Questões de Administração Pública da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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O propósito da nova gestão pública é criar mais valor para a sociedade como um todo, ou seja, gerar evolução no sentido mais amplo. Com base no exposto, é correto afirmar que os executivos de governo devem

  • A. assegurar o controle apropriado para garantir o cumprimento das políticas públicas, apenas.
  • B. garantir a excelência das políticas públicas criadas, uma vez que, com qualidade, elas podem sozinhas cumprir toda a função pública.
  • C. posicionar-se em um ponto além dos desejos e das necessidades da sociedade, ou seja, devem ser capazes de descobrir o que a sociedade vai desejar e (ou) precisar antes mesmo que ela saiba. Para isso, devem estar atentos às tendências de futuro, a soluções inovadoras e à postura empreendedora em prol dessa sociedade.
  • D. assegurar a estabilidade das instituições públicas, evitando que a sociedade corra riscos, dessa forma garantindo o status quo no processo de gestão pública, independentemente de tendências e de demandas futuras da sociedade.
  • E. servir à sociedade como agentes neutros, apenas executando as atividades, sem questionamentos ou análises, uma vez que sempre estiveram estabelecidas como procedimentos corretos.

A administração por resultados na gestão pública tem como foco o alcance de determinados benefícios para a sociedade. Para isso, a modelagem organizacional da instituição deve ser feita com base

  • A. em um grupamento em função dos resultados gerados, ou seja, os serviços/produtos gerados pelos seus processos.
  • B. nos objetivos, uma vez que a administração por resultados nada mais é que a administração por objetivos.
  • C. nas metas estabelecidas para alcançar os objetivos estratégicos da organização, desde que elas sejam projetadas excluindo a demanda reprimida de serviços.
  • D. na quantidade de áreas da instituição, independentemente do nível de demanda de cada uma.
  • E. na quantidade de pessoas trabalhando em cada área, independentemente dos processos e dos resultados esperados.

O Modelo de Excelência Gerencial, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, possui oito fundamentos que constituem temas específicos a serem trabalhados. Qual dos fundamentos apresentados desdobra-se em resultados sustentáveis?

  • A. Desenvolvimento sustentável.
  • B. Liderança transformadora.
  • C. Pensamento sistêmico.
  • D. Geração de valor.
  • E. Adaptabilidade.

Quanto à aplicação do conceito de qualidade no serviço público, assinale a alternativa correta.

  • A. O trabalho com qualidade significa realizar as atividades de acordo com as normas preestabelecidas, independentemente dos resultados obtidos.
  • B. A qualidade depende apenas do esforço e do trabalho individual de cada servidor, independentemente de outros recursos disponíveis.
  • C. Segundo William Edwards Deming, o pai da qualidade, a maioria das falhas nos processos de produção de serviços é de responsabilidade direta das pessoas (causas especiais), enquanto a menor parte pode ser atribuída à má administração (causas comuns).
  • D. A qualidade é um conceito da década de 1970, já ultrapassado e que não mais se aplica à nova gestão.
  • E. O trabalho com qualidade significa ter zelo e cuidado com aquilo que se faz, sabendo com clareza para que serve, a quem se destina e quais níveis de controle são indispensáveis para que se alcance o máximo de resultados com menor esforço, atingindo metas, objetivos e finalidades.

A administração pública evoluiu por meio de três modelos: patrimonialista, burocrático e gerencial. Tendo por base a administração pública gerencial, assinale a alternativa correta.

  • A. O surgimento da administração pública gerencial data da metade do século 19, durante o apogeu do Estado Liberal, tendo por fundamento o combate à corrupção.
  • B. Para a administração pública gerencial, o interesse estatal pode ser confundido com o interesse público, já que este é a afirmação do poder do Estado.
  • C. A efetividade do controle dos abusos e o poder racional-legal são a essência da administração pública gerencial.
  • D. A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas e tem por foco o controle dos resultados.
  • E. Na administração pública gerencial, o aparelho do Estado torna-se uma extensão do poder do soberano.

