Questões de Agricultura/Agropecuária

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  • A. V – V – V – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. F – V – V – F.
  • D. V – F – V – F.
  • E. F – V – F – V.

Os solos de várzea ou terrenos baixos se encontram às margens dos rios e têm potencialmente condições de aumentar a fronteira agrícola do Brasil. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Os solos de várzea são arenosos e profundos.

2. Na matéria orgânica dos solos de várzeas a profundidade de 0 a 20 cm é elevada e influenciada pelo material depositado pela águas das enchentes.

3. O arroz apresenta dificuldades de crescimento em terras baixas.

4. O cultivo do feijoeiro em várzea no Centro Oeste do Brasil deve ser realizado na estação de seca.

5. Solos de várzea são bem drenados devido à proximidade de rios.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
  • E. A afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Em relação a manejo de gramados, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O uso inadequado de equipamentos para o corte dos gramados é um dos fatores-chave para a degradação dos gramados. Cortadores de facas reguladas muito baixas ou o uso inadequado das roçadeiras costais com fios são os principais agentes de degradação.

( ) A presença de plantas com espinhos como a roseta (Soliva petrosperma) em gramados é um indicador de compactação do solo.

( ) Gramíneas tolerantes a ambientes sombreados possuem folhas tenras e são muito sensíveis ao pisoteio, de modo que, em ambientes sombreados, a integridade do gramado está vinculada à restrição da circulação de pessoas.

( ) Para recuperar um gramado compactado sem substituir parte da camada de solo, inicialmente é preciso eliminar a causa da compactação. O passo seguinte é o corte da grama na altura apropriada (normalmente 5 cm), mantendo-se parte dos resíduos cortados sobre o solo. A adição de matéria orgânica ou solo com elevado teor de matéria orgânica poderá ser uma boa opção. A cobertura do gramado com terra é uma prática discutível. Tem efeito positivo para corrigir irregularidades, mas não deve ser uma prática rotineira.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V.
  • B. F – V – V – F.
  • C. F – V – F – V.
  • D. V – F – F – V.
  • E. V – F – V – F.

Entre as principais formas de erosão hídrica, tem-se a laminar, em sulcos e a voçoroca. Sobre essas formas de erosão hídrica, considere as seguintes afirmativas:

1. A erosão laminar é seletiva, transportando preferencialmente o material mais leve do solo.

2. A erosão laminar é facilmente percebida no terreno.

3. A erosão em sulcos ocorre devido à concentração da enxurrada em irregularidades do terreno.

4. Sulcos são facilmente destruídos pelo preparo do solo.

5. Máquinas podem transpor sulcos e voçorocas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução (feita com o uso da escala) torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Paraná, por exemplo, independentemente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu à determinada escala que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.

Levando em consideração o texto apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. A escala numérica é representada por uma linha reta dividida em partes iguais.
  • B. Na escala de 1:500.000, a área representada foi reduzida 50 mil vezes.
  • C. As escalas podem ser numéricas ou geográficas.
  • D. A escala 1:50.000 é maior que a escala de 1:250.000.
  • E. Na escala de 1:100.000, 1 cm no mapa equivale a 100 km no terreno.

Através das práticas de manejo do solo, o agricultor interfere na magnitude da erosão. Sobre as práticas de manejo, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A cobertura do solo com palha intercepta o impacto da gota de chuva e diminui a erosão.

( ) O plantio direto possibilita melhor estruturação do solo, maior cobertura e, com isso, menor erosão.

( ) O preparo convencional do solo reduz a erosão por ter elevada taxa de infiltração de água.

( ) A incorporação do resíduo de culturas anuais ao solo com arado melhora a estrutura e diminui a erosão.

( ) Plantas de cobertura (adubos verdes) melhoram a estrutura e cobertura do solo, diminuindo a erosão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – F – V – F.
  • B. V – V – F – F – V.
  • C. F – F – V – F – V.
  • D. V – V – V – V – V.
  • E. F – V – V – V – F.

  • A. F – F – V – F.
  • B. F – V – F – V.
  • C. F – F – V – V.
  • D. V – V – V – F.
  • E. V – V – F – F.

O terraceamento é uma prática conservacionista estrutural (mecânica). Com relação a terraços, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Camalhão e canal são as duas principais partes de um terraço.

( ) Terraços de base larga são facilmente transpostos por máquinas.

( ) Gradiente de um terraço é a declividade ao longo de seu canal.

( ) O sistema de preparo do solo é um fator que define o espaçamento entre terraços.

( ) Em lavouras sob plantio direto os terraços podem ser removidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – F – V – V.
  • B. F – F – F – V – V.
  • C. V – V – F – F – V.
  • D. V – V – V – V – F.
  • E. F – V – V – V – F.

  • A. F – V – V – F.
  • B. V – F – V – V.
  • C. V – F – F – F.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – F – F – V.

  • A. 4 – 2 – 5 – 3 – 1 – 6.
  • B. 6 – 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • C. 5 – 6 – 3 – 2 – 1 – 4.
  • D. 6 – 3 – 2 – 5 – 4 – 1.
  • E. 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6.
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