Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 101 a 105, relativos a práticas de defesa sanitária e a boas práticas de produção vegetal.
No método de tutoramento vertical do tomateiro, as plantas devem ser conduzidas perpendicularmente ao solo. Essa prática agronômica, além de tornar mais eficiente a aplicação dos defensivos nos dois lados das plantas, ao longo das filas, possibilita uma melhor distribuição da radiação solar e maior ventilação ao longo do dossel das plantas, reduzindo o período de molhamento foliar e, consequentemente, a severidade das doenças.Julgue os itens subsequentes acerca da agricultura orgânica, um sistema de produção agrícola que objetiva cultivar sem agredir o meio ambiente, preservando a biodiversidade e as atividades biológicas do solo.
Na agricultura orgânica, quando necessário, os produtores fazem calagem e utilizam alta quantidade de matéria orgânica, porém, não usam adubos solúveis em água, tais como sulfato de amônio, cloreto de potássio, superfosfato simples e termofosfato, que são largamente utilizados na agricultura convencional.
A fim de obter elevada produtividade e boa qualidade de frutas, o agricultor deve fazer o manejo fitossanitário adequado de seu pomar. Com relação ao controle de doenças e pragas de citros, assinale a opção correta.
O controle da verrugose em citros pode ser feito de forma preventiva, com a diversificação de porta-enxertos e o uso do citrolima — um novo clone da laranjeira lima com resistência a verrugose nas folhas.
As medidas de controle de cancro cítrico incluem a aquisição de mudas sadias e certificadas, a desinfestação de veículos e implementos agrícolas e a eliminação de plantas infectadas em um raio de 10 m a partir do foco para que o talhão fique interditado temporariamente.
A tristeza dos citros, doença que afeta a laranja doce enxertada em limoeiro cravo, deve ser controlada por meio da eliminação do material vegetativo contaminado, com o uso de porta-enxertos tolerantes e a utilização de inseticidas no controle do vetor.
A estrelinha, doença fúngica que ataca botões florais de citros, principalmente em período de chuvas, deve ser controlada por meio da irrigação e de pulverização de fungicidas protetores e sistêmicos.
Julgue os itens subsequentes, acerca de agroindustrialização e tecnologia de conservação de produtos.
Nas agroindústrias do meio rural, as águas utilizadas são, normalmente, oriundas de poços artesianos. Esse diferencial proporciona maior qualidade à produção. No meio urbano, as águas utilizadas são, na sua grande maioria, oriundas da rede pública, tratadas por cloração, o que interfere negativamente na qualidade dos produtos.
O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas fruteiras, julgue os itens subsequentes.
O controle da cochonilha pérola-da-terra em videira deve ser efetuado preventivamente com o uso de mudas sadias, plantadas em covas previamente calcariadas e adubadas, e cujos garfos foram enxertados em cavalos imunes.
Determinado produtor de mamão plantou 100 ha de pomar sem receber orientação técnica. No segundo ano após o plantio, começaram a surgir problemas fitossanitários, ocorrendo a morte de várias plantas. Essas plantas apresentavam típica podridão de colo ou o amarelecimento das folhas seguido de mosaico ou, ainda, frutos que mostravam exsudação de látex de forma espontânea ou provocada por ferimentos, ocorrendo posterior oxidação desse látex, o qual se tornava escuro.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
O sintoma de amarelecimento das folhas seguido de mosaico é característico de ataque de ácaro do ponteiro, devendo ser controlado por meio do uso de seus inimigos naturais e pulverizações semanais com acaricidas específicos.
O sintoma de podridão de colo é comum em ataque de fungo de solo, devendo as plantas serem erradicadas e a cova tratada com solarização, seguida de aplicação de calcário, realizando-se o replantio entre 2 e 3 meses após essa aplicação.
A exsudação de látex nos frutos, de ocorrência espontânea ou provocada por ferimentos, é sintoma típico da doença fúngica denominada meleira do mamoeiro, devendo o agricultor efetuar a erradicação das plantas que apresentem os sintomas dessa doença, pois a legislação específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prevê a interdição de propriedades onde as plantas que tenham essa doença não tenham sido erradicadas.
O produtor deve replantar o pomar com variedades de mamão que sejam resistentes às doenças e pragas que estão ocorrendo em seu pomar.
Julgue os itens subsequentes, acerca de agroindustrialização e tecnologia de conservação de produtos.
A pasteurização tem por finalidade a eliminação dos microrganismos prejudiciais à saúde e que deterioram o produto. No entanto, na produção do leite, essa prática pode ser dispensada uma vez que o leite é altamente ácido.
O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas fruteiras, julgue os itens subsequentes.
Um das medidas de controle do moleque-da-bananeira consiste no uso de mudas sadias plantadas em áreas livres da praga utilizando-se iscas armadilhas feitas com o próprio pseudocaule da planta, devendo ser tratadas com inseticidas e colocadas diretamente sobre o solo em todo o bananal.
Um fruticultor tem um pomar de 80 ha de manga da variedade Palmer em plena produção, encontrando-se os frutos na fase final de frutificação, embora apresentando sérios problemas fitossanitários, como a presença da mosca de frutas e a malformação vegetativa e floral.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Para o controle da malformação floral, o fruticultor deve fazer imediatamente a adubação completa, via solo, com macronutrientes, e via foliar, com micronutrientes.
Para o controle da malformação vegetativa, logo após a colheita, o fruticultor deve realizar a aplicação de calcário, seguido de adubação, via solo, com macronutrientes, e via foliar, com micronutrientes, a fim de se evitar essa malformação no ano seguinte.
A malformação floral e vegetativa são doenças de origem fúngica que podem ocorrer em plantas adultas e novas, devendo ser controladas por meio de manejo integrado, adotando-se medidas preventivas, como o plantio de mudas sadias e de variedades resistentes.
A população de moscas de frutas deve ser avaliada com o uso de armadilhas de tipo e quantidade variados, por área, de acordo com a espécie de mosca, sendo sempre utilizado nelas o feromônio sexual. O pomar deverá ser pulverizado com inseticida específico, se cada armadilha apresentar, diariamente, 10 moscas de cada espécie.
Julgue os itens subsequentes, acerca de agroindustrialização e tecnologia de conservação de produtos.
O processo agroindustrial de defumação pode ser usado para a conservação de carnes. Nesse processo, a fumaça oriunda da queima de madeira ou serragem promove a desidratação superficial da carne, o que priva os microrganismos da umidade essencial para o seu crescimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...