Questões sobre Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Lista completa de Questões sobre Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes acerca de gestão patrimonial. Devido à dificuldade de se realizarem o inventário anual ou as verificações diárias, utiliza-se o inventário rotativo, que, apoiado por recursos de informática, é classificado em inventário automático, programado e a pedido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes acerca de gestão patrimonial. O tombamento de bens é feito nos casos de compra, cessão, doação, permuta, transferência e produção interna. Além desses, há também a necessidade de tombamento nos casos de incorporação de bens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração de material envolve, dentre outras, a atividade de almoxarifado, que visa:

  • A. à fiel guarda dos materiais confiados pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
  • B. ao estabelecimento de auditoria permanente de materiais estocados, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos.
  • C. ao gerenciamento dos materiais por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução.
  • D. a suprir as necessidades de material da empresa, mediante a aquisição, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
  • E. ao rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

A administração de material envolve, dentre outras, a atividade de inventário físico, que visa:

  • A. à fiel guarda do estoque físico confiado pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
  • B. ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos.
  • C. ao gerenciamento do estoque físico por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução.
  • D. a suprir as necessidades da empresa, mediante a aquisição de material, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
  • E. ao rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

A classificação de material é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Para atender às necessidades de cada empresa, é necessária uma divisão que norteie os vários tipos de classificação, cada uma apresentando aplicações, vantagens, desvantagens e objetivos específicos. No caso da classificação por valor de consumo a principal vantagem é:

  • A. agilizar a reposição dos estoques.
  • B. demonstrar os materiais vitais para a empresa.
  • C. identificar materiais sujeitos à perda por perecimento.
  • D. indicar os materiais de grande investimento no estoque.
  • E. facilitar a organização da programação e planejamento de compras.

A expressão Milk Run baseada na experiência dos antigos leiteiros norte-americanos, que deixavam galões vazios na porta de suas fazendas fornecedoras e levavam galões cheios no lugar, tendo, assim, a matéria-prima no momento que desejam.

Assim, é CORRETO definir a expressão Milk Run, como:

  • A. o método de gerenciar rotas alternativas, determinando a qualidade das peças a serem transportadas visando aproveitar as oportunidades de transportes.
  • B. a forma que a montadora encontrou para concentrar o fornecedor em menor quantidade possível, a fim de promover caminhos alternativos para evitar gastos com combustíveis.
  • C. o método de acelerar o fluxo de materiais entre plantas, no qual os veículos seguem uma rota para fazer múltiplas cargas e entregas em muitas plantas.
  • D. o método de armazenagem de peças onde, diversos operadores logísticos executam a tarefa de determinar a roteirização minimizando sua capacidade e buscando rotas alternativas.

Na classificação de material é necessária uma divisão que norteie os vários tipos de classificação. No caso da classificação por mercado fornecedor a principal vantagem é:

  • A. demonstrar os materiais vitais para a empresa.
  • B. auxiliar a elaboração dos programas de importação.
  • C. identificar materiais sujeitos à perda por perecimento.
  • D. indicar os materiais de grande investimento no estoque.
  • E. determinar a incompatibilidade com outros materiais, facilitando armazenamento e movimentação.

Na administração de material a especificação é a atividade de descrever as características de um material, com a finalidade de identificá-lo e distingui-lo de seus similares. Essa descrição, quando detalhada e completa, evita a compra de materiais em desacordo com as necessidades. A descrição padronizada de um material obedece a determinados critérios racionais, com destaque para a denominação que, sempre que possível, deverá:

  • A. se referir ao material e não à forma.
  • B. se referir ao uso ou tipo de embalagem.
  • C. usar termos por extenso sem abreviaturas.
  • D. se referir à forma e ao tipo de apresentação.
  • E. usar livremente abreviaturas visando concisão.

Segundo Viana (2102), existem seis tipos de procedimentos fundamentais na administração de materiais. O tipo que visa garantir a fiel guarda dos materiais confiados pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final é a atividade de

  • A. almoxarifado.
  • B. inventário físico.
  • C. gestão.
  • D. compras.
  • E. recebimento.

Sobre os canais de distribuição física, é INCORRETO afirmar:

  • A. São conhecidos como canais de marketing.
  • B. Podem ser definidos como conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de produto ou serviço para uso ou consumo.
  • C. Podem ser compostos por comerciantes, representantes e facilitadores.
  • D. Representam uma estratégia de marketing de tipo push (pressão) que ocorre quando o fabricante utiliza a propaganda para induzir o comprador a solicitar o produto para os intermediários.
  • E. Formam um sistema de canais de marketing, quando agregados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...