Lista completa de Questões de Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No planejamento do recrutamento é importante considerar:
I. O perfil do cargo.
II. As competências da equipe do setor solicitante.
III. Os Indicadores de performance.
IV. A quantidade de vagas.
Estão corretas somente:
I, II e III.
II e IV.
II e III.
I, III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As empresas têm gasto muito mais tempo e dinheiro para consertar problemas causados por pessoas contratadas de forma inadequada do que com uma boa seleção. No entanto, sabe-se que um dos aspectos mais importantes para obter resultados positivos é admitir as pessoas certas. No processo de recrutamento e seleção é importante considerar:
I. A vantagem do conhecimento da cultura da empresa, representada pelas características e qualidades normalmente desejadas pela alta administração.
II. O intercâmbio com outras empresas e suas respectivas áreas de recrutamento e seleção, através de contatos com seus profissionais.
III. Que o perfil do profissional responsável pelo recrutamento não exige especialização, pois o contato com o candidato é breve, apenas para avaliar sua documentação.
IV. O recrutamento deve ser realizado em uma unidade centralizada e permanente e intensificado sempre, independente do número de vagas disponíveis.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere à gestão da rotatividade de pessoal é correto afirmar:
A rotatividade de pessoal não causa impacto no relacionamento entre a empresa e o cliente externo.
A pouca importância para a gestão da rotatividade está relacionada ao fato de que as pessoas apresentam um movimento natural de mudança de emprego.
É importante o controle da rotatividade para não impactar na motivação dos empregados e gerar mais absenteísmo.
A falta de qualificação de grande parte dos candidatos e a necessidade de mão-de-obra desvia o foco do órgão de recrutamento e seleção para o preenchimento das vagas, não considerando, para fins de rotatividade de pessoal, os admitidos nestas condições.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quais as etapas do processo de treinamento?
Levantamento do perfil das pessoas, avaliação de resultados empresariais e do treinamento.
Levantamento de necessidades de treinamento, planejamento e aplicação do programa e avaliação dos resultados do treinamento.
Levantamento de necessidades de treinamento, aplicação do programa, levantamento do perfil dos empregados e avaliação dos resultados empresariais e do treinamento.
Planejamento das etapas do treinamento, identificação do perfil e remuneração dos empregados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Treinamento e desenvolvimento (T&D) constituem, ambos, processos de aprendizagem, embora existam diferenças entre eles. Qual o significado de cada um deles?
I. O treinamento é orientado para o futuro, com foco no cargo que será ocupado.
II. O desenvolvimento é orientado para o presente, com foco nas melhorias relacionadas às habilidades e competências que dizem respeito ao desempenho imediato do cargo.
III. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual, buscando melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo.
IV. O desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na empresa e as novas capacidades e habilidades que serão requeridas.
O correto está apenas em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O treinamento é considerado por muitas organizações como vantagem competitiva, pois, se gerida de forma sábia, aumenta o desempenho da organização. Sobre o design do treinamento é correto afirmar:
Inicia com a definição dos objetivos do treinamento.
A etapa mais importante é a análise organizacional para determinar se o programa de treinamento pode produzir comportamento aplicável à organização.
Na análise individual do empregado deve ser considerada a avaliação informal de seu líder.
As necessidades do treinamento contemplam apenas o momento presente da empresa
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a concepção de treinamento é correto afirmar:
É um benefício oferecido pelas empresas ao lado da assistência médica, odontológica, creche para os filhos dos empregados, etc.
Proporciona ao empregado aperfeiçoamento constante quando é parte da dinâmica organizacional.
É um prêmio oferecido ao empregado, principalmente quando os eventos ocorrem no exterior.
É custo, pois não apresenta retorno imediato como as demais áreas da empresa.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a atividade de mensurar o retorno do investimento em treinamento dos empregados, é correto afirmar:
É adequado verificar se houve retorno do investimento em treinamento através da Avaliação de Desempenho do empregado, realizada por seu superior imediato.
É importante considerar o retorno do investimento através dos resultados da avaliação do treinamento pelos participantes.
A dificuldade ou pouca familiaridade dos profissionais de treinamento em usar termos financeiros pode dificultar na mensuração do retorno do investimento
Ainda não são conhecidos meios para mensuração dos resultados dos investimentos em treinamento
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Hoje as organizações estão começando a reconhecer a importância de um bom serviço de atendimento a reclamações. Lidar com reclamações é importante no atendimento ao público.
É correto, quanto ao atendimento ao público, no que se refere a reclamações:
Ter habilidade para neutralizar a reclamação, mostrando que a empresa está sempre correta, ou apresentar desculpas sinceras sobre o problema.
Devem ser designados somente funcionários que se interessam em atender reclamações, que se preocupem efetivamente com o público, com o cliente.
O funcionário que atende ao público deve expressar consideração sincera sobre o problema e a situação do cliente, identificar o assunto da reclamação e procurar solução para o problema.
Ouvir a pessoa que está reclamando, registrar o problema e a reclamação e pedir para que volte uma semana depois, para assim reduzir a tensão da reclamação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 32, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Blake e Mouton desenvolveram a idéia da "grade gerencial" (Managerial Grid), uma visão bidimensional da liderança a partir da qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas, atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois estilos cria cinco possibilidades principais. A combinação em que a eficiência das operações é produto de um sistema no qual a interferência do elemento humano é mínima é representada pelos valores
(1,9).
(9,9).
(1,1).
(9,1).
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