Questões sobre Qualidade na Administração Pública

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Gomes, citado por Cardoso (2010), apresentou métodos, conceitos, ferramentas e categorias para a avaliação, na prática, da efetividade das ouvidorias e ofereceu reflexões sobre a prática da ação da ouvidoria a partir das seguintes categorias: função, racionalidade e estrutura. Nesse contexto, no que se refere à dimensão mecânica, integrante da categoria função, é correto afirmar:

    A) As ouvidorias podem ser classificadas como aquelas que: I) criam espaços institucionais de participação, servindo de ponte entre a reclamação do cidadão e o núcleo de decisão política, e têm atuação estrutural e poderes vinculativos; e II) têm atuação pontual e poderes opinativos.

    B) A função da ouvidoria é aquela que efetivamente se atribui a ela, ou seja, a defesa do cidadão e o controle da administração pública. A função da ouvidoria será seu efeito na realidade social.

    C) Essa dimensão define a função como sendo a repercussão sobre a estrutura social, o efeito do efeito. Podem ser classificadas em dois grandes grupos: I) aquelas em que o efeito último é voltado para a defesa da instituição; e II) aquelas em que o efeito último é a defesa do cidadão.

    D) Essa dimensão refere-se àquela racionalidade típica do direito, científica, presa à previsibilidade. Nesta classificação, as ouvidorias presas a uma racionalidade formal concentram mais suas ações no controle das relações legais e contratuais, tendo o seu titular uma formação jurídica.

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em

    A) Processos Finalísticos; Processos Secundários e Processos Independentes.

    B) Processos estratégicos; Processos Táticos e Processos Intermediários.

    C) Processos Internos; Processos Externos e Processo Decisivo.

    D) Macroprocesso; Processos-meio e Microprocesso.

    E) Processos Primários; Processos de Apoio e Processo Gerencial.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da

    A) Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

    B) Instituição Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

    C) Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).

    D) Instituição Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

    E) Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

Para desempenhar bem a função de agente administrativo, os atributos ideais são:
I- Procurar ser rápido ao resolver os problemas de quem o procura deixando a qualidade na execução dos serviços em segundo plano. II- Usar uma linguagem objetiva que transmita confiança e seriedade. III- Demonstrar boa vontade na resolução dos problemas, independente de quem seja atendido.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

    A) I e III apenas.

    B) I apenas.

    C) II e III apenas.

    D) III apenas.

    E) I, II e III.

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