Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O gestor de uma empresa entende que nem tudo que gera insatisfação ao funcionário justifica a sua falta de motivação. Assim, ao tratar das questões que geram a insatisfação dos funcionários, a empresa poderia ter um ambiente de trabalho mais pacífico, sem significar, contudo, aumento da motivação.

A perspectiva desse gestor a respeito da motivação dos funcionários é compatível com a proposta da

  • A. teoria X e teoria Y
  • B. teoria dos dois fatores
  • C. fixação de objetivos
  • D. hierarquia das necessidades
  • E. abordagem dos sistemas abertos

Um gestor dirige uma organização que utiliza mão de obra intensiva e base tecnológica rudimentar. A tomada de decisão é totalmente centralizada, a comunicação é sempre de cima para baixo, as regras são rígidas e devem ser cumpridas à risca. A ênfase em punições e medidas disciplinares gera temor e desconfiança entre os funcionários.

Levando-se em conta os quatro sistemas administrativos, nesse caso, observa-se que o sistema é

  • A. proativo
  • B. consultivo
  • C. participativo
  • D. autoritário-coercitivo
  • E. autoritário-benevolente

Em uma determinada empresa prestadora de serviços, são recrutados apenas profissionais com pós-graduação e são inspecionados todos os insumos utilizados para a prestação de serviços. As atividades dos funcionários são monitoradas, de perto, por supervisores que verificam, no momento da prestação do serviço, se ele está adequado ao que foi planejado. Ao fim, os resultados são analisados, e a satisfação do cliente é medida.

Nesse caso, o monitoramento das atividades dos funcionários pelos supervisores compõe o tipo de controle organizacional denominado

  • A. preventivo
  • B. simultâneo
  • C. padronizado
  • D. feedforward
  • E. feedback

O chefe de um departamento reuniu o grupo de funcionários e, depois de uma breve introdução a respeito das mudanças na organização, definiu que cada grupo de atendimento deveria processar 10 pedidos por mês e reduzir o tempo de atendimento em 50%.

Esses são exemplos de metas

  • A. táticas
  • B. planificadas
  • C. estratégicas
  • D. operacionais
  • E. extraordinárias

Pressionados pelo pouco tempo dado pela direção para a resolução de um problema, os gerentes partiram para a ação com base na primeira solução que encontraram. Mesmo presumindo que poderia haver soluções melhores, esses gerentes não tinham tempo ou dinheiro para coletar mais informações.

O tipo de decisão tomada nesse caso é denominada

  • A. descritiva
  • B. complexa
  • C. satisfatória
  • D. otimizadora
  • E. maximizadora

O chefe de uma equipe de funcionários é visto por todos os subordinados como alguém que não age de forma oportunista, sendo também considerado por todos como um verdadeiro líder. Chefe e subordinados entendem as intenções de ambas as partes e, com isso, desenvolvem uma compreensão mútua que permite uma parte agir em nome da outra.

Nesse caso, a confiança nas relações organizacionais é baseada no(a)

  • A. casuísmo
  • B. conhecimento
  • C. intimidação
  • D. identificação
  • E. persuassão

Os gestores estavam dedicados a definir as necessidades de treinamento dos funcionários para o próximo ano.

Dentre os seis processos básicos que compõem a gestão de pessoas, os de capacitação dos funcionários fazem parte do processo de

  • A. aplicar pessoas.
  • B. agregar pessoas.
  • C. monitorar pessoas.
  • D. recompensar pessoas.
  • E. desenvolver pessoas.

Devido a mudanças no contexto do mercado, o gerente formou uma equipe especialmente focada no desenvolvimento do novo serviço necessário para o atendimento das novas necessidades. Cada componente dessa equipe foi escolhido com base em sua habilidade, e todos tinham consciência de que a equipe se desfaria ao fim do trabalho.

Nesse caso, tal equipe é classificada como

  • A. integral
  • B. autodirigida
  • C. funcional cruzada
  • D. de força tarefa
  • E. de projetos.

Ao final do semestre, o gestor recebeu as avaliações de desempenho de seus subordinados. Em cada documento havia uma descrição das atividades realizadas pelos funcionários que foram especialmente eficazes ou ineficazes.

Esse método de avaliação é denominado método de

  • A. traços e metas
  • B. escopo limitado
  • C. incidentes críticos
  • D. fatos e ocorrências
  • E. escalas de mensuração

A teoria das expectativas é o mais complexo modelo de motivação dos funcionários nas organizações.

Um dos componentes dessa teoria é a expectativa do resultado-desempenho, que é a(o)

  • A. probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
  • B. crença de que nossos esforços levarão a um melhor desempenho quando os resultados forem previsíveis.
  • C. percepção do indivíduo sobre a probabilidade de que o desempenho conduzirá a determinados resultados.
  • D. tendência para agir de determinada maneira, de forma que essa ação traga resultados e recompensas organizacionais.
  • E. grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo.
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