Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, com relação à aplicação de agrotóxicos em mangueirais.

I. Na aplicação de fungicidas sistêmicos, deve-se direcioná-los para a parte adaxial das folhas da mangueira, local onde se concentra a maior parte dos estômatos nessa cultura.

II. A aplicação de agrotóxicos em mangueirais deve ser feita nas horas mais frescas do dia e durante a noite, evitando-se a aplicação em épocas chuvosas.

III. Mangueiras enxertadas apresentam plantas com porte reduzido em relação às mangueiras oriundas de pé franco, o que facilita a aplicação de agrotóxicos naquela cultura e reduz o volume de calda aplicado por planta.

IV. Em mangueirais em formação, os agrotóxicos devem ser aplicados de forma cuidadosa, com pistolas individuais, planta por planta, para se aumentar a eficiência da aplicação, reduzir o gasto com agrotóxicos e minimizar os efeitos da poluição no ambiente.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II, III e IV.

Com respeito à classificação dos agrotóxicos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    De acordo com a toxicidade, os agrotóxicos são classificados em altamente tóxicos, tóxicos, moderadamente tóxicos, pouco tóxicos e atóxicos.

  • B.

    Os agrotóxicos podem ser corretamente classificados em fungicidas, inseticidas, nematicidas, acaricidas, bactericidas, herbicidas, raticidas, molusquicidas e fumigantes.

  • C.

    Os herbicidas podem ser assim classificados: por atividade — contato e sistêmico; por uso — aplicado no solo, préemergente e pós-emergente; e por mecanismo de ação — inibidor de fotossíntese, inibidor de mitose etc.

  • D.

    Os agrotóxicos são classificados, quanto à toxicologia, em quatro diferentes classes, representadas, nos rótulos dos produtos, por faixas de diferentes cores: vermelha, classe I; amarela, classe II; azul, classe III; verde, classe IV.

Com relação ao armazenamento de agrotóxicos, à destinação final de suas embalagens e ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), julgue os seguintes itens.

I. O armazenamento de agrotóxicos deve ser feito em ambiente coberto, fresco, arejado e livre do acesso de crianças e animais.

II. As embalagens vazias dos produtos químicos utilizados, antes de ser devolvidas ao vendedor especializado, devem passar por tríplice lavagem, ser imediatamente furadas e guardadas em local seguro.

III. Qualquer embalagem de produto agrotóxico utilizado deve ser devolvida às lojas especializadas, para que seja total e adequadamente destruída.

IV. Os EPIs — máscara, macacão, chapéu com óculos, luvas e botas — devem ser usados em qualquer tipo de aplicação de agrotóxico, independentemente do tipo de produto químico que se utilize, bem como da lavoura e da hora de aplicação.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    II, III e IV.

Com relação às doenças que ocorrem na citricultura e ao seu controle, assinale a opção correta.

  • A.

    Pode-se controlar a rubelose cortando-se a parte aparentemente sadia do ramo da árvore doente, devendo-se aplicar, em seguida, bactericida sistêmico no local do corte.

  • B.

    A derrubada parcial ou total de frutos de uma planta é o sintoma mais severo da leprose dos citros, doença transmitida pelo ácaro-da-leprose.

  • C.

    Recomenda-se como medida de controle da morte súbita dos citros o uso, nas áreas afetadas, de subenxertia com portaenxertos tolerantes, como limoeiro cravo, em árvores sobre tangerineira Cleópatra.

  • D.

    O controle do greening, doença bacteriana dos citros transmitida por pulgões, deve ser feito com o uso de mudas sadias, com a eliminação imediata de plantas que apresentem os primeiros sintomas da doença e com pulverização de inseticida.

As pragas quarentenárias representam grande ameaça para a economia de um país. Com relação aos tipos dessas pragas, assinale a opção correta.

  • A.

    Classificam-se como A1 as pragas quarentenárias de importância econômica potencial que, embora já presentes no país, apresentam disseminação localizada e são submetidas a programa oficial de controle.

  • B.

    São classificadas como A2 as pragas quarentenárias que não estão presentes no país, mas que, se nele forem introduzidas, são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.

  • C.

    No que se refere à fruticultura do Brasil, o gorgulho da manga e a cochonilha rosada são consideradas pragas quarentenárias do tipo A1, e a mosca-das-frutas, praga quarentenária do tipo A2.

  • D.

    Para proteger a lavoura de contaminação, todo fruticultor deve tomar medidas preventivas que evitem a infestação de pragas do tipo A1 provindas de outras regiões do país.

Julgue os itens subsequentes, que dizem respeito a pragas não quarentenárias regulamentadas (PNQR).

I. A presença de PNQR em mudas prontas para o plantio não influi no crescimento das plantas, por isso os impactos econômicos dela decorrentes são considerados aceitáveis.

II. Em plantas de propagação vegetativa, a presença de PNQR, como viroses em bataticulturas, pode causar enormes prejuízos econômicos.

