Questões sobre Gestão de Equipes

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Um grupo de funcionários de uma empresa passa a ser uma equipe quando existe definição

  • A. de conflitos; divisão de objetivos e metas; ajustes de funções; resolução de interesses; definição da organização das férias e comunicação dos vínculos com outras equipes.
  • B. de comunicação; divisão de percepção organizacional; ajustes de formação; resolução de imagem pessoal; definição de autoproteção e limitação da flexibilidade.
  • C. de objetivos e metas; divisão de papéis e funções; sinergia positiva; alto grau de conformidade e indicação de que há uma liderança que permite apoio e coesão entre os membros.
  • D. hierárquica; divisão de objetivos; ajustes organizacionais; resolução de comentários e definição de liderança e de avaliação das fragilidades.
  • E. organizacional; divisão de conflitos, ajustes de funções; resolução de comunicação e definição da cooperação e de possibilidades de vínculo com outras equipes.

Considerando que as principais características de uma equipe são sinergia, coesão, cooperação, assinale a alternativa correta sobre a concepção de coesão.

  • A. Significa a desorganização do sistema.
  • B. Auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia.
  • C. Significa que o todo supera a soma das partes.
  • D. Auxilia as organizações em aprimorar a utilização dos recursos.
  • E. Está relacionada à aderência à equipe e influencia na motivação, unindo e guiando os membros de uma equipe.

Em relação ao tema grupos de trabalho e equipes de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. As equipes, em geral, servem apenas para compartilhamento de informações.
  • B. Nos grupos, as pessoas sempre têm um objetivo comum e os mesmos interesses.
  • C. Nos grupos, as pessoas agem e decidem de maneira individual, de forma que não prepondera a interconectividade de ideias.
  • D. As equipes e os grupos de trabalho se assemelham em um aspecto: ambos criam sinergia positiva, ou seja, os resultados dos membros são maiores que a soma de seus esforços individuais.
  • E. Nas equipes, inexiste interação emocional e afetiva.

A respeito do assunto trabalho em equipe, é correto afirmar que a equipe transitória e de curta duração, formada pela gerência para resolver de forma imediata um problema específico, é denominada equipe

  • A. de projeto.
  • B. de força-tarefa.
  • C. virtual.
  • D. multifuncional.
  • E. autodirigida.

Cada gestor deve utilizar intensamente a autoridade como alavancador indispensável para proporcionar o empowerment em sua equipe, entendendo autoridade como:

Assinale a alternativa correta.

  • A. Fomentar o acesso à informação ao longo de todas as fronteiras. Criar condições para disseminar a informação e tomá-la útil e produtiva para as pessoas no sentido de facilitar a tomada de decisões e a busca de novos e diferentes caminhos e soluções
  • B. Proporcionar incentivos compartilhados que promovam os objetivos organizacionais. Um dos mais fortes motivadores é a recompensa pelo trabalho bem-feito. A recompensa funciona como reforço positivo e como um sinalizador do comportamento que a organização espera de seus participantes. Reconhecimento é fundamental
  • C. Dar poder às pessoas para que elas possam tomar decisões independentes sobre ações e recursos. Nesse sentido, o gestor reparte e delega autoridade às pessoas para que elas possam trabalhar de acordo com o que aprendem e dominam. Isso significa dar autonomia e liberdade às pessoas
  • D. Ajudar as pessoas a aprender e a desenvolver as habilidades e capacidades para utilizar amplamente a informação e a autoridade. É assim que se criam talentos dentro da organização: definindo as competências de que a organização precisa para alcançar seus objetivos e criando condições internas para que as pessoas aprendam e desenvolvam tais competências da melhor maneira possível
  • E. Burocracia

Uma forte tendência do moderno desenho de cargos é a criação de equipes de trabalho. Sobre estas equipes, assinale a alternativa correta.

  • A. Um aspecto fundamental das equipes de trabalho é a habilidade multifuncional, ou seja, cada membro do grupo deve possuir todas as habilidades para desempenhar diferentes tarefas.
  • B. Os membros da equipe são responsáveis pelo alcance de resultados e metas, recebendo a distribuição de tarefas de um supervisor.
  • C. A competitividade e a interação são os principais atributos das equipes de trabalho de alto desempenho.
  • D. Embora sejam autogerenciáveis, as equipes de trabalho não podem ser autônomas, sendo continuamente redesenhadas para criar alto grau de interdependência.
  • E. A avaliação de contribuição dos membros da equipe é feita por uma pessoa alheia ao grupo, mas os membros ainda assim são responsáveis pela qualidade do trabalho grupal e pela melhoria contínua.

Em uma equipe de trabalho de seis pessoas, o funcionário A se destaca por sua autonomia e pela capacidade de propor ideias e conceitos. Já o funcionário B é objetivo e prático. Como B afirmou, “A é quem traz as novas ideias para o grupo, mas quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer sou eu”. Os papéis que A e B desempenham na equipe são, respectivamente, de:

  • A. criador/inovador; impulsor/organizador;
  • B. explorador/promotor; assessor/desenvolvedor;
  • C. criador/inovador; conclusor/produtor;
  • D. assessor/desenvolvedor; defensor/mantenedor;
  • E. explorador/promotor; controlador/inspetor.

A metodologia de desenvolvimento de equipes de trabalho é uma decorrência das mudanças nos modos de produção e nas formas de gestão advindas do processo de desenvolvimento do capitalismo. Muitos autores estabelecem diferenças entre grupos e equipes. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A. grupos e equipes são formas de agrupamento de pessoas que não possuem características em comum.
  • B. os grupos são constituídos por pessoas que têm objetivos em comum, mas que não possuem interação entre si.
  • C. nas equipes, há uma interação que ocorre para partilhar informação e para tomar decisões que ajudem cada membro a alcançar melhor desempenho.
  • D. nos grupos, efetua-se um processo de interação que impede os participantes de estabelecerem ligações emocionais
  • E. a construção de uma equipe implica a eliminação da comunicação verbal, pois se dá um grande desenvolvimento da comunicação não verbal.

Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. A formação de equipes de trabalho é uma solução apropriada para problemas de desempenho na medida em que essa modalidade de trabalho tende a despender menos recursos que a modalidade de trabalho individual e a reduzir os conflitos entre os funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. O suporte técnico e comportamental provido pelas chefias e colegas de trabalho, o significado atribuído pelos empregados às suas atividades e suas capacidades laborais ilustram aspectos que interferem no desempenho de indivíduos e de equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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