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Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
A respeito do conceito de governança, pode-se afirmar que, somente após a crise do Estado nos anos 70, passamos a ter acesso a estudos que discutem esta temática e a incorporá-la como instrumental analítico da reforma do Estado e seu aparelho.
Governança e governabilidade se relacionam corretamente na opção:
A governabilidade é uma ação política e a governança é técnica.
A diferença está, exclusivamente, nas formas de implementação.
Governança é o modus operandi das políticas governamentais e governabilidade é o papel dos agentes para executá-las.
A fonte principal da governabilidade são os cidadãos e a cidadania organizada e a governança como a outra face do mesmo processo.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
A reforma gerencial do Estado de 1995 aponta três formas de administrar o ESTADO. Assinale a afirmativa que classifica corretamente essas formas:
Administração patrimonialista, administração burocrática e administração gerencial.
Administração burocrática, administração participativa e administração gerencial.
Administração patrimonialista, administração racionalista e administração gerencial.
Administração patrimonialista, administração burocrática e administração inovativa.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Os reformadores da administração pública têm tentado criar um Estado mais barato e mais eficiente. Tem sido feito um esforço para se obter o maior número possível de cortes, definindo o Estado a partir do que sobra. São mecanismos adotados por di-versas nações para "aparar" o Estado, EXCETO:
limitação das dimensões do setor público.
descentralização para governos subnacionais.
comercialização ou corporatização de órgãos públicos.
associações sistêmicas e burocrático-operacionais entre continentes.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
As reformas exigem que se passe de uma perspectiva negativa de Estado, para uma perspectiva mais positiva. Que alternativa abaixo representa esta contraposição de perspectivas?
De acordo com o artigo 12º e seus incisos, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), nos projetos básicos e projetos executivos de obras e serviços, serão considerados principalmente os seguintes requisitos, EXCETO:
Adoção das normas técnicas, de saúde e de segurança do trabalho adequadas.
Economia e conservação na execução e operação.
Impacto ambiental.
Funcionalidade e adequação ao interesse público.
Nos termos do artigo 55, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Admi-nistrativos), são cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam, EXCETO:
O crédito pelo qual correrá a receita, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
Os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.
Os casos de rescisão.
O regime de execução ou a forma de fornecimento.
Nos termos do § 2º do artigo 40, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante, EXCETO:
O projeto básico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos, especificações e outros complementos.
Orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários.
As especificações complementares e as normas de execução pertinentes à licitação.
A minuta do edital e do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante vencedor.
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