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Na reforma da gestão pública, apesar dos exageros iniciais, aspectos tais como a existência de carreiras e procedimentos estruturados, mecanismos de proteção dos servidores públicos contra perseguições políticas e estruturas de controle interno e externo, constituem traços importantes da lógica da administração:
patrimonialista;
autárquica;
taylorista;
burocrática;
fisiológica.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Dom Cintra Fundação - 2012
A implementação dos modelos da Nova Gestão Pública, com reformas de 2ª geração, foi inicialmente lançada na Inglaterra de Margareth Thatcher e mais tarde seu êxito inspirou mudanças em diversos países do mundo. Sua essência preconizava a mensuração de resultados, a autonomia de gestão aos dirigentes e a responsabilização dos mesmos. Este modelo de administração pública é denominada administração pública:
avançada;
positiva;
neoliberal;
por resultados;
gerencial.
O modelo estatal passou a ser mais complexo, em sua estrutura de pessoal, pois demanda diferentes tipos de profissionais para cada tipo de atuação estatal, pressupondo uma relação de compromisso entre os membros da organização de trabalho, além do compromisso institucional com o cidadão. Este modelo é denominado
estado contratual;
estruturação matricial;
organização relacional;
organização integradora;
arranjo funcional.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Dom Cintra Fundação - 2010
A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por:
determinados grupos especiais;
técnicos;
todo e qualquer cidadão brasileiro;
todo cidadão estrangeiro;
um grupo regional.
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