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Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Assinale a alternativa que apresenta a modalidade do programa que se destina a atender diretamente as demandas e necessidades da sociedade.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Um dos principais desafios que se impõe à gestão pública comprometida com resultados é o da produção de indicadores destinados às atividades de diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas e projetos. Constituem-se, além disso, em subsídios para as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população. Há uma classificação dos indicadores. Os indicadores de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade possuem especial interesse nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação dos programas públicos, e se propõem a mensurar
Baseando-se nos modelos teóricos de Administração Pública, leia o trecho abaixo.
A Revolução Industrial e o surgimento do Estado Liberal contribuíram para uma nova ótica sobre o papel do Estado, dando espaço ao surgimento desse modelo, baseado na impessoalidade, no profissionalismo e na racionalidade. O modelo a que se refere a descrição acima é o ModeloPatrimonialista.
Burocrático.
Gerencial.
Racionalista.
Em relação ao poder discricionário do administrador público, assinale a alternativa correta.
É o poder conferido por lei, para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada para satisfazer o interesse público.
A discricionariedade nunca é parcial ou relativa, sendo totalmente livre, sem limitações por lei.
No que se refere aos atos discricionários, não há a necessidade de haver controle judicial em relação aos elementos vinculados.
Os critérios utilizados para a prática do ato discricionário são a adequação do ato com a situação prevista em lei.
Sobre os conceitos de Controle da Administração Pública, é correto afirmar que são formas de controle realizadas quanto à extensão do controle
o controle hierárquico e o controle finalístico.
o controle judiciário, o controle administrativo ou executivo e o controle parlamentar.
o controle interno e o controle externo.
o controle da legalidade ou legitimidade e o controle de mérito.
Fazem parte do Terceiro Setor organizações formalmente constituídas que tenham sua estrutura básica não governamental, com gestão própria e sem fins lucrativos. Entre as empresas mencionadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a que não se encaixa no conceito acima.
GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).
Fundação S.O.S. Mata Atlântica.
Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Com base nos conceitos de Administração Pública Gerencial, é correto afirmar que
constitui um avanço e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, negando todos os seus princípios anteriores.
a diferença fundamental entre a Administração Pública Gerencial e a Burocrática está na forma de controle.
apesar das mudanças implementadas com a Administração Pública Gerencial, o plano da estrutura organizacional não sofre nenhum tipo de alteração.
assim como na Administração Pública Burocrática, a Administração Pública Gerencial vê o cidadão somente como contribuinte de impostos.
Nas últimas décadas, a avaliação de políticas e programas governamentais assumiu grande relevância para as funções de planejamento e gestão governamentais. A avaliação das políticas públicas pode subsidiar diversos aspectos positivos e são classificadas segundo vários critérios. Considerando o critério quanto ao momento de realização, tem-se as seguintes avaliações:
Avaliação ex-ant e Avaliação ex-post.
Avaliação de Processos e Avaliação de Impactos.
Avaliação Formativa e Avaliação Somativa.
Avaliação Mista e Avaliação Participativa.
Baseando-se nos conceitos de efetividade, em relação à Gestão Pública, a efetividade tem como objetivo
a preocupação com o atingimento dos objetivos desejados por determinada ação estatal.
preocupação com os mecanismos utilizados para a obtenção das metas, buscando sempre meios mais viáveis e econômicos de realizar esses objetivos.
aferir em que medida os resultados de uma determinada ação trazem benefícios à população, averiguando a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais.
manter o foco na relação custo/benefício das ações.
Administração Pública - Planejamento e orçamento governamental - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Na Administração Pública, orçamento-programa é aquele que
evidencia os graus de prioridade que foram dados aos programas de investimentos.
dá transparência ao que se pretende gastar ou comprar pelo relacionamento das receitas a arrecadar com as despesas de custeio programadas.
destaca as metas e objetivos que se propõe realizar por meio de um conjunto de programas para os quais devem ser definidos os objetivos a serem alcançados, os custos envolvidos e as fontes de recursos.
destaca o que se pretende realizar com os recursos provenientes das diversas fontes, pelo ato de restringir os gastos e as compras ao montante da receita estimada.
evidencia em primeiro lugar os recursos disponíveis por natureza e fonte de recursos e, em seguida, define a distribuição desses recursos na manutenção da rede de serviços públicos a que se propõe realizar por meio dos programas administrativos.
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