Questões sobre Preço

Lista completa de Questões sobre Preço para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de política e formação de preços, julgue os itens subsecutivos.

O posicionamento de preços está diretamente relacionado ao trinômio qualidade/preço/valor percebido.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de política e formação de preços, julgue os itens subsecutivos.

É possível que a empresa obtenha vantagens competitivas ao utilizar a análise de cadeia de valor, visto que essa análise possibilita maior eficiência e eficácia na fixação e na administração de preços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por meio de estratégias de preços discriminatórios ou diferenciados, as empresas podem ajustar seus preços básicos para acomodar diferenças entre clientes, produtos, locais e assim por diante. Uma organização pode, por exemplo, praticar preços que variam de acordo com o dia, a hora ou a temporada. Por exemplo, a loja de chocolates Bombonzão pratica preços mais baixos para os bombons de licor nos dois primeiros dias úteis da semana, para estimular os clientes a comprar seus produtos nos dias em que a procura é menor. A companhia ferroviária Viajandão pratica preços mais elevados em suas passagens de trem nas três primeiras horas da manhã, já que a demanda tem superado amplamente a oferta no início do dia. A estratégia de preços praticada tanto pela Bombonzão quanto pela Viajandão é denominada:

  • A.

    preços por período;

  • B.

    preços de imagem sazonal;

  • C.

    preços por versão de produto;

  • D.

    preços por segmento premium;

  • E.

    preços por sazonalidade premonitória.

É a estratégia de preços que busca estabelecer o máximo preço possível para um produto introduzido no mercado, reduzindo-o gradativamente:

  • A.

    Preço psicológico.

  • B.

    Preços de penetração.

  • C.

    Preço-premium.

  • D.

    Desnatamento de mercado.

  • E.

    Loss leader.

Acerca dos métodos de estabelecimento de preços, NÃO é correto afirmar que o preço

  • A.

    de Markup acrescenta uma margem padrão ao custo do produto, tornando-o independente do volume de vendas.

  • B.

    de Retorno-Alvo determina o preço, de forma a assegurar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

  • C.

    de Valor Percebido ajusta-se bem à ideia de posicionamento do produto, em que uma empresa pode mostrar ao cliente que este manterá a mesma margem de lucro, com o preço estipulado.

  • D.

    de Mercado baseia-se nos preços cobrados pelos concorrentes, dedicando menor atenção a seus próprios custos ou à demanda.

  • E.

    com base na Concorrência não explora diretamente o valor para os clientes, e como não há informações sobre os custos dos concorrentes, pode-se ter o custo mais alto e não poder oferecer um preço mais baixo ou ao mesmo nível da concorrência e sobreviver.

De modo a economizar com o custo do frete, uma empresa hipotética decide modernizar sua frota de caminhões, realizando um investimento de R$750.000,00. Espera-se com essa ação uma economia anual de R$200.000,00.

Empregando o Valor Líquido Presente e adotando uma taxa de retorno anual de 10%, a quantidade de tempo, em anos, em que o investimento apresentará retorno é:

  • A. 2
  • B. 3
  • C. 4
  • D. 5
  • E. 6

A pesquisa de preços do setor de compras de uma empresa hipotética, para aquisição dos Produtos I e II para o almoxarifado, encontra-se resumida na Tabela 1.

Tendo por base a Tabela 1, a resposta do SISCOMPRAS para a forma de compra economicamente mais viável para a empresa é comprar:

  • A. todos os produtos na Empresa J;
  • B. todos os produtos na Empresa K;
  • C. todos os produtos na Empresa L;
  • D. o produto I na Empresa K e o Produto II na Empresa L;
  • E. o produto I na Empresa K e o Produto II na Empresa J.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...