Questões sobre Comunicação Empresarial

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Em linhas gerais, os três mais relevantes métodos de comunicação nas organizações são: o escrito, o oral e o não verbal. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, exemplos desses três métodos.

  • A. Linguagem corporal; modo de olhar; ambiente físico.
  • B. Cartas; relatórios; formulários.
  • C. Manuais; conversas informais; discursos formais.
  • D. Leiaute do escritório; movimentos corporais; reuniões de equipe.
  • E. Memorandos; reuniões de equipe; expressões faciais.

No que se refere à relação entre comunicação e gestão de crise em organizações, assinale a opção correta.

  • A. Admitida publicamente a crise, a instituição deve emitir uma nota oficial de amplo alcance midiático, em que sejam enumeradas as providências, além dos canais de contato para esclarecimentos.
  • B. A formação do comitê de crise ou modalidade congênere deve ser posterior ao reconhecimento oficial e público da existência de uma crise, para se evitar qualquer sinal de alarme, que pode ameaçar a credibilidade da organização.
  • C. O planejamento da gestão de crise nas organizações não deve considerar a eventualidade de acidentes e sinistros, dada a sua imprevisibilidade temporal e orçamentária.
  • D. Para que sejam preservados o clima organizacional, a produtividade e a qualidade dos empreendimentos em curso, a crise deve ser assumida no âmbito interno somente se houver o risco de que boatos e vazamentos de informações atinjam o ambiente externo à organização.
  • E. A crise é um assunto administrativo, de comunicação oficial e descendente e restrito aos ocupantes de cargos diretivos que devam assumir publicamente determinadas responsabilidades.

Em uma empresa que pratica a comunicação descendente, os veículos internos de comunicação interna serão pautados a partir da perspectivados

  • A. empregados.
  • B. prestadores de serviço.
  • C. stakeholderes.
  • D. diretores da empresa.
  • E. fornecedores.

A melhor forma de realizar uma comunicação inicial com um cliente que vem fazer uma reclamação com você é:

  • A. Pedir para o cliente explicar detalhadamente o problema.
  • B. Chamar alguém de um nível hierárquico superior para ajudar você.
  • C. Explicar o motivo pelo qual o cliente está errado.
  • D. Explicar que o seu cargo não é responsável por receber reclamações.
  • E. Destacar os pontos fortes de sua organização, para manter a credibilidade.

A comunicação é feita por um processo de cinco elementos, sendo que um dos elementos chama-se Receptor. Referente a este elemento, é correto afirmar:

  • A. É a parte do sistema referente ao transporte de alguma forma de mensagem entre pontos fisicamente distantes.
  • B. É o equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem para o destino.
  • C. É a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.
  • D. É o equipamento que liga a fonte ao canal, isto é, que codifica a mensagem emitida pela fonte para torná-la adequada ao canal.

Existem três conceitos preliminares que são importantes para a compreensão da comunicação. Os conceitos são: Dado, Informação e Comunicação. Referente ao conceito de Informação, é correto afirmar:

  • A. É um conjunto de dados com determinado significado, ou seja, que reduz a incerteza a respeito de algo ou que permite o conhecimento a respeito de algo.
  • B. Para que ela aconteça é necessário que o destinatário da informação receba-a e compreendaa.
  • C. É um registro a respeito de determinado evento ou ocorrência ou pessoa.
  • D. Ela ocorre quando uma informação é transmitida a alguém, e é então compartilhada também por esse alguém.

É uma das características do documento Comunicado:

  • A. É uma correspondência oficial interna ou interdepartamental com numeração própria.
  • B. É semelhante ao atestado, mas não deve ser expedido por órgãos públicos.
  • C. Quando público é lavrado em cartório; a particular é geralmente conservada sem registro.
  • D. Quando publicado pela imprensa, deve ter o verbo na terceira pessoa, porque é veiculado por terceiros.

Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Edital é um instrumento de notificação pública que se afixa em local de acesso dos interessados ou se publica num órgão de imprensa oficial ou particular.

( ) Memorando é o ato através do qual são expedidas determinações a serem executadas por órgãos subordinados ou por servidores dos mesmos.

( ) Ordem de Serviço é o instrumento por meio do qual a pessoa física ou jurídica outorga poderes a outra.

( ) Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.

A alternativa correta é:

  • A. F, V, V, F.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, F, F, V.

Assinale a alternativa que descreve o processo da comunicação.

  • A. O receptor codifica a mensagem e a transmite por um meio (canal) até o emissor, que a decodifica. Posteriomente, é feita a verificação do sucesso da transmissão, o feedback.
  • B. O emissor codifica a mensagem e a transmite por um meio até o receptor, possibilitando assim o feedback.
  • C. Esse processo é o ato de repassar uma mensagem.
  • D. O emissor codifica a mensagem e a transmite por um meio (canal) até o receptor, que a decodifica. Posteriormente, é realizada a verificação do sucesso da transmissão, o feedback.
  • E. A comunicação se justifica pelo propósito de uma mensagem a ser transmitida pelo receptor ao emissor.

Com relação a comunicação e cultura organizacional, julgue os itens subsequentes. O uso de termos técnicos e jargões deve ser estimulado em qualquer situação de comunicação, independentemente de quem seja o interlocutor, a fim de que a clareza e a objetividade da informação sejam garantidas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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