A qualidade é fundamental para a prestação de serviços públicos que atendam, de forma adequada, às necessidades da sociedade. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta princípios básicos da gestão da qualidade nos serviços públicos.

  • A. Adoção de práticas de melhoria contínua; estrutura organizacional em células; e, centralização das decisões.
  • B. Foco nos cidadãos usuários (clientes) como prioridade, identificando de forma clara as respectivas insatisfações e satisfações; adoção de práticas de melhoria contínua dos processos e atividades; e, envolvimento e comprometimento da alta administração.
  • C. Controle constante dos funcionários por meio do aumento de responsabilidades e de tarefas.
  • D. Gestão participativa, com atribuição de menos responsabilidades por pessoa, bem como liberdade de opinião para todos.
  • E. Processo contínuo de comunicação; centralização das decisões de qualidade nos gestores; capacitação de pessoal; e, modelagem linear da organização.

Uma das classificações possíveis da administração pública é a atuação enquanto extroversa e introversa. Acerca da classificação extroversa da administração pública, assinale a alternativa correta.

  • A. A gestão de pessoal e de bens da administração pública fez destacar-se um ramo autônomo: o direito financeiro, que tem como objetos de estudo a receita e a despesa públicas, o crédito público, o orçamento público e a dívida pública.
  • B. Com base na configuração do Estado moderno, os serviços públicos são aqueles que se restringem a atender às necessidades públicas, sendo exercidos diretamente pelo Estado, ou indiretamente, mediante o concurso de agentes privados, desde que a lei os considere de interesse público e os submeta a um regime especial, também público.
  • C. O fomento público, em um estágio de evolução do fenômeno estatal da contemporaneidade, pode ser definido como o exercício das atividades da administração pública de planejamento indicativo e de incentivo público dirigidos às iniciativas sociais para o progresso da humanidade.
  • D. A função do ordenamento econômico mudou sensivelmente o respectivo vetor no final do século 20, se comparado ao final do século 19, passando o Estado de um agente econômico direcionado à prevenção de deformações do mercado a um estágio em que, para si, assume a função interventiva de corrigir as distorções e deformações à ordem econômica.
  • E. Basicamente, caracteriza-se pelos interesses instrumentais, ou derivados, tendo como expressão os serviços burocráticos.

No âmbito da administração pública no Brasil, é correto afirmar que ênfase nos resultados, no atendimento aos interesses reais do cidadão, redução de níveis hierárquicos e o conceito de cidadão-cliente são exemplos de premissas da

  • A. administração pública burocrática.
  • B. reengenharia de qualidade promovida pela reforma administrativa.
  • C. administração pública patrimonialista-burocrática.
  • D. administração pública patrimonialista.
  • E. administração pública gerencial.

Considerando a Nova Gestão Pública no Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma importante mudança em relação aos servidores públicos ocupantes, por concurso público, de cargos de provimento efetivo.

  • A. Podem perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
  • B. Podem perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
  • C. São estáveis após dois anos de exercício e podem perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
  • D. São estáveis após três anos de efetivo exercício e podem perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
  • E. São estáveis após dois anos de exercício e podem perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

A denominada Nova Gestão Pública, entre outros princípios, conceitos e aspectos, aborda o enfoque de administração ou gestão para resultados. A esse respeito, assinale a alternativa que melhor apresenta característica(s) inerente(s) à gestão para resultados.

  • A. Ênfase nos procedimentos e rotinas burocráticas, bem como nas normas regulamentares como instrumentos essenciais para o alcance dos resultados.
  • B. Contratualização; accountability com base em desempenho avaliado a partir de indicadores de resultados.
  • C. Metas de resultados definidas com base nos parâmetros legais vigentes, com ênfase nos procedimentos e nas rotinas burocráticas consagradas.
  • D. Ênfase na eficiência, nas rotinas burocráticas e nas normas regulamentares vigentes como requisitos preponderantes para o alcance de resultados.
  • E. Competências técnicas dos executores e centralização da gestão com foco no alcance de resultados.
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