Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Acerca da administração pública contemporânea, julgue os itens subsecutivos. A geração de valor — um dos fundamentos da excelência na gestão pública — é entendida como o alcance dos resultados consistentes, o que assegura o aumento de valores tangíveis e intangíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue os itens subsecutivos. Utilizada como ferramenta de auxílio à gestão pública estratégica, a matriz GUT, considerando a gravidade, a urgência e a tendência do evento estudado, visa priorizar as ações do gestor de forma racional, o que possibilita, por exemplo, a análise de alocação de recursos nas ações consideradas mais importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue os itens subsecutivos. Caso a imagem de determinado órgão público seja fortemente maculada por frequentes constatações de baixo desempenho na prestação de seus serviços, a alta administração, para repensar o planejamento estratégico desse órgão, deverá definir uma nova missão institucional, identificando o propósito principal da forma mais ampla possível para maximizar a razão da existência da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos órgãos públicos, como em outras organizações, são múltiplos os relacionamentos formais e informais. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. Cabe aos servidores com maior tempo de serviço desenvolver nos agentes públicos novatos a percepção do valor que estes têm e a dignidade de seu papel como servidores públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos órgãos públicos, como em outras organizações, são múltiplos os relacionamentos formais e informais. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A comunicação setorizada nos órgãos públicos permite que servidores participem de determinado projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à influência da opinião pública nos serviços públicos, julgue os próximos itens. As avaliações de opinião do público são imprescindíveis para se saber se os serviços estão satisfazendo os usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à influência da opinião pública nos serviços públicos, julgue os próximos itens. É de interesse do órgão que haja revelação de informações sobre o serviço prestado, desde que não sejam sigilosas e que seja respeitado o código de ética das partes interessadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à influência da opinião pública nos serviços públicos, julgue os próximos itens. Um valor que demanda especial dedicação por parte do servidor, mesmo que diante de uma opinião pública desfavorável, é o da preservação da dignidade do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, assinale a opção correta.

  • A. Tanto na gestão pública quanto na privada, as práticas da transparência e da equidade são obrigatórias.
  • B. Os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência devem ser obedecidos obrigatoriamente de forma igualitária pela administração pública e privada.
  • C. O governo e as empresas públicas existem para servir aos interesses gerais da sociedade, ao passo que as responsabilidades das empresas privadas são inerentes à natureza e à dimensão do poder a elas atribuído legalmente.
  • D. Na administração pública, tal qual na iniciativa privada, o administrado / cliente só pode ser cobrado pelo bem ou serviço que efetivamente utilizar.
  • E. No contexto das entidades públicas, a eficiência e a eficácia ― mensuradas na iniciativa privada por fatores como aumento de receitas e expansão de mercados ― estão relacionadas à correta utilização dos recursos e, primordialmente, à qualidade do atendimento prestado ao cidadão e à sociedade.

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, assinale a opção correta.

  • A. Os modelos mais recentes de gestão de pessoas em vigor na administração pública, a exemplo da gestão por competências, tendem a priorizar o desenvolvimento das atividades e das tarefas em detrimento do controle de objetivos, metas e resultados.
  • B. Avaliar, dirigir e monitorar a gestão de pessoas nas organizações públicas são atos de competência primária das unidades de recursos humanos e das gerências de linha cujos membros sejam responsáveis por prover as condições necessárias para a implementação exitosa das políticas e práticas da área.
  • C. A efetividade das iniciativas de gestão de pessoas depende da capacidade e da possibilidade de as lideranças das áreas participarem ativamente das sessões de planejamento organizacional nas quais se fazem presentes os principais grupos e atores de influência da organização.
  • D. Modelo adotado por diversas organizações públicas, a gestão de pessoas por competências é compatível tanto com estruturas organizacionais burocráticas assentadas na noção de cargos, quanto com estruturas pós-burocráticas fundamentadas na ideia de espaço ocupacional.
  • E. A falta de apoio das lideranças organizacionais não pode ser considerada uma barreira à execução de políticas e práticas estratégicas de gestão de pessoas, visto que tais iniciativas são de responsabilidade particular dos profissionais de recursos humanos.
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