Lista completa de Questões de Administração da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Direção - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Quanto ao processo de controle é correto afirmar que
distingue-se do planejamento à medida que as políticas e procedimentos funcionam como regras que governam o comportamento.
reporta-se à Escola Clássica o controle de processos disseminado na organização, com ampla interação entre os diversos setores.
a inexistência de controle de processos denota uma solidez na estrutura administrativa e um alto comprometimento dos trabalhadores.
não se faz necessário nas organizações substantivas, dada a natureza dos objetivos, sendo mais afeto às estruturas racionais legalistas.
as organizações devem viabilizar formas de controle que possibilitem aferir produtividade sem inviabilizar a gestão inventiva nos processos.
Administração - Motivação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Em um órgão público, um novo gestor tem encontrado uma série de problemas relacionados aos seus subordinados. Nos últimos meses, tem sido observado um alto índice de absenteísmo por parte dos trabalhadores. Procurando conhecer melhor a origem dos problemas, o gestor conversa informalmente com um colega com mais tempo na organização. Na conversa, ele é informado que a grande maioria dos trabalhadores está, em verdade, preparando-se para um concurso interno para preenchimento de vagas em outro departamento da mesma Instituição, com condições de trabalho um pouco melhores que as encontradas no setor de origem, mas na mesma referência salarial. Como alternativas para resgatar a motivação e o interesse dos trabalhadores, o gestor deve:
I) indicar um responsável para acompanhar o cumprimento das funções, fazendo valer o princípio do rigor no controle das atividades que evita a dispersão da atenção e otimiza os resultados da coletividade.
II) envolver os subordinados na discussão dos problemas encontrados no dia-a-dia, possibilitando a identificação de padrões de anormalidade e a proposição de alternativas para se enfrentar os desafios.
III) ampliar a percepção sobre a rotina do setor, estabelecendo um fluxo de comunicações bidirecional, ressaltando o compromisso com o aprendizado constante através do trabalho.
IV) estabelecer uma linha de comando orientada para resultados e premiar os melhores trabalhadores, manifestando publicamente o desapontamento com os que não corresponderam às expectativas.
V) consultar os trabalhadores para ouvir as críticas e sugestões e implantar, sem reservas, as que estiverem em consonância com os interesses da nova gestão, especialmente, as de maior impacto no curto prazo.
Das proposições acima, estão corretas
I e V.
I e III.
II e III.
IV e V.
I, IV e V.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
De acordo com o texto e com relação à ética, é correto afirmar que
as normas e regulamentos asseguram a construção de uma base ética, mas precisam ser acompanhados de forma tutelar pela organização para se evitar transgressões à ordem.
a educação, como norteadora de paradigmas mentais, pode ser uma boa ou má influência na formação de um indivíduo, devendo ser considerado também o meio social.
o conceito de vontade confunde-se com o de individualismo, na medida em que repele os interesses da coletividade, reforçando a condição do indivíduo de agente de mudança.
as relações de valor existentes entre o ideal moral e a conduta profissional não podem ser reunidos em instrumentos reguladores, dada a complexidade das relações humanas.
a atitude virtuosa de um indivíduo é incapaz de assegurar o cumprimento ético do dever, pois está atrelada ao comportamento e anseios da comunidade da qual participa.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
A Teoria da Administração à qual está relacionado o conceito de homo economicus é:
Teoria Clássica.
Teoria Contigencial.
Teoria dos Sistemas.
Teoria Comportamentalista.
Teoria das Relações Humanas.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Em uma organização em que há uma sinergia na equipe de trabalho, pode-se observar o chamado "efeito sistêmico", quando
ocorre uma correspondência de expectativas no âmbito da instituição de forma crescente.
o processo decisório é processado em um modelo racional de trabalho, dinâmico e competitivo.
inexiste uma política bem definida para a contratação, desenvolvimento e manutenção de pessoal.
há um comprometimento do clima organizacional em decorrência de sistemas de recompensa inadequados.
falta uma maior interação entre os trabalhadores de um departamento, gerando problemas de comunicação.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
O gestor de uma instituição observa que existe uma desarticulação das atividades entre os setores e um clima de crescente disputa entre os trabalhadores. Além disso, têm prevalecido no grupo, discussões permeadas por assuntos que reforçam interesses de minorias em detrimento do coletivo. O gestor resolveu, então, contratar uma empresa de assessoria para indicar possíveis alternativas. Após uma avaliação criteriosa, a empresa pode, sem restrições, afirmar que
a redefinição de atribuições dos subordinados é recomendada para por um fim na questão de sobreposição de tarefas e reduzir as disputas internas, rechaçando o individualismo.
a expectativa da organização de cessar as disputas não será correspondida, pois a competição é saudável e necessária para afastar os vícios de indolência, muito comum em grandes estruturas.
a disputas internas serão reduzidas pela convergência de interesses individuais para coletivos, levando ao imperioso consenso organizacional, obrigatório para o bom desenvolvimento das atividades.
o comprometimento individual de cada trabalhador está diretamente relacionado ao estabelecimento de uma política justa de remuneração por parte da instituição, que deve premiar os indivíduos que evitem o conflito.
o redesenho de processos da instituição impossibilitará a maior interação entre as áreas, pois reduzirá os conflitos e a percepção dos trabalhadores no que se refere às macro-funções organizacionais.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Sobre o processo de avaliação de desempenho considere as seguintes afirmações:
I) É um dos erros nos métodos alternativos a atitude defensiva por parte dos avaliadores.
II) Os métodos modernos concentram-se mais no comportamento observado e nos resultados. I
II) Os métodos tradicionais apresentam como erros comuns o chamado Efeito Halo.
IV) Os métodos tradicionais incluem casos representativos, conhecidos como incidentes críticos.
Das proposições acima, estão corretas
I e IV.
I e III.
II e III.
III e IV.
II e IV.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Quanto aos princípios gerais do planejamento organizacional é correto afirmar que
o princípio da contribuição está relacionado à capacidade de cada membro propor alternativas estratégicas que serão desdobradas em metas.
o princípio da precedência estabelece a necessidade de se atender aos níveis hierárquicos mais elevados em detrimento dos níveis menores.
o princípio da efetividade relaciona-se à obtenção de resultados através de ações de curto prazo e em departamentos específicos.
o princípio da abrangência compreende que o planejamento pode provocar mudanças nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas.
o princípio da maior eficácia está relacionado à resolução de problemas, de maneira adequada, e a custos reduzidos.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Com relação ao Desenho Organizacional, é correto afirmar que
a diferenciação vertical é uma das três formas existentes e tem como objetivo o estudo da hierarquia departamental.
a diferenciação vertical é uma das três formas existentes e tem como objetivo o estudo da hierarquia departamental.
o processo de integração relaciona-se intrinsecamente aos mecanismos de operação que visam a elaboração de rotinas padrão.
o processo de diferenciação relaciona-se com o processo de capacitação de pessoal, não tendo relação com a divisão do trabalho.
ele deve se constituir em uma das prioridades da administração, pois estabelece como a estrutura funcionará e como os recursos serão distribuídos.
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