Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A segmentação do mercado é a subdivisão do mesmo em subconjuntos homogêneos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, em princípio, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançada com um composto de marketing distinto. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em que pese a generalizada defesa de tese em contrário, empiricamente se sabe que dados demográficos apresentam pouca utilidade na segmentação de mercados.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Cabe ao trabalhador, por meio da escolarização inicial e continuada, assumir uma postura participativa na produção material e cultural de uma sociedade.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
A farmácia de um hospital contabilizou, durante os primeiros seis meses do ano de 2003, uma perda de 40% de medicamentos por vencimento do prazo de validade. No segundo semestre do mesmo ano, essa perda foi reduzida para 15% apenas com a capacitação da equipe responsável pelo controle de estoque do setor.
Nessa situação, é correto afirmar que a qualificação de pessoal em todos os setores pode contribuir com a redução do desperdício de insumos hospitalares.
No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações, julgue os itens a seguir.
A diferença fundamental entre grupos e equipes de trabalho consiste em que, nos grupos, o líder é imposto pela organização, enquanto, nas equipes, o líder emerge como resultado do amadurecimento da equipe.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A segmentação do mercado é a subdivisão do mesmo em subconjuntos homogêneos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, em princípio, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançada com um composto de marketing distinto. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Determinada pesquisa mostrou que os proprietários de veículos da marca X eram independentes, impulsivos e autoconfiantes, e que os proprietários de veículos da marca Y eram conservadores, econômicos e cônscios do seu prestígio. Uma segmentação de mercado com base em tal resultado de pesquisa pertence à modalidade denominada psicossegmentação.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Janaína trabalha em um posto de atendimento e está sujeita a grande quantidade e variedade de informações no seu dia-a-dia de trabalho. Ela tem de atender simultaneamente ao público e aos supervisores do setor.
Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, no tocante às barreiras da comunicação eficaz.
A sobrecarga de informações a que Janaína está sujeita constitui uma barreira à comunicação eficaz, porque as pessoas têm uma capacidade finita de processar informações.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Torna-se necessária a proposição de uma pedagogia rigidamente definida e planejada com vistas ao permanente ajuste dos trabalhadores às constantes inovações do mundo do trabalho.
Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O administrador hospitalar poderá levantar as informações de quais foram os principais motivos de internação hospitalar no setor de clínica médica durante o período de um ano utilizando o SIH/SUS. Para fazer o levantamento de quanto o hospital recebeu pelos procedimentos realizados nesse setor, o administrador deverá consultar o SINAN/SUS.
Relativamente ao controle nas organizações, julgue o item abaixo, com base nos ensinamentos dos autores de contabilidade e de administração.
O processo de controle gerencial é sistemático e mecânico. Baseia-se na congruência de objetivos, expressão que significa que os objetivos de uma organização estão acima dos objetivos individuais de seu pessoal e a eles se sobrepõem. Assim, sempre que estes conflitem com aqueles, devem ser preteridos em favor dos objetivos organizacionais.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A segmentação do mercado é a subdivisão do mesmo em subconjuntos homogêneos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, em princípio, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançada com um composto de marketing distinto. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Durante muitos anos, a Coca-Cola utilizou uma estratégia denominada marketing indiferenciado, que não mais utiliza na atualidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...