Questões de Administração da RCV Concursos

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“A Departamentalização tem objetivos, que deverão ocorrer por meio de procedimentos apropriados.” São eles:

  • A.

    agregação, controle, coordenação, enquadramento, processos;

  • B.

    posicionamento, estrutura, autocontrole, desenvolvimento;

  • C.

    estruturação, segregação, produção, conhecimentos;

  • D.

    abordagem, sistemas, produtividade, ênfase;

  • E.

    políticas, economia, interação, divisão.

“Organograma é a representação gráfica da estrutura formal de uma organização.” Marque as (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 ( ) Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

 ( ) Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

( ) A ligação hierárquica entre os membros de uma organização é representada por linhas verticais, linhas laterais, e caixas que representam os departamentos.

( ) Além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.

  • A.

    F, F, V, V;

  • B.

    F, V, F, V;

  • C.

    V, V, V, V;

  • D.

    V, F, V, F;

  • E.

    F, V, V, F.

Em relação a Fluxogramas, podemos dizer que:

 I. Designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas.

II. Por meio desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

III. É uma das sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

IV. É uma padronização na representação dos métodos e os procedimentos administrativos;

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas I é correta;

  • B.

    apenas II e IV são corretas;

  • C.

    apenas I e III são corretas;

  • D.

    apenas II, III e IV são corretas;

  • E.

    todas são corretas.

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 ( ) Layout é a definição do arranjo físico de todas as instalações, máquinas e equipamentos e todo o pessoal da produção.

 ( ) O layout é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais efetivo, através da menor distância, no menor tempo possível.

( ) São três os tipos básicos de layout: posicional, funcional e linear.

 ( ) O layout não está relacionado ao estudo das condições humanas de trabalho. Percebemos então que é somente uma disposição racional das máquinas que assegure o funcionamento de uma linha de usinagem sem retrocessos e com mínimas distâncias.

  • A.

    V, V, V, F;

  • B.

    V, F, V, F;

  • C.

    F, V, F, V;

  • D.

    F, F, V, V;

  • E.

    V, V, V, V.

Com relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, pode-se afirmar:

  • A.

    Não são instrumentos para o processo decisório;

  • B.

    Podem trazer os seguintes benefícios para as empresas: redução dos custos das operações, melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço, melhoria na produtividade;

  • C.

    Na geração de informações rápidas, para o processo de tomada de decisão não garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em prejuízos sobre as demais empresas;

  • D.

    São uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e sem necessidade de um mecanismo de feedback;

  • E.

    Agrupam, mas não sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização

Sobre gestão de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, com consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente;

  • B.

    Estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais;

  • C.

    Não permite avaliar as conformidades determinadas pela organização por meio de processos internos;

  • D.

    Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta produtividade, melhoria na imagem e nos processos continuamente, fácil acesso a novos mercados, sustentabilidade;

  • E.

    Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

Os poderes Administrativos são inerentes à Administração Pública e possuem caráter instrumental para que a administração possa desempenhar suas funções, atendendo ao interesse público, e podem ser classificados em:

  • A.

    Ilimitado, Autoritário, Disciplinar, Regulamentador, Codificador;

  • B.

    Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar e de Polícia;

  • C.

    Fragmentado, Arbitrário, Normativo, Autoritário, Proporcional, Vinculado;

  • D.

    Incondicional, Extensivo, Autônomo, Decisório, Político, Autoritário;

  • E.

    Hierárquico, Autônomo, Periódico, Legislativo, Diplomático.

“Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades.” Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 ( ) Habilidades Técnicas são ligadas à execução do trabalho e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

 ( ) Habilidades Motoras consistem na capacidade de execução de tarefas com máxima certeza e mínimo de dispêndio de energia.

 ( ) Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento, desenvolvendo bem equipes e atuando de maneira eficiente e eficaz como líderes.

 ( ) Habilidades Cognitivas estão ligadas à nossa capacidade de percepção, memória e habilidade nos movimentos, área neurológica, cerebral.

 ( ) Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias para manter a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa.

  • A.

    V, V, F, V, V;

  • B.

    F, V, F, V, F;

  • C.

    V, F, F, F, V;

  • D.

    V, F, V, F, V;

  • E.

    F, F, V, V, F.

Na Teoria Comportamental da Administração, o homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes ao homem. Maslow publicou uma teoria sobre motivação que se tornou bastante conhecida, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas e no topo, as necessidades mais elevadas, representadas da seguinte forma:

  • A.

    afetiva, integração, liberdade, aceitação e social;

  • B.

    financeira, psicológica, básica, social e afetiva;

  • C.

    aceitação, financeira, psicológica, social e afetiva;

  • D. fisiológicas, de segurança, sociais, autoestima e realização pessoal;
  • E.

    fisiológica, psicológica, liberdade, aceitação e realização pessoal.

São fatores causadores de mudança organizacional:

  • A.

    Inovação tecnológica, novos conceitos sobre administração, aumento da marginalidade, competição, choques econômicos, falhas na questão de segurança;

  • B.

    Mudanças climáticas, demissão de funcionários, aumento de produtividade, fatores biológicos, fatores sociais, mudanças legais e regulamentação, recessão econômica;

  • C.

    Natureza da força do trabalho, tecnologia, choques econômicos, concorrência, tendências sociais, política mundial, crises e tendências macroeconômicas, mudanças legais e regulamentação, forças do mercado e competição, crescimento organizacional, recessão econômica, mudanças no ambiente de negócios;

  • D.

    Concorrência, alteração de conceitos, viabilidade de negócios, mudanças climáticas, fatores geográficos, correção de tabelas de preços;

  • E.

    Resistência, expectativas, adaptação, execução repetitiva de tarefas, segurança, substituição de produtos.

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