Lista completa de Questões de Antropologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No tocante às principais teorias do parentesco elaboradas na antropologia, assinale a opção correta
A chamada teoria da aliança foi desenvolvida por Murdock, antropólogo americano que a expôs no Livro Social Structure
Na teoria da aliança dá-se grande ênfase analítica às linhagens corporadas, pois são elas que formam as peças fundamentais desse modelo teórico.
A chamada teoria da descendência está associada à obra do antropólogo francês Claude Lévi- Strauss
A teoria da descendência dá especial destaque aos elementos psicológicos, oriundos da análise freudiana, que operam na constituição do parentesco
A teoria do parentesco desenvolvida pela escola britânica de Antropologia enfatiza os aspectos jurídicos-políticos do fenômeno, dando grande atenção aos grupos unilineares de parentesco, enquanto a abordagem estruturalista dá atenção aos modelos de trocas matrimoniais
A Antropologia Política como um campo de estudo da Antropologia tem como marco o ano de 1940, quando foram publicadas duas obras que se tornaram clássicas na disciplina: Os Nuer, de Evans-Pritchard, e Sistemas Políticos Africanos, organizado por Fortes e Evans-Pritchard. Assinale a opção que melhor representa as contribuições dessas obras.
As duas obras inauguraram uma abordagem histórica aos sistemas políticos africanos
Elas representaram o primeiro esforço organizado para a análise da relação entre meio ambiente, política e religião
As duas obras representam a grande reação britânica ao estruturalismo de Lévi-Strauss
Essas obras mostraram respectivamente o caráter segmentado das linhagens unilineares e instauraram a distinção entre sociedades com estado e sociedades sem estado
Escrita por autores que foram alunos de Malinowski, elas revelam os desdobramentos mais radicais do esforço por fazer a descrição etnográfica de todos os aspectos da cultura de um povo
Toda sociedade tem instituições voltadas para o controle social, que podem assumir a forma de mecanismos inibidores e mecanismos punitivos. Segue uma lista de repertórios voltados para o controle que operam basicamente como medidas inibidoras do comportamento anti-social e que não se baseiam no poder coercitivo de uma autoridade institucionalizada.
Piadas, gracejos, prisão
Açoite, guerra, humilhações
Mexericos, rumores, acusações de feitiçaria
Ostracismo, banimento, emboscada
Vendeta, execução, ridículo
O uso do conceito de "organização social", elaborado por Firth, trouxe para a cena alguns novos temas para a análise antropológica. Analise as seguintes opções:
I. O conceito de "organização social" permite uma abordagem direta da questão de como os grupos de filiação unilinear se organizam em linhagens e clãs.
II. O uso do conceito de "organização social" envolve a análise do exercício da escolha e dos processos de tomada de decisão.
III. A idéia de "organização social" ajuda os antropólogos a elaborar hipóteses sobre a eficácia dos ritos sociais que participam da mudança de status das pessoas.
IV. O conceito de "organização social" contribui para o entendimento de como os grupos sociais põem juntos elementos diversos em uma relação comum, implicando, portanto, algum grau de unificação.
V. Como os grupos arranjam a ação em seqüências ordenadas, em conformidade com fins sociais selecionados, esse é o foco do conceito de "organização social".
Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.
II, IV, V
III, IV, V
I, III, V
I, II, III
II, III, IV
A abordagem de Radcliffe-Brown sobre a estrutura social tinha como pressuposto a idéia de equilíbrio funcional, dando pouco espaço para a explicação do conflito e da mudança social. Julgue as proposições que se seguem sobre os esforços feitos para trazer a questão do conflito e da mudança para os estudos estruturais.
I. Em Sistemas Políticos da Alta Birmânia, Leach realiza uma crítica às suposições de que as sociedades existem em equilíbrio.
II. O conceito de "filiação complementar" foi elaborado por Fortes para tratar da mudança na estrutura das linhagens africanas.
III. A abordagem de Gluckman aos rituais de rebelião africanos revela os conflitos e as contradições no interior da estrutura, mas não é verdadeiramente uma teoria da mudança. Os ritos analisados pelo autor dão expressão a rebeliões rituais com a finalidade de manter a ordem estrutural.
IV. A teoria da mudança elaborada no seio da antropologia britânica tinha como ponto de partida a descrição das contradições e conflitos universais que habitam a estrutura da personalidade humana.
V. Murdock, aluno de Radcliffe-Brown, elaborou um esquema teórico que permitiu analisar a mudança social nas sociedades mediterrâneas da África do Norte.
Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.
