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens relativos a inventários de material permanente e de consumo.

O levantamento geral dos bens móveis e imóveis tem por base o inventário sintético de cada ente público e os relatórios do controle interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito de bem na gestão de recursos e patrimonial da administração pública, afirma-se que

I - o conceito de bem está relacionado à utilidade, à quantidade e a um valor econômico ou riqueza;

II - os bens são susceptíveis de apropriação, direitos e obrigações podendo ser designados como patrimônio;

III - a gestão do patrimônio imobiliário inclui os bens imóveis e os bens não consumíveis;

IV - a gestão do patrimônio mobiliário permanente inclui os bens móveis e os bens consumíveis.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Julgue os itens que se seguem, relativos aos componentes do patrimônio no setor público.

Os bens e direitos componentes do patrimônio público devem portar ou representar um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Decreto no 99.658, de 8 de Agosto de 1990, no âmbito da Administração Pública Federal, regulamenta os tipos de reaproveitamento, a movimentação, a alienação e outras formas de desfazimento de material. Relacione os tipos apresentados na coluna da esquerda com seus respectivas conceitos, indicados na coluna da direita.

Estão corretas as associações

  • A.

    I - R, II - Q e III - P

  • B.

    I - S, II - P e III - Q

  • C.

    I - P, II - R e III - S

  • D.

    I - S, II - Q e III - R

  • E.

    I - Q, II - R e III - R

As operações comumente realizadas pela administração, na gerência do material, objetivando dar a este a definição mais conveniente ao interesse público são: transferência, cessão, alienação ou outras formas de desfazimento. A esse respeito, julgue o item que se segue.

O material é classificado como antieconômico quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na nova gestão pública, julgue os itens subsequentes.

O empenho é o primeiro estágio efetivo da despesa e é conceituado como o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um funcionário da administração pública encontrou, em um depósito, pacotes de documentos empoeirados e desorganizados. Para saber se são documentos que precisam ser organizados e guardados pela administração, em primeiro lugar o funcionário deve

  • A.

    separar os documentos com mais de dez anos.

  • B.

    eliminar os documentos rasurados e sujos demais.

  • C.

    limpar os documentos com pano limpo e úmido.

  • D.

    elaborar uma lista dos documentos.

  • E.

    procurar identificar os documentos para dar adequado destino a eles.

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