Questões de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

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A Acreditação consiste num instrumento de avaliação desenvolvido para apreciar a qualidade da assistência à saúde em todas as organizações prestadoras de serviços hospitalares, e é composta de sete seções, a saber:

I. Liderança e Administração.

II. Serviços Profissionais e Organização de Assistência.

III. Serviços de Atenção ao Paciente/Cliente.

IV. Serviços de Apoio ao Diagnóstico. V. Serviços de Apoio Técnico e Abastecimento.

VI. Serviços de Apoio Administrativo e Infraestrutura.

VII. Ensino Pesquisa.

Sobre a Liderança e Administração, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens correspondentes à avaliação da direção em unidades hospitalares:

  • A.

    Responsáveis habilitados da área médica e administrativa; processos de aquisição, distribuição e controle dos insumos e recursos materiais duráveis, bem como registros, manejo e gerenciamento de bens; comissão, grupo ou secretaria executiva do programa de qualidade, com atuação no ambiente institucional.

  • B.

    Corpo clínico é organizado; pacientes conhecem o nome do médico que lhes assiste e são informados sobre o seu diagnóstico e procedimentos a realizar ou realizados; prontuários completos, legíveis e assinados com a respectiva identificação.

  • C.

    Número de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem adequado às necessidades de serviço; programa de educação e treinamento continuado; comparação de resultados com referenciais adequados e análise do impacto gerado junto à comunidade.

  • D.

    O responsável técnico coordena equipe de profissionais com habilitação adequada ou com capacitação específica; mecanismo de orientação ao cliente/paciente e familiares; sistema de aferição da satisfação de clientes (internos e externos).

  • E.

    Permanência de um dos membros da diretoria por, no mínimo, seis horas na instituição em dias úteis, na coordenação das atividades institucionais; procedimentos de acompanhamento e avaliação do desempenho organizacional e econômico-financeiro; ciclos de melhoria nos processos administrativos e gerenciais da instituição.

Na área hospitalar, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n. 312, de 02 de maio de 2002, estabeleceu a padronização da nomenclatura no censo hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os indicadores de assistência hospitalar previstos na referida portaria:

  • A.

    Taxa de tratamento; taxa de atualização dos tratamentos; e média de permanência.

  • B.

    Taxa de tratamento clínico-cirúrgico; taxa de diagnósticos efetivos; e índice de intercorrências.

  • C.

    Taxa de ocupação hospitalar; índice de satisfação com os serviços; e taxa de atualização dos tratamentos.

  • D.

    Média de pacientes/dia; intervalo de substituição; e taxa de diagnósticos efetivos.

  • E.

    Média de pacientes/dia; média de permanência; e taxa de mortalidade hospitalar.

Nos serviços de saúde, o consumidor não está comprando serviços clínicos oferecidos pelos profissionais existentes, ele está comprando relacionamento, confiança, empatia e informação, isto é, ele está comprando soluções para os seus problemas. Além disso, os serviços profissionais têm algumas peculiaridades:

I. Caráter consultivo e de solução de problemas;

II. Os profissionais envolvidos têm identidade em comum e regem pelas tradições e códigos de ética; e

III. Os serviços profissionais envolvem altos níveis de personalização. (Kottler, 2002)

Assinale a alternativa que indica de acordo com Kottler, os serviços de saúde se diferenciam dos produtos:

  • A.

    Produto; Pessoas; Evidências Físicas.

  • B.

    A responsabilidade de terceiros; Incerteza do Cliente; Experiência essencial.

  • C.

    Limitações de Diferenciação; Controle de Qualidade; Transformar realizadores em vendedores.

  • D.

    Visões conflitantes em relação à propaganda; conhecimentos limitados do marketing; Personalização.

  • E.

    Intangibilidade; Indivisibilidade; Variabilidade; Perecibilidade.

A gestão de suprimento utiliza técnicas cujas funções estão agrupadas em quatro subsistemas ou grupos:

Grupo 1 – Subsistema de normalização.

Grupo 2 – Subsistema de controle.

Grupo 3 – Subsistema de aquisição.

Grupo 4 – Subsistema de armazenamento.

Assinale a alternativa que apresenta tópicos/atividades do subsistema de controle:

  • A.

    Licitação; avaliação do fornecedor; e registro de preços.

  • B.

    Valoração de estoques; custo dos pedidos; e análise da Curva ABC de valor.

  • C.

    Organização de almoxarifados; classificação dos materiais; e rotatividade dos materiais.

  • D.

    Transporte de materiais; custo dos pedidos; e registro de preços.

  • E.

    Especificação; classificação; e codificação.

A qualidade no atendimento ao público encontra poderosos aliados num conjunto de habilidades que se caracterizam por:

I. Cortesia.

II. Presteza.

 III. Eficiência.

IV. Discrição.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • B.

    Todas as afirmativas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

Leia o texto a seguir, e assinale a alternativa que o resume de maneira coerente:

O administrador, ao desempenhar suas atividades, deve buscar a consecução da finalidade primordial de uma organização, que é produzir bens e serviços para a comunidade que os requer, promovendo também as pessoas que nela trabalham. Para que isso ocorra, torna-se necessário ordenar a ação humana mediante um processo de direção coerente e lógico que estimule e permita pôr em marcha um grande número de ações administrativas que responsabilizem as pessoas pela execução do que lhes compete.

  • A.

    A função de direção do administrador está relacionada à execução de objetivos e estratégias organizacionais a partir das pessoas.

  • B.

    A ordenação da ação humana implica na formulação de organograma.

  • C.

    Dado o fato de as pessoas que trabalham nas organizações nem sempre estarem engajadas com os objetivos e metas das organizações, torna-se fundamental que os dirigentes promovam impulsos motivadores de ação integrada.

  • D.

    É possível concluir que numa organização estratégias não se tornam realidade sem as pessoas.

  • E.

    A continuidade das organizações está diretamente relacionada às suas condições para geração de valor econômico e social.

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