Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na tabela abaixo são apresentados três fertilizantes disponíveis em uma determinada região.
Para uma adubação de cobertura de 45 kg/ha de N, considerando a máxima economicidade, deverão ser aplicados por hectare:
45 kg de uréia;
100 kg de uréia;
136 kg de nitrato de amônio;
136 kg de sulfato de amônio;
225 kg de sulfato de amônio.
Para o preparo convencional de uma área destinada ao cultivo de feijão, o conjunto de implementos que causará menor prejuízo à estrutura do solo será:
arado de discos e grade niveladora;
arado de discos e enxada rotativa;
arado de aiveca e grade niveladora;
arado de aiveca e enxada rotativa;
arado de aiveca e grade aradora.
Uma cultura de milho será implantada com espaçamento de 1 m entre sulcos de plantio e de 20 cm entre plantas dentro da linha de plantio (5 plantas/m2), e a quantidade de semente por hectare depende basicamente do peso de 1000 grãos e do poder germinativo. Considerando que as sementes da cultivar a ser implantada têm peso de 250 g por 1000 sementes, com poder germinativo de 50%, a quantidade de sementes necessária para a semeadura de 1 hectare será:
2,5 kg;
25,0 kg;
50,0 kg;
100,0 kg;
250,0 kg.
Um aspecto importante para a nutrição da mandioca é a contribuição da micorriza arbuscular na eficiência de práticas agronômicas como a calagem e adubação, principalmente da adubação fosfatada. A micorriza é:
uma prática cultural, mecânica ou química, que deve ser utilizada somente após o estabelecimento pleno da cultura;
uma modificação genética da planta, onde foi obtido, incorporado ao DNA da mandioca, um gene responsável por uma maior eficiência de uso de recursos;
uma associação simbiótica entre bactérias do solo e as raízes das plantas;
uma associação simbiótica entre actinomicetos do solo e as raízes das plantas;
uma associação simbiótica entre fungos micorrízicos do solo e as raízes das plantas.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. Trata-se de uma espécie de cultivo intensivo e em grandes áreas de terra contíguas, caracterizando um monocultivo. Uma das maneiras de atenuar os efeitos negativos sobre o meio ambiente é o corte da cana sem queima prévia da palhada (colheita de cana crua). Sobre esse sistema de colheita (cana crua), pode-se afirmar que:
contribui com maior emissão de CO2 para a atmosfera;
aumenta os teores de N e S na solução do solo;
diminui, progressivamente, o teor de matéria orgânica do solo;
diminui a densidade do solo e aumenta a estabilidade dos agregados;
diminui o aporte de potássio ao solo após a colheita.
Quando o Manejo Integrado de Pragas é adotado em um sistema de produção de tomate, a tomada de decisão quanto ao controle químico, físico ou biológico da praga é determinada pelo nível de controle (ou nível de dano econômico), em conjunto com a avaliação do ecossistema. Nesse caso, podese afirmar que algum tipo de controle deve ser adotado quando:
As afirmativas corretas são somente:
I e II;
I e III;
I e IV;
II e III;
III e IV.
Atualmente, estão disponíveis ao produtor uma grande quantidade de substratos, industrializados ou não, que podem ser utilizados na produção de mudas de olerículas ou frutíferas. Esses substratos podem ser formulados à base de casca de pinus, turfa, húmus, casca de arroz, resíduos industriais, vermiculita, areia, solo e resíduos animais, entre outros. No entanto, tanto no uso de apenas uma matéria prima ou na mistura de várias, o substrato deve apresentar como características importantes:
As afirmativas corretas são somente:
I e II;
I e III;
I e IV;
II e III;
III e IV.
Considere o seguinte anúncio:
No anúncio, procura-se atrair os investidores para o desenvolvimento da cultura de
milho.
arroz.
feijão.
soja.
algodão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...