Questões de Administração Pública da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Após a definição dos indicadores, seguem instrumentalização e coleta de dados. A instrumentalização é o processo pelo qual as variáveis são medidas e a coleta de dados é o processo pelo qual a informação é coletada e armazenada. Para uma melhor exatidão das avaliações de desempenho é importante eliminar o vício e aumentar a precisão. Diante do exposto, analise as afirmativas.

I. Questionários, escala de classificação, lista de verificação, termômetros, escala de pesos ou o próprio banco de dados do sistema podem ser usados como instrumentos.

II. A exatidão de um instrumento de medição quantifica a proximidade existente entre o valor real da característica medida e os resultados fornecidos pelo instrumento.

III. O vício, em geral, está ligado aos paradigmas da organização, que correspondem ao seu conjunto de valores, cultura e o jeito de resolver os problemas. O vício ocorre quando há um deslocamento da realidade para outro ponto. Uma maneira de reduzir o vício é utilizar equipes multifuncionais.

IV. O aumento da precisão está relacionado com o instrumento e o modelo da coleta de dados. A imprecisão pode ser ocasionada por coletas irregulares ou não sistematizadas.

V. Um indicador deve ter referências comparativas, quer seja com os objetivos propostos em um primeiro momento, quer seja seus valores ao longo do tempo. A análise crítica do indicador de desempenho nem sempre leva à melhoria do processo.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. IV e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e V.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II, III e IV.

Indicadores são variáveis definidas para medir um conceito abstrato, relacionado a um significado social, econômico ou ambiental, com a intenção de orientar decisões sobre determinado fenômeno de interesse. Nesse sentido, é possível balizar o entendimento e o andamento de ações, reavaliando os objetivos, metas e resultados propostos, qualitativa e quantitativamente. Índice ou indicador sintético é a combinação de diversas variáveis que sintetizam um conceito abstrato complexo, em um único valor, para facilitar a comparação, por exemplo, entre localidades e grupos distintos, possibilitando a criação de rankings e pontos de corte para apoiar a definição de políticas, investimentos e ações comuns, entre outros. A escolha entre indicadores ou mesmo sua construção requer um propósito claro e a possibilidade de aplicação adequada à realidade de interesse. O grande desafio é encontrar uma medida que mais se aproxime do conceito desejado. Algumas vezes, o conceito desejado é tão complexo que abrange interpretações multidimensionais, envolvendo diversas variáveis. Relacione as propriedades desejáveis de um indicador às respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 5, 4, 3
  • B. 5, 1, 4, 2, 3
  • C. 1, 4, 3, 2, 5
  • D. 4, 2, 5, 1, 3
  • E. 4, 3, 5, 1, 2

A gestão pública em toda a sua atividade está presa aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidade de seus atos e responsabilização de seus eventuais autores. A determinação corresponde ao disposto pelo princípio da

  • A. legalidade.
  • B. moralidade.
  • C. igualdade.
  • D. publicidade.

A estrutura de um governo estadual pode ser desenvolvida com base no seguinte organograma: Secretaria de Transportes; Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, por exemplo. Diante do exposto, assinale o tipo de departamentalização descrito anteriormente.

  • A. Por programas.
  • B. Funcional.
  • C. Matricial.
  • D. Ad hoc.

Considerando as diferenças entre gestão pública e privada, analise.

I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública.

II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada.

III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso.

IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, III
  • B. II, IV
  • C. III, IV
  • D. I, II, IV

A ouvidoria é um componente que, atualmente, cada vez mais se faz necessário nas instituições prestadoras de serviço, assim como nos órgãos e/ou entidades regulamentadoras e fiscalizadoras destas instituições. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o serviço de ouvidoria.

  • A.

    em como objetivo ouvir a clientela dos serviços prestados em uma instituição.

  • B.

    Tem como objetivo atender as instituições no que diz respeito às reclamações e sugestões.

  • C.

    O profissional ouvidor deve possuir formação técnico-científica adequada à função.

  • D.

    Possui um caráter estático, ou seja, só atua quando é procurada. Coleta as informações e, após analisá-las, emite relatório.

  • E.

    Ordena atos administrativos e determina soluções, resolvendo todos os problemas.

Analise as afirmativas:

I. O conteúdo das atividades desempenhadas pelo administrador é fixo, ou seja, não varia de acordo com o nível organizacional.

II. O tipo de organização também influencia o trabalho de um administrador. Existem algumas diferenças entre o trabalho desempenhado por um gestor público e o de um administrador de uma empresa privada com fins lucrativos.

III. Os administradores de empresas têm como principal indicador da competitividade e desempenho da organização a maximização dos lucros, ao passo que as organizações públicas e não lucrativas respondem a objetivos mais difíceis de medir, como universalização, equidade e justiça.

IV. Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais, entre eles, pode-se destacar os papéis interpessoais, informacionais e decisórios.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    I, II, III

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    II, III, IV

São consideradas funções da Administração

  • A.

    Planejamento, Informativa, Decisorial, Controle.

  • B.

    Organização, Subordinação, Interpessoal, Decisorial.

  • C.

    Informativa, Direção, Interpessoal, Controle.

  • D.

    Planejamento, Organização, Direção, Controle.

  • E.

    Controle, Decisorial, Direção, Estratégicos.

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