I e II
III e V
I e III
II e IV
IV e V
Assinale a opção correta sobre a relação entre estrutura social e história
Para Malinowski a noção de estrutura tem natureza diacrônica, não havendo abordagem estrutural que não seja histórica
A análise das estruturas sociais em antropologia ficou restrita às etnografias africanistas
O que os antropólogos entendem por estrutura social é o conjunto de fenômenos contemporâneos de natureza episódica, mas que causa impacto na opinião pública
O estudo da estrutura é compatível com o estudo histórico somente quando se trata da história mítica de um povo
A relação entre o domínio político-jurídico e o domínio doméstico é um dos grandes temas que percorre a obra de Meyer Fortes. Suas várias análises do funcionamento do domínio doméstico em diversas sociedades camponesas africanas revelaram elementos importantes para a compreensão desse aspecto da vida social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo sobre esse tema.
( ) O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico é, simultaneamente, um processo dentro do campo interno e um movimento governado pelas relações entre o campo doméstico das relações sociais e o campo externo, o campo político-jurídico.
( ) O grupo doméstico é a fábrica da reprodução social; é um grupo que precisa permanecer em ação por um período longo o bastante para permitir a criação de filhos até que eles alcancem o estágio de reprodução física e social, para que a sociedade se mantenha.
( ) O estudo dos grupos domésticos leva o antropólogo a considerar a operação do fator tempo na estrutura social.
( ) O grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento regular composto por cinco fases: expansão, reprodução, dispersão, cisão e substituição.
( ) As relações sociais que têm lugar no interior do domínio doméstico separam o seu núcleo reprodutivo da estrutura da sociedade como um todo e do meio ambiente.
Indique a opção correta
V, V, V, F, F
V, F, F, F, V
F, V, V, V, F
F, F, F, V, V
V, V, F, F, V
Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções que se seguem sobre a abordagem de Durkheim e Mauss às formas primitivas de classificação.
( ) A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens na sociedade.
( ) As noções essenciais que os filósofos chamam de categoria, isto é, as noções de tempo, de espaço, de gênero e espécie, de força, causalidade, personalidade, entre outras, foram elaboradas no domínio da vida prática. Foi da vida prática e dos constrangimentos materiais que a ciência as tomou.
( ) A correlação causal entre as características morfológicas da sociedade e as dos sistemas classificatórios é explicada por Durkheim e Mauss em termos de sentimentos e valores afetivos.
( ) As primeiras classes de coisas foram as classes dos fenômenos naturais (a seca e a chuva, o dia e a noite). Por isso as sociedades primitivas têm como totens animais e fenômenos naturais.
( ) Para Durkheim e Mauss as classificações científicas representam uma ruptura radical com as formas primitivas de classificação na medida em que estão completamente livres de qualquer fundo social e religioso. Na ciência, a natureza autoclassifica-se.
Indique a opção correta.
F, F, F, V, V
V, F, F, F, V
V, V, V, F, F
F, F, V, V, F
V, F, V, F, F
Em todas as sociedades humanas a vida e a morte são momentos de grande efervescência social. Julgue as proposições que se seguem sobre o tratamento que a antropologia tem dado a este tema.
I. Pela sua universalidade, a vida e a morte são fenômenos de natureza puramente biológica, sem interesse em si para a análise antropológica.
II. Em termos sociais, o nascimento e a morte representam uma mudança de status. Por isso, em quase todas as sociedades conhecidas existem elaborados rituais para realizar essa passagem.
III. A raiz de todas as religiões humanas conhecidas está no mistério da vida e da morte.
IV. Nas sociedades africanas há a tendência a equiparar simbolicamente os ancestrais (mortos) aos anciãos (vivos).
Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas.
II e III
I e III
III e IV
II e IV
I e II
Assinale a opção correta sobre a abordagem antropológica aos ritos sociais
Ritual representa a dimensão menos importante de um evento social, sinaliza uma forma convencional freqüentemente vazia. Por isso usamos a expressão "isso é apenas um ritual" para fazer menção a eventos formais e sem importância
Edmund Leach aborda o tema dos ritos sociais fazendo uma distinção rígida entre rituais (cuja natureza é essencialmente religiosa) e cerimônias (cuja natureza é profana
A grande contribuição de Van Gennep para o estudo do tema foi propor uma classificação dos rituais baseada no papel que eles desempenham na sociedade, examinando em detalhes as suas partes constitutivas
Os ritos de passagem têm em comum uma estrutura binária, dividindo-se em duas fases: a separação e a agregação dos noviços
A contribuição de Victor Turner foi mostrar que a distinção clássica entre "ritos de passagem" e "ritos de aflição" era errônea e que os últimos eram, na realidade, versões dramatizadas de mitos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...