Questões sobre Pesquisas

Lista completa de Questões sobre Pesquisas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Entre os tipos de pesquisa quantitativa inclui-se a pesquisa com o grupo focal, também denominada survey.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Mediante pesquisa de opinião, é possível coletar vasta quantidade de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Representa a pesquisa qualitativa o conjunto de

  • A.

    técnicas usadas em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados de um número grande de respondentes em termos de percentagem, analisados estatisticamente.

  • B.

    técnicas usadas em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados de um número relativamente pequeno de respondentes dependendo da escala com que se trabalha, os quais não são analisados com técnicas estatísticas.

  • C.

    técnicas usadas nas Ciências Sociais apenas, pelas quais são obtidos dados de parcela considerada da população cujo grande numero de respondentes, de acordo com características de comportamento e tendências, são analisadas estatisticamente.

  • D.

    técnicas usadas em marketing, pelas quais são obtidos dados da maioria de respondentes (50% mais 1), de acordo com tendências da maioria, visando apenas a avaliar o mercado.

Sobre as técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A pesquisa de mercado quantitativa se realiza com um grande número de respondentes que fornecem dados que são analisados estatisticamente.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são usados para definir um problema, gerar hipóteses, identificar determinantes e desenvolver meios de pesquisa quantitativa.

( ) A pesquisa qualitativa deixa de ser útil para explorar um caso, não podendo ser usada em grande escala.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são demorados, porém, de orçamento pequeno, podendo não trazer resultados precisos.

  • A.

    V/ V/ F/ F

  • B.

    F/ F/ V/ V

  • C.

    F/ V/ V/ V

  • D.

    V/ F/ V/ F

Transformar as informações do mercado, as ideias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços é uma das funções básicas das organizações. Essa função administrativa corresponde a

  • A.

    recursos humanos.

  • B.

    pesquisa e desenvolvimento.

  • C.

    marketing.

  • D.

    finanças.

  • E.

    produção.

Para obter e confirmar uma demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de oportunidade de mercado, faz-se necessária a utilização de métodos matemáticos quantitativos causais e temporais, aplicados de acordo com a realidade de cada empresa.

Dentre os métodos abaixo, qual NÃO representa um método quantitativo de previsão de demanda?

  • A.

    Regressão linear e análise de correlação.

  • B.

    Médias móveis.

  • C.

    Suavização exponencial simples.

  • D.

    Pesquisa de opinião.

  • E.

    Sazonal multiplicativo.

Assinale a alternativa que indica uma metodologia de pesquisa utilizada em administração que tem as seguintes características:

- é realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e, nessa metodologia, os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo;

- utiliza método de condução de pesquisa aplicada, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções;

- adota método intervencionista, que permite ao pesquisador testar hipóteses sobre o fenômeno de interesse, implementando e acessando as mudanças no cenário real.

  • A.

    Projetista

  • B.

    Estudo de casos

  • C.

    Pesquisa de avaliação

  • D.

    Análise de conteúdo

  • E.

    Pesquisa-ação

Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.

Entre as técnicas não-matemáticas de previsão de consumo, a projeção que admite que o futuro será repetição do passado e a explicação que relaciona os quantitativos com alguma variável cuja evolução é conhecida ou previsível são as mais utilizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...