Questões sobre Administração Hospitalar

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Existe um conjunto de diretrizes que determinam a constituição de um sistema de valores permanente para uma Instituição Hospitalar ou de Saúde. Dentre estes valores, existem aqueles relativos à identificação de cada um e de todos os setores do hospital com os objetivos gerais e específicos da comunidade e os relativos à orientação para a apropriação dos recursos humanos e técnicos, que podem ser designados como valores de natureza:

  • A.

    organizacional.

  • B.

    regulamentar.

  • C.

    funcional.

  • D.

    pessoal.

  • E.

    institucional.

Quando a Administração Pública adota os fundamentos gerais da Planificação Situacional do Setor Saúde, aceitando os postulados básicos de uma Planificação Estratégico-Situacional já incorporados ao campo da economia e política, manifestam-se algumas abordagens. O enfoque que oferece uma imagem global de todo o processo de Planificação Situacional no Setor Saúde é denominado enfoque:

  • A.

    sistêmico.

  • B.

    amplo.

  • C.

    abrangente.

  • D.

    estratégico.

  • E.

    totalizante.

No Planejamento Estratégico-Situacional em Saúde, as interdependências recíprocas do processo saúde-doença, num nível de análise situacional e operacional, no sentido de conceber o higiênico como todas aquelas tendências que se opõem às tendências culturais e sociais que explicam a mortalidade, a morbidade, a invalidez e outros desvios de saúde, são sintetizadas pela situação:

  • A.

    da organização socioeconômica.

  • B.

    higiênico-epidemiológica.

  • C.

    higiênico-social.

  • D.

    de saúde da população.

  • E.

    higiênico-sanitária.

Num sistema de Atendimento Médico-Hospitalar cujos benefícios estão ligados a Planos Privados de Saúde é importante o Controle de Despesas denominados assistenciais. Os dados disponibilizados diariamente online estão relacionados à:

Despesa por tipo (Administrativa e Assistencial); às Operadoras (por modalidade) e à Distribuição de Despesa médico hospitalar (Exames, Consultas, Terapias, Internações, demais despesas assistenciais e outros atendimentos ambulatoriais).

Para disponibilizar de forma rápida e consistente os cálculos totais das operações, o arquivamento deve ocorrer considerando a seguinte sequência:

  • A.

    operadora, distribuição da despesa e despesa geral.

  • B.

    distribuição da despesa, operadora e despesa geral.

  • C.

    distribuição da despesa, despesa por tipo e operadora.

  • D.

    despesa por tipo, operadora e distribuição de despesa.

  • E.

    despesa por tipo, distribuição da despesa e operadora.

Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

É irrelevante para o serviço de atendimento ao público a discrição no trato com as pessoas, considerando-se que todo cidadão busca relacionamento e deseja proximidade e atenção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para corresponder às expectativas dos pacientes, a equipe de atendimento do hospital deve privilegiar a equidade de tratamento, cuja atuação não varia em função de características pessoais como gênero, etnia ou condição socioeconômica desses pacientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.

Se um diretor de hospital tem como prática enfatizar recompensas salariais, sociais e simbólicas aos funcionários, ele adota o sistema autoritário coercitivo, segundo Likert.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.

A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da administração de serviços de apoio operacional, julgue os itens subsequentes.

Na retirada da roupa suja da unidade geradora, recomenda-se agitar a roupa para evitar acidentes de trabalho pela presença de instrumental ou material perfurocortante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de instituições de direito público e privado, julgue os itens que seguem.

Embora hospitais públicos não tenham por objetivo a obtenção de lucro, essas instituições devem buscar resultados positivos, uma vez que isso significa a ampliação de cobertura ou a melhoria dos serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado
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