Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o planejamento organizacional, julgue os itens a seguir.
A missão de uma organização deve ser comunicável ou de fácil compreensão e deve estar focada em termos das necessidades do cliente e de sua satisfação.
Tendo em vista aspectos gerais da administração, julgue os itens que se seguem.
O PERT tem como vantagens o estímulo ao planejamento eficaz e a representação gráfica da interdependência, mas, por outro lado, não possibilita a identificação de tarefas críticas, o que já é possível no CPM.
Tendo em vista aspectos gerais da administração, julgue os itens que se seguem.
O PERT é uma técnica mais eficaz do que o CPM, se o processo for repetitivo.
Tendo em vista aspectos gerais da administração, julgue os itens que se seguem.
O PERT é uma técnica mais eficaz do que o CPM, se o processo for repetitivo.
As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.
O planejamento estratégico é uma ferramenta do processo de administração estratégica e tem as seguintes características:
I. orienta e preside as principais decisões de uma organização e é um instrumento para a definição dos domínios de atuação da organização.
II. estabelece o propósito da organização em termos de missão, objetivos, programas de ação e prioridades de alocação de recursos.
III. otimiza oportunidades e forças e diferencia as tarefas gerenciais dos vários níveis hierárquicos da organização.
Somente a afirmativa I é correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
Somente as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
O planejamento estratégico tem sido utilizado como instrumental de intervenção do serviço social e pode ser empregado com o objetivo de
racionalizar e dar direção à necessidade de redefinições futuras de uma organização, setor ou atividade, e tem se constituído como importante elemento de influência em nível técnico e político.
organizar planos, programas e projetos de acordo com os objetivos gerais da empresa, porém isento do aspecto político.
ampliar a discussão dos principais problemas da instituição e definir os métodos de atuação, especificamente no campo político.
avaliar o desempenho individual dos funcionários e usuários de uma determinada instituição sob a influência de nível técnico e político.
hierarquizar as ações por ordem de importância gerencial e técnica para futuras ampliações e redefinições de rumos no trabalho, de acordo com as disposições de seus dirigentes.
As ações de relações públicas nas organizações podem assegurar grau maior de efetividade se estiverem atreladas a um processo de planejamento capaz de antever as situações. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional, dependendo do seu nível de inserção. Esses três tipos de planejamento se complementam e são interdependentes nas organizações.
Administração - Planejamento - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Os atributos das informações são elementos importantes para caracterizar o que os estudiosos taxam de informação valiosa. A gama destes atributos ou destas características pode assumir o perfil da utilidade e, assim sendo, tornar-se de extrema relevância para a gestão estratégica da tecnologia da informação e dos sistemas de informações empresariais. Nesta ótica, é possível dizer que a informação valiosa:
é flexível, se puder ser usada em múltiplos sistemas.
independe da fonte de onde provém.
deve ter acessibilidade irrestrita.
é relevante, se for essencial para o tomador de decisão.
é completa, se não contabiliza nenhuma exclusão explícita.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Quanto aos princípios gerais do planejamento organizacional é correto afirmar que
o princípio da contribuição está relacionado à capacidade de cada membro propor alternativas estratégicas que serão desdobradas em metas.
o princípio da precedência estabelece a necessidade de se atender aos níveis hierárquicos mais elevados em detrimento dos níveis menores.
o princípio da efetividade relaciona-se à obtenção de resultados através de ações de curto prazo e em departamentos específicos.
o princípio da abrangência compreende que o planejamento pode provocar mudanças nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas.
o princípio da maior eficácia está relacionado à resolução de problemas, de maneira adequada, e a custos reduzidos.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Com relação ao Desenho Organizacional, é correto afirmar que
a diferenciação vertical é uma das três formas existentes e tem como objetivo o estudo da hierarquia departamental.
a diferenciação vertical é uma das três formas existentes e tem como objetivo o estudo da hierarquia departamental.
o processo de integração relaciona-se intrinsecamente aos mecanismos de operação que visam a elaboração de rotinas padrão.
o processo de diferenciação relaciona-se com o processo de capacitação de pessoal, não tendo relação com a divisão do trabalho.
ele deve se constituir em uma das prioridades da administração, pois estabelece como a estrutura funcionará e como os recursos serão distribuídos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...