Questões de Administração Pública da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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Quanto à Administração Pública, é correto afirmar que é:

  • A. gerida pelo Serviço Público, que a dirige de modo a obter um resultado útil à comunidade como um todo.
  • B. realizada pelo Serviço Público, sendo este o aparelhamento do Estado visando à satisfação das necessidades coletivas.
  • C. exercida privativamente pelo Serviço Público, diretamente ou por delegação, sujeitando-se este ao dever de continuidade daquela.
  • D. permitido a ela fazer tudo que a lei permite, não proíbe, tendo o administrador público a liberdade de decisão, considerando sua autoridade como agente público.
  • E. responsável por zelar pelo interesse público acima de quaisquer outros, sendo obrigada a desenvolver atividade contínua, compelida a perseguir suas finalidades públicas.

O modelo de administração pública, instituído a partir dos anos 1990 como parte do processo de contrarreforma do Estado denomina-se:

  • A. Parceria Público-Privado;
  • B. Administração Patrimonialista;
  • C. Gestão Técnico-Burocrática;
  • D. Administração Pública Democrática;
  • E. Administração Pública Gerencial.

Constituem elementos estruturais da administração pública brasileira:

  • A. Patrimonialismo e Gerencialismo;
  • B. Democracia e Gerencialismo;
  • C. Burocracia e Democracia;
  • D. Patrimonialismo e Democracia;
  • E. Burocracia e Patrimonialismo.

São instrumentos de planejamento elaborados no âmbito das equipes profissionais, dos governos e das políticas sociais respectivamente:

  • A. Projetos, planos e programas;
  • B. Programas, estatutos e normas;
  • C. Planos, rotinas e estatutos;
  • D. Normas, programas e diretrizes;
  • E. Diretrizes, planos e projetos.

Os programas pautados na Gestão da Qualidade Total desenvolvidos nas empresas possuem um forte componente ideológico de adesão do trabalhador às metas das empresas. Caracterizam-se, neste sentido, por articular:

  • A. Garantia da autonomia no processo de trabalho e qualificação técnica dos trabalhadores;
  • B. Fomento à participação dos trabalhadores e satisfação das necessidades dos clientes;
  • C. Democratização das relações de trabalho e qualificação técnica dos trabalhadores;
  • D. Fomento à participação dos trabalhadores e gestão democrática do ritmo da produção;
  • E. Democratização das relações de trabalho e satisfação das necessidades dos clientes.
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