Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Na avaliação de desempenho, as escalas de classificação ancoradas comportamentalmente não incluem a abordagem de incidentes críticos.
Administração - Gerenciamento de Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A gestão da qualidade exige o desenvolvimento e a qualificação de processos, materiais e fornecedores de modo a garantir a qualidade na fabricação e montagem de equipamentos, bem como na realização de medições, calibrações, testes e ensaios. No Brasil, os sistemas de qualidade de empresas que querem fornecer produtos e serviços com qualidade internacional são orientados pelas normas da série ISO 9000. Os laboratórios de calibração e ensaios brasileiros devem atender à norma ABNT ISO/IEC 17025 (2001) de modo a comprovarem qualidade e competência técnica na realização de seus trabalhos. Considerando as principais definições associadas à garantia da qualidade de projetos e serviços, julgue os itens seguintes.
A garantia da qualidade de projetos e serviços focaliza apenas as metodologias e os equipamentos, sem considerar a qualidade dos recursos humanos envolvidos, pois essa é uma responsabilidade do departamento de pessoal da empresa.
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
Uma das principais vantagens da descentralização é motivar o indivíduo no momento em que ele participa do processo de tomada de decisão.
No que se refere a aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.
Uma estrutura organizacional menos verticalizada hierarquicamente tem mais oportunidades para refinar a informação de um emissor, permitindo que ela seja percebida mais favoravelmente pelo receptor. No entanto, esse tipo de estrutura organizacional gera uma barreira para a comunicação eficaz.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em decorrência da implementação de seu projeto de expansão, a empresa ABC precisa aumentar o seu quadro de empregados. As pessoas a serem contratadas serão alocadas na nova sede da empresa, cuja construção está prestes a ser finalizada. Nesse cenário, o psicólogo L da empresa, gerente da área de recursos humanos (RH), é incumbido de realizar os procedimentos necessários para a contratação dos novos empregados, que ocuparão cargos diversos. Com o objetivo de orientar a correta realização desse processo, o psicólogo L tem em mente que as pessoas selecionadas virão se vincular a uma empresa já consolidada, líder no mercado local e com longa história de sucesso financeiro.
Com base na situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir, que versam sobre os processos de recrutamento e de seleção de pessoal.
daquele atributo para o sucesso no desempenho das atividades. A avaliação do sucesso do processo de seleção de pessoal da empresa ABC deverá levar em consideração a avaliação que os chefes ou os supervisores imediatos fazem do pessoal selecionado, ainda que alguns desses chefes e supervisores tenham sido contratados juntamente com os funcionários avaliados.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As tecnologias da informação vêm sendo cada vez mais utilizadas no contexto de técnicas e práticas que visam maior produtividade e qualidade, além de mecanismos de aperfeiçoamento contínuo. Algumas dessas práticas encontram-se sistematizadas por instituições reconhecidas na área de gestão das tecnologias da informação, o que levou à publicação de modelos como o capability maturity model (CMM), o control objectives for information and related technology (COBIT) e o information technology infrastructure library (ITIL). Acerca desses modelos, julgue os seguintes itens.
Segundo o ITIL, um informed customer é qualquer indivíduo, equipe ou grupo que tenha recebido informações técnicas ou treinamento sobre um determinado serviço ou produto de tecnologias da informação.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
Os sistemas de avaliação de desempenho devem relacionar-se necessariamente ao cargo, ser práticos e usar medidas confiáveis.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Diferentemente do efeito de halo, o erro de semelhança não interfere na avaliação de desempenho.
No referente a aspectos gerais da administração, julgue os itens seguintes.
Uma das principais desvantagens da departamentalização funcional é a redução da cooperação interdepartamental.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o assunto abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Para garantir eficácia no processo de recrutamento e seleção, atividade de exclusiva responsabilidade da ARH, não se pode admitir interferência de outras áreas da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...