Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do ABC (UFABC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que define, com maior propriedade, o significado da função gerencial de controle.
Supervisionar a equipe de trabalho, para assegurar o cumprimento das tarefas atribuídas.
Monitorar permanentemente as atividades em curso na unidade da administração, visando a assegurar o cumprimento do que foi planejado e introduzindo eventuais ajustes.
Verificar periodicamente os estoques disponíveis de materiais, para a execução das atividades do conjunto dos servidores.
Manter informações atualizadas a respeito das condições operacionais do conjunto dos recursos patrimoniais das unidades da administração
Manter sistemas de informação com base em relatórios periódicos das atividades desenvolvidas em cada unidade da administração.
Assinale a alternativa que NÃO contém uma definição apropriada correspondente às funções gerenciais clássicas.
Planejar é tomar decisões que permitem iniciar o projeto e conduzir suas fases de maneira segura, esclarecendo as incertezas a serem enfrentadas.
Organizar é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões.
O processo de execução compreende a realização das atividades previstas nos planos, para que o objetivo possa ser atingido.
O processo administrativo de controlar abrange a comparação dos resultados com os objetivos.
As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.
Política de remuneração.
Recrutamento e seleção.
Plano de carreira.
Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.
Condições para desligamento.
Trabalhando com dois tipos de "autoridade" nas organizações, Philip Kotler estabelece um paralelismo entre o gerente, que recebe formalmente a autoridade, e o líder, que a conquista. Aponte a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira a respeito dessa visão de Kotler.
O líder define os objetivos de seu empreendimento, cria uma organização e preenche as funções com o pessoal qualificado, difunde o plano, distribui tarefas e controla o trabalho.
O líder alinha pessoas, isto é, aponta a nova direção àqueles capazes de criar coalizões, aos que entendem a visão e estão comprometidos com sua obtenção.
O líder assegura o cumprimento de seu plano pelo controle da execução e resolução de problemas e conflitos.
Para o gerente, alcançar a visão requer motivação e inspiração – movimentando a equipe na direção certa, a despeito dos obstáculos à mudança, e fazendo apelo para as necessidades, os valores e emoções básicas humanas.
O gerente aponta uma direção, uma visão de futuro e a estratégia para conseguir a mudança.
Em seus estudos sobre estilos gerenciais, Blake e Mouton produziram um gráfico, a "grade gerencial" que levou seus nomes, baseada na combinação de atuações do gerente em uma ou em outra direção em que se mostram cinco características gerenciais predominantes. Aponte a alternativa cujos resultados esperados não guardam correspondência potencial com o respectivo estilo.
Estilo 9.9: alto interesse pelas operações e pelas pessoas. O resultado é um ambiente construtivo, com discussão franca dos problemas e ampla comunicação entre todos.
Estilo 1.1: baixo interesse do gerente com as operações e com as pessoas. O esforço feito é o suficiente para conseguir algum resultado, apenas para manter a posição do gerente e dos membros da equipe.
Estilo 1.9: baixo interesse com as operações e alto interesse com as pessoas. Os erros e a ineficiência são relevados, resultando em uma produção mínima e custo/benefício desfavorável para a organização.
Estilo 9.1: alto interesse pelas operações e baixo interesse pelas pessoas. O resultado é a alta motivação da equipe, grande criatividade e trabalho cooperativo.
Se a "alma" de uma organização é o gerente, o seu "corpo" é a equipe de servidores. Para que uma equipe de trabalho seja considerada eficaz no alcance de seus objetivos é necessário que a mesma possua algumas características fundamentais. Aponte qual das características abaixo é pouco apropriada a uma equipe de uma unidade organizacional genérica.
Os integrantes da equipe devem ser capazes de trabalhar coletivamente.
A equipe deve possuir um claro sentido da missão da organização.
A equipe deve possuir um claro sentido de seu enquadramento e subordinação na hierarquia organizacional.
Encontre a alternativa que relaciona corretamente as funções com as correspondentes atividades em organizações de direito privado.
A-IV; B-III; C-I; D-II
A-IV; B-III; C-II; D-I
A-I; B-II; C-III; D-IV
Assinale a alternativa correta. A área de recursos humanos em uma organização genérica é:
Um órgão de staff, com a responsabilidade de cuidar da gestão dos profissionais da organização no exercício de suas funções operacionais.
Um órgão de linha, com a responsabilidade de administrar e controlar todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais das demais unidades da organização.
Um órgão de staff, com a responsabilidade de assessorar e prestar apoio às demais unidades da organização em questões relacionadas à gestão de pessoal.
Uma unidade operacional, responsável por definir as políticas de recursos humanos da organização.
Assinale aquela que NÃO corresponde a uma atividade própria da função de gestão dos bens patrimoniais na administração pública.
A guarda dos bens patrimoniais inservíveis.
A atribuição, aos dirigentes e gestores de cada unidade da administração, de responsabilidades pelo zelo e manutenção dos bens patrimoniais sob suas respectivas guardas.
A realização do inventário periódico dos bens patrimoniais, para a verificação dos estados de conservação e das respectivas localizações.
O controle dos estoques dos bens patrimoniais existentes em todas as unidades da administração.
O apoio à unidade licitante na elaboração de editais para a realização de leilões dos bens inservíveis.
Assinale a alternativa correta, referente a modelos de estruturas organizacionais:
As unidades funcionais das organizações são aquelas voltadas para a execução das atividades permanentes.
Uma atividade funcional é aquela que visa resolver problemas específicos e complexos.
As áreas funcionais, departamentais, das organizações são compostas por equipes multidisciplinares.
Os projetos assemelham-se às atividades operacionais por seu caráter repetitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...