Questões sobre Coach

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Segundo Silva (2010), um dos grandes desafios dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento de pessoas nas organizações é criar meios que orientem os indivíduos a esboçar um projeto de carreira e de vida compatível com suas competências, seus interesses e valores e que possam ser conciliados com os objetivos e as necessidades das organizações. A esse respeito, julgue os próximos itens. Estratégias de coaching no âmbito organizacional têm por objetivo liberar o potencial existente dentro de uma pessoa, estimulando-a para a descoberta de novas trilhas e procurando maximizar seu desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na administração contemporânea, a gestão de pessoas deixou de ser vista como a definição de recompensas adequadas e/ou punições merecidas. Cada vez mais, ela envolve processos de aconselhamento que buscam levar o trabalhador, especialmente jovens administradores, a desenvolver seu potencial de trabalho e suas capacidades. Uma prática que atende a essas preocupações e está sendo cada vez mais adotada nos últimos tempos, inclusive na área de serviços de informação, é

  • A. o advising.
  • B. o coaching.
  • C. a aprendizagem organizacional.
  • D. o treinamento criativo.
  • E. o endomarketing.

A síntese dos componentes principais dos sistemas de gestão de pessoas envolvem os sistemas de ingresso; desenvolvimento e valorização. As práticas típicas dos sistemas de desenvolvimento são

  • A. coaching; desenvolvimento e avaliação por competências e desenvolvimento político.
  • B. programa de benefícios; socialização e remuneração.
  • C. valorização simbólica; benefícios e recrutamento e seleção.
  • D. valorização grupal; remuneração e processo de seleção.
  • E. planejamento de cargos; planejamento organizacional e programas motivacionais.

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Coaching é uma abordagem que visa o desenvolvimento profissional e pessoal em magnitude, na qual um profissional, com ampla experiência e suprido de embasamento teórico-prático, auxilia um outro profissional com menos experiência e conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Coaching e mentoring são duas tecnologias quase customizadas para os atuantes na área da gestão de pessoas. A respeito das características do mentoring, analise as afirmativas a seguir.

I. A atenção está centralizada na pessoa.

II. A tarefa é o foco central.

III. O foco concentra-se no aprendizado imediato.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e de técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma delas é o coaching. Assinale a opção que indica uma característica do coaching.

  • A. Deve estar focado na ação global da empresa.
  • B. Realiza treinamentos específicos para aumentar determinada capacidade funcional.
  • C. Estabelece um relacionamento amigo e duradouro.
  • D. Exerce direitos e responsabilidades sobre a pessoa.
  • E. Aconselha e orienta para o aperfeiçoamento da carreira.

Araújo e Garcia (2009) apresentam um conceito apontado pelo site Educar Mais (2005), em que o Coaching é uma atividade de aconselhamento ao executivo profissional visando à orientação e otimização do desenvolvimento da carreira, à luz dos anseios pessoais, aptidões e mapeamento das suas características de aprimoramento. Não deixa de ser um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. Considerando o conceito de coaching, analise as seguintes assertivas:

I. ( ) Aconselhamento é o conjunto de obrigações que o coachee deve cumprir para seguir e alcançar seus objetivos pessoais.

II. ( ) Orientação é o ato de ensinar como fazer, guiar, mostrar caminhos e deixar o coachee seguir o que ele julga ser o melhor caminho.

III. ( ) Anseios pessoais são as vontades do coachee, aonde ele quer chegar.

IV. ( ) Aptidões são potencialidades exclusivas que o coachee tem através da prática de línguas estrangeiras.

V. ( ) O Mapeamento das características lista, mapeia as características da estrutura social da organização.

Quantas dessas definições estão corretas?

  • A. Apenas as duas primeiras.
  • B. Apenas as duas últimas.
  • C. Apenas a segunda e a quarta.
  • D. Apenas a segunda, a terceira e a última.
  • E. Todas, sem exceção.

O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que com o treinamento. Ocorre, por exemplo, quando executivos de uma empresa estejam exercendo influência sobre o desenvolvimento pessoal e o planejamento de carreira de algum jovem, ou seja, estejam apoiando o desenvolvimento profissional e humano de um aprendiz na compreensão de questões mais amplas e estratégicas.

O sistema de suporte ao desenvolvimento de pessoas, fora do cargo, exemplificado acima, é considerado do tipo

  • A.

    workshop

  • B.

    rotação de cargos

  • C.

    mentoring

  • D.

    reunião de confrontação

  • E.

    aprendizagem prática

Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado – você mesmo.

Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da INTEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.

Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas

  • A.

    oferecem meios necessários para orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira, como ferramentas como o coaching e o mentoring, que ajudam a estimular o crescimento das pessoas.

  • B.

    definem claramente os planos de carreira para determinados talentos especiais, de acordo com a sua avaliação do desempenho, trazendo um aumento da amplitude de controle do funcionário.

  • C.

    estabelecem uma hierarquia corporativa bem definida, evitando a mobilidade lateral e aumentando a previsibilidade e a periodicidade de cada promoção sucessiva dentro de cada área funcional.

  • D.

    precisam assumir um papel reativo no planejamento da diversidade da força de trabalho para que as organizações usufruam das singularidades dos indivíduos.

  • E.

    desestimulam os seus empregados a assumir a responsabilidade de seu próprio desenvolvimento e autogerenciamento da carreira para que não sejam prejudicadas por processos de downsizing e empowerment.

Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos

  • A.

    a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma, a saber, o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.

  • B.

    para que objetivos de curto prazo sejam estabelecidos como metas alvo a serem atingidos no processo de coaching.

  • C.

    a fim de levar o orientando a vivenciar novas situações em sua vida pessoal e profissional, para que possa desenvolver novas competências.

  • D.

    para que se abra espaço para o desenvolvimento de novos repertórios de comportamentos e atitudes.

  • E.

    para uma avaliação clara do nível de interesse do orientando em desenvolver novas competências.

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