Questões de Administração da Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPE - RS)

Lista completa de Questões de Administração da Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPE - RS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das atividades da Gestão da Qualidade Total (GQT) mais importantes é a padronização. Os princípios básicos da padronização são:

  • A. consenso, linguagem apropriada e flexibilidade.
  • B. metas, programação e clareza.
  • C. projetos claros, linguagem específica e credibilidade.
  • D. consenso, informatização e flexibilidade.
  • E. metas claras, linguagem consensual e controle.

Nas suas discussões sobre o Balanced Score Card, Kaplan e Norton propõem quatro perspectivas básicas para o desenvolvimento de indicadores de desempenho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas quatro perspectivas.

  • A. perspectiva financeira – perspectiva do cliente – perspectiva interna – perspectiva de aprendizado e crescimento
  • B. perspectiva de lucro – perspectiva de competitividade – perspectiva de mercado – perspectiva de criatividade
  • C. perspectiva de lucratividade – perspectiva interna – perspectiva externa – perspectiva empreendedora
  • D. perspectiva financeira – perspectiva da competição – perspectiva dos fornecedores – perspectiva interna
  • E. perspectiva de lucro – perspectiva do cliente – perspectiva externa – perspectiva de aprendizagem

Uma ferramenta bastante utilizada no delineamento de ações estratégicas é a matriz SWOT. O cruzamento dos aspectos analisados na matriz SWOT gera um conjunto de posturas estratégicas. Essas posturas podem ser:

  • A. de estruturação, de permanência, de encerramento e de competição.
  • B. de estabilidade, de inovação, de competitividade e de reestruturação.
  • C. de desenvolvimento, de crescimento, de manutenção e de sobrevivência.
  • D. de manutenção, de competição, de mudança de ramo e de sobrevivência.
  • E. de prospecção, de investimento, de reestruturação e de competição.

A Escola de Planejamento, que considera o planejamento estratégico como um processo formal, gera três falácias em relação à efetividade do planejamento estratégico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas três falácias.

  • A. falácia da pós-determinação – falácia da previsão – falácia da programação
  • B. falácia da pré-determinação – falácia do desligamento – falácia da formalização
  • C. falácia da previsibilidade – falácia da certeza – falácia da formalização.
  • D. falácia das ligações – falácia da correção – falácia do determinismo
  • E. falácia da certeza – falácia determinística –falácia do desligamento

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo na ordem em que aparecem.

O ........ de competências ........ (core competences) desenvolvido por Hamel e Prahalad trata das competências sob uma perspectiva .........: a ........

  • A. conceito – essenciais – abrangente – corporativa
  • B. modelo – básicas – organizacional – corporativa
  • C. programa – essenciais – limitada – grupal
  • D. conjunto – básicas – pessoal – individual
  • E. desenvolvimento – específicas – abrangente – departamental

As cinco etapas compreendidas pela metodologia Seis Sigma são:

  • A. verificar, quantificar, estruturar, implantar e melhorar.
  • B. identificar, rotular, medir, preparar e controlar.
  • C. analisar, descrever, programar, implantar e ratificar.
  • D. descrever, quantificar, estruturar, retificar e melhorar.
  • E. definir, medir, analisar, melhorar e controlar.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A mudança organizacional é ........ pelo grau de ........ ou performance da organização. Na perspectiva ........ é a ......... de realização ou baixa performance que ...... a mudança.

  • A. efetivada – desempenho – incremental – busca – impede
  • B. concretizada – empenho – tradicional – falta – atrapalha
  • C. afetada – realização – contingencial – escassez – provoca
  • D. conseguida – estabilidade – burocrática – situação – controla
  • E. medida – competitividade – estruturalista – quantidade – inibe

24. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os indicadores mais utilizados para monitorar o desempenho de um processo.

  • A. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • B. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • C. indicadores de criatividade – indicadores de produtividade – indicadores de rotatividade – indicadores de sustentabilidade
  • D. indicadores de falhas de processo – indicadores de qualidade total – indicadores de desempenho – indicadores de custos
  • E. indicadores de eficiência – indicadores de eficácia – indicadores de efetividade – indicadores sociais e ambientais

A utilização do sistema 5S objetiva melhorar as condições do ambiente de trabalho e, assim, diminuir o desperdício, o número de acidentes, e melhorar a produtividade. Sabendo-se que a cada palavra do 5S corresponde uma determinada intenção ou senso, associe corretamente o bloco inferior ao superior.

PALAVRAS

1. Seiton

2. Seiketsu

3. Seiri

4. Shitsuke

5. Seisou

SENSOS

( ) Senso de limpeza

( ) Senso de utilização ou descarte

( ) Senso de ordenação

( ) Senso de autodisciplina ou manutenção

( ) Senso de higiene

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B. 4 – 1 – 3 – 5 – 2.
  • C. 5 – 3 – 1 – 4 – 2.
  • D. 5 – 1 – 2 – 4 – 3.
  • E. 2 – 3 – 5 – 1 – 4.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

De acordo com Gido e Clements (2011), um gestor de projetos ........ sabe o que ........ a ........ e cria um ambiente ........ no qual as pessoas trabalham como parte de uma equipe de alto ........ e são ........ a se superar.

  • A. competente – atrapalha – eficiência – tranquilo – padrão – obrigadas
  • B. estimulador – amplia – motivação – estável – mérito – autorizadas
  • C. competente – motiva – equipe – incentivador – desempenho – estimuladas
  • D. motivador – emociona – equipe – acolhedor – gabarito – levadas
  • E. atualizado – melhora – criatividade – estimulador – nível – estimuladas
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...