Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos temas encadeamento produtivo e arranjo produtivo local, julgue os itens a seguir.
As pequenas empresas têm contribuído com as grandes empresas, desempenhando funções nas quais elas devem ser eficientes e eficazes. Assim, a forma de encadeamento mais comum entre pequenas e grandes empresas é aquela em que, por exemplo, as pequenas assumem, em uma indústria, o processo, produtivo, enquanto a grande empresa coordena as demais atividades correlatas.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o ME pretenda implantar em sua estrutura administrativa algumas ferramentas e práticas relacionadas à qualidade e produtividade, julgue os itens que se seguem.
Caso siga os princípios estabelecidos por Deming, o ME deverá instituir o treinamento permanente e em todos os níveis.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, que tratam da administração de materiais.
O estoque da demanda dependente é um sistema de controle em que a chegada de um material é programada para o momento exato de sua utilização.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.
A descentralização é indicada quando se busca maior agilidade no processo decisório.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
A formação de equipes de trabalho, como, por exemplo, os círculos de qualidade, deve ser precedida de um trabalho focado no comprometimento dos dirigentes com a sua equipe, pois essa é a base para o sucesso da iniciativa.
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.
Nos tempos atuais, a ênfase na gestão de pessoas se deslocou do controle, da padronização, da rotinização, para o estímulo ao envolvimento e ao desenvolvimento dessas pessoas. A falta de atenção às práticas da gestão de pessoas é um grande problema para implementação da gestão pela qualidade.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A gestão de pessoas pode ser definida como o sistema de gestão constituído pelo conjunto integrado de políticas, diretrizes, procedimentos e instrumentos gerenciais que viabilizam a ação administrativa e técnica sobre os recursos humanos no espaço organizacional.
Considerando os conceitos e aplicações gerais de administração, julgue os itens de 81 a 92.
De acordo com Victor H. Vroom e a sua teoria da expectativa, a crença de que é possível alcançar um resultado indesejável leva a pessoa a diminuir o esforço. Assim, se para alguém uma atividade não-remunerada, um hobby, é mais importante que o seu trabalho, e sua ascensão profissional depende de mais dedicação ao trabalho e de renúncia a esse hobby, a pessoa deixará de se esforçar para alcançar uma promoção.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da reengenharia organizacional, julgue os itens que se seguem.
Em geral, a reengenharia pressupõe a mudança para uma estrutura embasada em equipes direcionadas para o atendimento das necessidades dos clientes.
Uma empresa pública em processo de reestruturação elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais. Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.
A estrutura informal da empresa está descrita, obrigatoriamente, nesse documento.
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