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A respeito da construção cultural da natureza, julgue os itens de 115 a 120.
De acordo com a visão antropológica, o ser humano cria deuses para estabelecer sua própria natureza divina, mas nem todas as religiões podem ser consideradas, por isso, antropocêntricas. As religiões politeístas têm, muitas vezes, deuses com aparência de animais ou de seres andrógenos.
A respeito da construção cultural da natureza, julgue os itens de 115 a 120.
O termo terras-pretas ou terras de cultura, na Amazônia, é utilizado para designar terras que são cultivadas há muitos séculos e que, apesar disso, não perderam seu vigor, devido ao uso de formas de cultivo agroflorestais com sistemas de encapoeiramento.
A respeito da construção cultural da natureza, julgue os itens de 115 a 120.
Agrofloresta tropical e fazenda marinha de algas são termos técnicos agronômicos incompatíveis com a antropologia e as construções culturais.
Grande parte do nosso conhecimento é adquirida pela vivência. É um conhecimento intuitivo, carregado de signos que evidenciam o nosso universo cultural. O ponto de partida ideal para a transformação do saber intuitivo em saber consciente, do conhecimento adquirido pela vivência em conhecimento sistematizado é
Do ponto de vista semântico, categorias locais são denominadas também categorias
nativas
Do ponto de vista semântico, categorias locais são denominadas também categorias
êmicas
Do ponto de vista semântico, categorias locais são denominadas também categorias
éticas
Do ponto de vista semântico, categorias locais são denominadas também categorias
estruturais.
Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, ou etnologia, julgue os itens a seguir, a respeito das diferenças entre os homens e os animais.
Uma das maiores diferenças entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são passados de geração a geração.
Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, ou etnologia, julgue os itens a seguir, a respeito das diferenças entre os homens e os animais.
A teoria do ponto crítico postula que o desenvolvimento da capacidade de adquirir cultura foi lento e gradual, e ocorreu entre algumas espécies de primatas que, dotadas de cérebro de tamanho próximo ao dos macacos atuais, foram, aos poucos, utilizando-se de alguns instrumentos e desenvolvendo tipos básicos de linguagem situados entre o sistema de comunicação dos macacos e a fala verdadeira.
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