Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modelo de gespública foi elaborado a partir de elementos-chave responsáveis pela implementação de mudanças em determinados aspectos da organização. A propósito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre o elemento e a mudança que ele pretende proporcionar.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2016
Assinale a alternativa que apresenta uma das vantagens proporcionadas pela descentralização do processo decisório.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2016
Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos da Governança Corporativa.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
O modelo da administração pública gerencial, cuja difusão é, em geral, associada aos governos de Margareth Thatcher, na Grã-Bretanha, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, apresenta como uma de suas características a
centralização das funções e das decisões do Estado.
concentração de autoridade e responsabilidade.
rigidez na adoção e no cumprimento de normas e procedimentos.
autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.
alta especialização.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Denhardt e Denhardt estabeleceram um quadro comparativo de perspectivas entre o que se pode caracterizar como a Antiga Administração Pública, a Nova Gestão Pública e o Novo Serviço Público, permitindo melhor visualização das mudanças e dos modelos de gestão pública. De acordo com esse paradigma, é correto afirmar que,
no que concerne à estrutura organizacional, a Nova Gestão Pública caracteriza-se por organizações estatais centralizadas com controle primário de determinadas entidades privadas.
no tocante à abordagem da accountability, a Antiga Administração Pública era orientada para o mercado, com o acúmulo dos interesses individuais, o que resulta nos benefícios desejados por grupos de indivíduos.
quanto ao papel do governo, o Novo Serviço Público exerce a função de guia, atuando como um catalisador para liberar as forças do mercado.
em relação a quem os servidores públicos respondem na Nova Gestão Pública, trata-se dos cidadãos.
com referência aos mecanismos de alcance dos objetivos políticos, o Novo Serviço Público apoia-se na coalizão entre órgãos públicos, entidades privadas e organizações sem fins lucrativos para satisfazer às necessidades recíprocas.
Segundo o Prof. Renato Aldarvis, até 1936, a administração pública brasileira foi, por herança do Império, eminentemente patrimonialista. Entretanto, com a reforma promovida por Maurício Nabuco, foram substituídas as deletéreas práticas por uma burocracia pública. Entre os benefícios trazidos pela burocracia, pode-se apontar
a profissionalização da administração.
a eliminação do nepotismo.
o foco dirigido para o usuário do serviço público.
a transparência do processo de análise do desempenho funcional.
o desenvolvimento de estratégias de longo prazo.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Um dos princípios fundamentais da Reforma da Gestão Pública de 1995 é o de que o Estado só deve executar diretamente as tarefas que sejam exclusivas de Estado, que envolvam o emprego do poder de Estado, ou que apliquem os recursos do Estado. Nesse contexto, isso significa dizer que
o Estado deveria reduzir sua ação na área social.
as tarefas de formulação das políticas públicas devem ser exercidas pelas agências executivas.
as tarefas de execução devem ser descentralizadas, tendo como um de seus instrumentos as agências reguladoras, com gozo de autonomia.
os serviços sociais caracterizados por mercados imperfeitos devem ser atribuídos a organizações estatais, dotadas de servidores públicos.
as organizações sociais não devem ser submetidas ao controle social, e sim à auditoria, nos moldes da administração burocrática.
O modelo de administração pública em que o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real é a administração pública
gerencial.
burocrática.
patrimonialista.
liberal.
orçamentária.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A administração pode anular seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade.
Não é possível o controle judicial sobre os atos discricionários realizados pela administração.
O controle da administração sobre seus próprios atos denomina-se autoexecutoriedade.
O Poder Judiciário pode, desde que provocado, revogar atos administrativos vinculados.
O direito brasileiro adotou o sistema da unidade de jurisdição.
Administração Pública - Novas formas de gestão de serviços públicos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Com relação à classificação dos gastos públicos, assinale a alternativa correta.
Em circunstâncias usuais, quanto maior for a parcela das despesas destinada à produção de bens públicos, menor será a participação das despesas com pessoal.
A execução direta ou indireta de um programa condiciona a estrutura das despesas. No caso de prestação direta dos serviços, maiores serão as despesas com serviços prestados por terceiros.
Os investimentos são normalmente o último item a sofrer cortes orçamentários.
Os investimentos são normalmente o item mais importante para efeito de melhoria da distribuição de renda.
A privatização e a concessão de serviços públicos aceleram a transferência de responsabilidade pelos investimentos para o setor privado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...