Lista completa de Questões sobre Empresa X Globalização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Empresa X Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A análise econômica constitui um instrumento importante para a tomada de decisões nas economias de mercado. Utilizando os conceitos básicos dessa análise, julgue os itens subseqüentes.
O aumento do índice de desemprego decorrente da grave crise que assola, atualmente, o mundo desloca para a esquerda a curva de possibilidades de produção da economia mundial.
Administração - Empresa X Globalização - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Sua empresa produz calçados para a população de baixa renda. As lojas que compram seus sapatos começam a diminuir as encomendas porque dizem que os sapatos asiáticos são mais baratos e possuem qualidade semelhante. Que fenômeno mundial está acontecendo e começa a afetar seus negócios?
nacionalização
industrialização
globalização
protencionismo
reserva de mercado
A partir dos anos 80 as empresas brasileiras, privadas e públicas, começaram a sofrer pressões competitivas tanto por parte do mercado internacional globalizado como pela insatisfação dos consumidores e cidadãos com o padrão de qualidade de produtos e serviços oferecidos por essas organizações. Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente as características do modelo tradicional e as correspondentes mudanças no sentido da flexibilização organizacional das empresas.
Da qualificação multifuncional do trabalhador à especialização funcional.
Da automação flexível à automação rígida.
Da baixa hierarquização e complexidade à elevação dos níveis hierárquicos e de complexidade organizacional.
Da produção segmentada e diversificada à produção em massa para o mercado globalizado.
Da gestão burocrática à gestão mais participativa.
Administração - Empresa X Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando arranjos e cadeias produtivas, redes de especialistas, bem como liderança e gestão de projetos tecnológicos, julgue os próximos itens.
O processo de globalização, que possibilitou maior rapidez de transporte e comunicação, excluiu a proximidade geográfica das preocupações de qualquer empresa para a obtenção de ganhos de escala, a formação de cultura tecnológica, o fluxo de conhecimentos e a produção de inovações.
A gestão empresarial, ante os desafios da contemporaneidade, passa por uma mudança de paradigmas: da administração taylorista / fordista para uma gestão holística e flexível. Dentre as cinco forças que sustentam essa mudança, deve-se apontar o(a):
equilíbrio das estruturas organizacionais.
fluxo de informações estruturado.
planejamento organizacional integrado.
domínio de papéis e qualificações.
empregabilidade e educação global.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A instabilidade do câmbio, a logística de transporte de mercadorias e a falta de informação sobre procedimentos de exportação representam os maiores entraves para as micro e pequenas empresas brasileiras exportarem seus produtos.
II. O mercado mais procurado pelas micro e pequenas empresas é o Mercosul. As empresas começam a exportar por essa região, pois os custos de envio são menores e se trata de países mais próximos culturalmente do Brasil.
III. Dentre os principais produtos exportados pelas micro e pequenas empresas brasileiras estão confecções, calçados e móveis.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.
A maior interligação entre os diferentes mercados geográficos tem exigido a adoção de diferentes formas organizacionais capazes de responder de maneira mais rápida e adequada às igualmente rápidas alterações nos padrões de compra e consumo em nível internacional. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.
Os sistemas internos de comunicação tornam-se obsoletos muito rapidamente, pois não conseguem acompanhar o ritmo de mudança dos mercados
O modelo idealizado de empresa atuante no mercado internacional deve impedir a experimentação de novas alternativas de ação, de forma a evitar mudança de foco e estratégia.
Na atividade exportadora, a organização necessita desenvolver uma grande capacidade que lhe permita perceber e reagir de maneira rápida e flexível às mudanças peculiares a cada mercado estrangeiro
Devido às rápidas mudanças, o plano de marketing internacional torna-se ferramenta obsoleta no que se refere à diminuição da incerteza e, consequentemente, do risco que a empresa exportadora irá assumir.
O ambiente interno das empresas, quando favorável às mudanças, gera instabilidade de comando e cria prolongadas rupturas na estrutura organizacional.
Hoje, um dos mais importantes itens que gera conflito na relação entre as organizações e as pessoas que nelas trabalham, isto é, a relação indivíduo x organização, é:
A relação entre objetivos organizacionais e objetivos individuais.
A relação entre objetivos departamentais e objetivos organizacionais.
A relação entre objetivos organizacionais e objetivos da sociedade
A relação entre objetivos mercadológicos e objetivos financeiros
A relação entre objetivos da sociedade e os objetivos financeiros.
O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:
mão-de-obra.
executoras de tarefas.
preocupadas com normas.
participantes e comprometidas.
recursos a serem explorados.
O mundo contemporâneo das transformações radicais, da quebra de paradigmas, das incertezas, do conhecimento e da informação tem obrigado as empresas a aprender a aprender para se incluírem, competitivamente, no mundo globalizado. Peter Senge chamou de learning organizations aquelas organizações nas quais as pessoas aprendem continuamente a aprender, a criar, a ampliar conhecimentos em grupo. Uma organização com tais características é aquela que:
pensa a organização em partes, fragmentada.
produz certezas advindas do passado.
estimula a aprendizagem individual.
usa o tempo em ações, reflexões, ações.
tem valores e objetivos definidos pela cúpula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...