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Acerca de administração gerencial e de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
A liderança situacional assim se define porque se baseia na autoridade formal de uma posição gerencial, que, por sua vez, está sujeita a uma série de mudanças contingenciais impositoras de reestruturações organizacionais.
Assinale a opção que não indica uma visão contemporânea de liderança.
O líder adquire habilidades de liderança por meio de processos de ensino-aprendizagem, cabendo à organização investir em capacitação para formação de líderes.
O exercício da liderança é produto da participação, envolvimento, comunicação, cooperação, negociação, iniciativa e responsabilidade.
O líder possui características inatas, comuns em grandes personalidades do mundo político e empresarial, cabendo à organização investir em recrutamento e seleção.
O exercício da liderança pressupõe descobrir o poder que existe nas pessoas, tornando-as capazes de criatividade e auto-realização.
O exercício da liderança depende de condições organizacionais e da capacidade de aprender e desenvolver habilidades.
Diferentes teorias tentam explicar a liderança. A seguir explicitam-se alguns aspectos dessas teorias.
I. A eficácia do líder depende da cultura organizacional, de características do gerente e dos funcionários.
II. O melhor estilo de liderança é aquele orientado para a tarefa.
III. A maturidade do grupo de liderados indica o melhor estilo de liderança.
IV. A eficácia do líder se deve a suas habilidades pessoais e uso da autoridade.
Assinale a opção que corresponde à essência das teorias de liderança situacional.
I, II e III
III e IV
I, III e IV
I e III
II e IV
De acordo com o modelo de Robert L. Katz, o gestor de empresa pública ou privada deve possuir as seguintes habilidades gerenciais:
técnica, humana e conceitual.
de liderança, de processamento de informações e de resolução de conflitos.
de direção, tecnológica e sistêmica.
de coordenação, técnica e conceitual.
técnica; de resolução de conflitos e de empreendedor.
"A familiarização com os processos racionais de tomada de decisão e de obtenção de solução de problemas dá aos administradores confiança em sua capacidade de entender e de cuidar de situações difíceis" (Stoner). Baseado nessa afirmação assinale a alternativa que corresponde ao perfil que se espera de um administrador no exercício de sua profissão.
O administrador deve ser capaz de estabelecer prioridades, delegando aos subordinados e superiores tarefas que não possa cumprir.
Cabe ao administrador resolver todos os problemas da organização.
Compreensão dos objetivos, planos e padrões aceitáveis de desempenho, valores pessoais e passado cultural são fatores que afetam o patamar cognitivo do administrador para reconhecimento de problemas.
A tomada de decisão está relacionada com a capacidade nata de resolver os problemas organizacionais com base na intuição.
Todas as alternativas representam funções do administrador nas organizações.
Tendo em vista determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
O líder de equipe eficaz deve desenvolver habilidades que envolvam saber partilhar informações, saber confiar nos membros da equipe e saber quando e como deve intervir.
Julgue os próximos itens, referentes a comportamento organizacional. Para decidir entre o estilo de liderança focado na tarefa e o estilo de liderança focado nas relações humanas, deve-se considerar o grau de motivação e de qualificação dos subordinados.
Julgue os próximos itens, referentes a comportamento organizacional. Na gestão tradicional de pessoas, os conflitos entre empregados e organizações constituem oportunidades de fortalecimento das relações interpessoais entre ambas as partes.
No que diz respeito a determinados aspectos da dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir.
A liderança diretiva leva à menor satisfação dos subordinados, mais quando as tarefas são ambíguas do que quando são altamente estruturadas.
No que diz respeito a determinados aspectos da dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir.
Um gerente que deseja ser um líder eficaz deve desenvolver habilidades de confiar nos outros, descentralizar decisões, partilhar informações e saber quando intervir.
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