Lista completa de Questões sobre Administração Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existe um conjunto de diretrizes que determinam a constituição de um sistema de valores permanente para uma Instituição Hospitalar ou de Saúde. Dentre estes valores, existem aqueles relativos à identificação de cada um e de todos os setores do hospital com os objetivos gerais e específicos da comunidade e os relativos à orientação para a apropriação dos recursos humanos e técnicos, que podem ser designados como valores de natureza:
organizacional.
regulamentar.
funcional.
pessoal.
institucional.
Quando a Administração Pública adota os fundamentos gerais da Planificação Situacional do Setor Saúde, aceitando os postulados básicos de uma Planificação Estratégico-Situacional já incorporados ao campo da economia e política, manifestam-se algumas abordagens. O enfoque que oferece uma imagem global de todo o processo de Planificação Situacional no Setor Saúde é denominado enfoque:
sistêmico.
amplo.
abrangente.
estratégico.
totalizante.
No Planejamento Estratégico-Situacional em Saúde, as interdependências recíprocas do processo saúde-doença, num nível de análise situacional e operacional, no sentido de conceber o higiênico como todas aquelas tendências que se opõem às tendências culturais e sociais que explicam a mortalidade, a morbidade, a invalidez e outros desvios de saúde, são sintetizadas pela situação:
da organização socioeconômica.
higiênico-epidemiológica.
higiênico-social.
de saúde da população.
higiênico-sanitária.
Num sistema de Atendimento Médico-Hospitalar cujos benefícios estão ligados a Planos Privados de Saúde é importante o Controle de Despesas denominados assistenciais. Os dados disponibilizados diariamente online estão relacionados à:
Despesa por tipo (Administrativa e Assistencial); às Operadoras (por modalidade) e à Distribuição de Despesa médico hospitalar (Exames, Consultas, Terapias, Internações, demais despesas assistenciais e outros atendimentos ambulatoriais). Para disponibilizar de forma rápida e consistente os cálculos totais das operações, o arquivamento deve ocorrer considerando a seguinte sequência:operadora, distribuição da despesa e despesa geral.
distribuição da despesa, operadora e despesa geral.
distribuição da despesa, despesa por tipo e operadora.
despesa por tipo, operadora e distribuição de despesa.
despesa por tipo, distribuição da despesa e operadora.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
É irrelevante para o serviço de atendimento ao público a discrição no trato com as pessoas, considerando-se que todo cidadão busca relacionamento e deseja proximidade e atenção.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Para corresponder às expectativas dos pacientes, a equipe de atendimento do hospital deve privilegiar a equidade de tratamento, cuja atuação não varia em função de características pessoais como gênero, etnia ou condição socioeconômica desses pacientes.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.
Se um diretor de hospital tem como prática enfatizar recompensas salariais, sociais e simbólicas aos funcionários, ele adota o sistema autoritário coercitivo, segundo Likert.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.
A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da administração de serviços de apoio operacional, julgue os itens subsequentes.
Na retirada da roupa suja da unidade geradora, recomenda-se agitar a roupa para evitar acidentes de trabalho pela presença de instrumental ou material perfurocortante.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de instituições de direito público e privado, julgue os itens que seguem.
Embora hospitais públicos não tenham por objetivo a obtenção de lucro, essas instituições devem buscar resultados positivos, uma vez que isso significa a ampliação de cobertura ou a melhoria dos serviços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...