Questões de Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No planejamento do recrutamento é importante considerar:

I. O perfil do cargo.

II. As competências da equipe do setor solicitante.

III. Os Indicadores de performance.

IV. A quantidade de vagas.

Estão corretas somente:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As empresas têm gasto muito mais tempo e dinheiro para consertar problemas causados por pessoas contratadas de forma inadequada do que com uma boa seleção. No entanto, sabe-se que um dos aspectos mais importantes para obter resultados positivos é admitir as pessoas certas. No processo de recrutamento e seleção é importante considerar:

I. A vantagem do conhecimento da cultura da empresa, representada pelas características e qualidades normalmente desejadas pela alta administração.

II. O intercâmbio com outras empresas e suas respectivas áreas de recrutamento e seleção, através de contatos com seus profissionais.

III. Que o perfil do profissional responsável pelo recrutamento não exige especialização, pois o contato com o candidato é breve, apenas para avaliar sua documentação.

IV. O recrutamento deve ser realizado em uma unidade centralizada e permanente e intensificado sempre, independente do número de vagas disponíveis.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere à gestão da rotatividade de pessoal é correto afirmar:

  • A.

    A rotatividade de pessoal não causa impacto no relacionamento entre a empresa e o cliente externo.

  • B.

    A pouca importância para a gestão da rotatividade está relacionada ao fato de que as pessoas apresentam um movimento natural de mudança de emprego.

  • C.

    É importante o controle da rotatividade para não impactar na motivação dos empregados e gerar mais absenteísmo.

  • D.

    A falta de qualificação de grande parte dos candidatos e a necessidade de mão-de-obra desvia o foco do órgão de recrutamento e seleção para o preenchimento das vagas, não considerando, para fins de rotatividade de pessoal, os admitidos nestas condições.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quais as etapas do processo de treinamento?

  • A.

    Levantamento do perfil das pessoas, avaliação de resultados empresariais e do treinamento.

  • B.

    Levantamento de necessidades de treinamento, planejamento e aplicação do programa e avaliação dos resultados do treinamento.

  • C.

    Levantamento de necessidades de treinamento, aplicação do programa, levantamento do perfil dos empregados e avaliação dos resultados empresariais e do treinamento.

  • D.

    Planejamento das etapas do treinamento, identificação do perfil e remuneração dos empregados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Treinamento e desenvolvimento (T&D) constituem, ambos, processos de aprendizagem, embora existam diferenças entre eles. Qual o significado de cada um deles?

I. O treinamento é orientado para o futuro, com foco no cargo que será ocupado.

II. O desenvolvimento é orientado para o presente, com foco nas melhorias relacionadas às habilidades e competências que dizem respeito ao desempenho imediato do cargo.

III. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual, buscando melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo.

IV. O desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na empresa e as novas capacidades e habilidades que serão requeridas.

O correto está apenas em:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O treinamento é considerado por muitas organizações como vantagem competitiva, pois, se gerida de forma sábia, aumenta o desempenho da organização. Sobre o design do treinamento é correto afirmar:

  • A.

    Inicia com a definição dos objetivos do treinamento.

  • B.

    A etapa mais importante é a análise organizacional para determinar se o programa de treinamento pode produzir comportamento aplicável à organização.

  • C.

    Na análise individual do empregado deve ser considerada a avaliação informal de seu líder.

  • D.

    As necessidades do treinamento contemplam apenas o momento presente da empresa

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a concepção de treinamento é correto afirmar:

  • A.

    É um benefício oferecido pelas empresas ao lado da assistência médica, odontológica, creche para os filhos dos empregados, etc.

  • B.

    Proporciona ao empregado aperfeiçoamento constante quando é parte da dinâmica organizacional.

  • C.

    É um prêmio oferecido ao empregado, principalmente quando os eventos ocorrem no exterior.

  • D.

    É custo, pois não apresenta retorno imediato como as demais áreas da empresa.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a atividade de mensurar o retorno do investimento em treinamento dos empregados, é correto afirmar:

  • A.

    É adequado verificar se houve retorno do investimento em treinamento através da Avaliação de Desempenho do empregado, realizada por seu superior imediato.

  • B.

    É importante considerar o retorno do investimento através dos resultados da avaliação do treinamento pelos participantes.

  • C.

    A dificuldade ou pouca familiaridade dos profissionais de treinamento em usar termos financeiros pode dificultar na mensuração do retorno do investimento

  • D.

    Ainda não são conhecidos meios para mensuração dos resultados dos investimentos em treinamento

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Hoje as organizações estão começando a reconhecer a importância de um bom serviço de atendimento a reclamações. Lidar com reclamações é importante no atendimento ao público.

É correto, quanto ao atendimento ao público, no que se refere a reclamações:

  • A.

    Ter habilidade para neutralizar a reclamação, mostrando que a empresa está sempre correta, ou apresentar desculpas sinceras sobre o problema.

  • B.

    Devem ser designados somente funcionários que se interessam em atender reclamações, que se preocupem efetivamente com o público, com o cliente.

  • C.

    O funcionário que atende ao público deve expressar consideração sincera sobre o problema e a situação do cliente, identificar o assunto da reclamação e procurar solução para o problema.

  • D.

    Ouvir a pessoa que está reclamando, registrar o problema e a reclamação e pedir para que volte uma semana depois, para assim reduzir a tensão da reclamação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 32, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Blake e Mouton desenvolveram a idéia da "grade gerencial" (Managerial Grid), uma visão bidimensional da liderança a partir da qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas, atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois estilos cria cinco possibilidades principais. A combinação em que a eficiência das operações é produto de um sistema no qual a interferência do elemento humano é mínima é representada pelos valores

  • A.

    (1,9).

  • B.

    (9,9).

  • C.

    (1,1).

  • D.

    (9,1).

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