III. Em cafeeiros, os nematóides de galhas são considerados PNQR. Para o controle dessa doença, tem-se mostrado bastante eficiente a enxertia com a utilização de porta-enxerto resistente.

IV. É de 10% o nível de tolerância máxima de presença de PNQR causadora de murchadeira provocada por Ralstonia em um campo de produção de sementes de batata.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

Julgue os próximos itens, acerca do manejo integrado de doenças e pragas em fruteiras.

I. O objetivo do manejo integrado de pragas é o de reduzir a população de agentes de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre as pragas e favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas.

II. O manejo integrado da fusariose da bananeira deve ser realizado por meio do uso de variedades resistentes e de mudas sadias e selecionadas, bem como do tratamento dos frutos. Nesse caso, o uso de fungicidas sistêmicos por pulverização apresenta controle curativo satisfatório dessa doença.

III. No manejo integrado de pragas da citricultura, devem ser utilizadas armadilhas para a avaliação dos níveis de população de pragas, dando-se preferência aos métodos de controle biológicos, biotecnológicos, culturais, físicos e genéticos; caso haja necessidade, deve-se empregar métodos de controle químico.

IV. Constituem medidas recomendáveis para o controle integrado da seca da mangueira: estabelecer as podas de limpeza após a colheita, eliminando-se os ponteiros ou as panículas da produção anterior; proteger as áreas podadas com fungicidas sistêmicos; desinfestar as ferramentas usadas na poda; adubar e irrigar adequadamente todo o pomar; eliminar plantas mortas ou em estágio avançado da doença; pulverizar as plantas sadias com fungicidas sistêmicos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Com relação ao manejo de plantas invasoras em pomar de mangueiras e em pomar de citros, julgue os seguintes itens.

I. Durante o período mais seco do ano, o pomar deve ser mantido limpo tanto em suas linhas quanto em suas entrelinhas.

II. No período de chuvas, não se recomenda o uso de roçadeiras nas entrelinhas do pomar, devendo-se evitar, também, o uso de herbicidas ou a realização de capina manual nas linhas de plantio, para não ferir o sistema radicular.

III. Muitos produtores de manga e citros têm utilizado, em seus pomares, com grande sucesso, culturas intercalares com gramíneas e(ou) leguminosas ou fruteiras, como o mamoeiro, visto que tal combinação, facilita o manejo de plantas invasoras e representa ganhos econômicos, além dos benefícios decorrentes da fixação de nitrogênio feita, principalmente, pelas leguminosas.

IV. Os herbicidas não seletivos de contato - como o Gliphosate - e os sistêmicos - como o Paraquat - podem ser utilizados, para o controle eficiente de plantas invasoras, em pomares de citros e manga, desde que a aplicação seja localizada e a deriva do herbicida, evitada.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

No que diz respeito às áreas de ocorrência e às áreas livres de praga, bem como ao sistema de mitigação do risco de praga, assinale a opção correta.

  • A.

    Atualmente, quase todas as regiões produtoras de banana da Amazônia estão contaminadas pela sigatoka negra, havendo focos dessa doença também nos bananais do Centro-Oeste.

  • B.

    Área livre de praga é aquela sobre a qual não há relato de ocorrência de praga específica, sendo, no entanto, ausente a demonstração desse fato por meio de evidência científica ou de efetivo controle oficial.

  • C.

    Considera-se área indene aquela onde não haja ocorrência de uma praga específica, conforme demonstrado por evidências científicas e divulgado oficialmente.

  • D.

    O sistema de mitigação de risco de praga consiste na integração de diferentes medidas de manejo de risco de praga, das quais cinco, no mínimo, atuam independentemente, com efeito cumulativo, de modo a se atingir o nível apropriado de segurança fitossanitária, possibilitando ao produtor a manutenção de sua atividade e a comercialização de seu produto no mercado interno e externo.

Acerca da transmissão, do diagnóstico, da prevenção e do controle da brucelose e da tuberculose nos animais e na espécie humana, assinale a opção correta.

  • A.

    A brucelose é uma doença bacteriana que afeta principalmente as espécies bovina e bubalina, sendo obrigatória, nessas espécies, a vacinação de todas as fêmeas entre 10 e 12 meses de idade.

  • B.

    Entre bovinos, a transmissão da tuberculose ocorre por via oral e genital; entre humanos, por ingestão de leite e seus derivados contaminados, bem como por contato com animais enfermos ou materiais de aborto.

  • C.

    Entre bovinos, a brucelose é disseminada principalmente por via oral e respiratória; entre humanos, a transmissão ocorre pela ingestão de leite contaminado bem como de seus derivados, ou por via cutânea ou respiratória

  • D.

    O Brasil apresenta condições que favorecem a implementação de programa de controle da tuberculose bovina, entre as quais se destaca a existência de serviços veterinários destinados ao controle de doenças animais; de laboratórios capacitados para a produção de antígenos e realização de diagnóstico; de bacias leiteiras bem organizadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...