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Assim como na maioria das ciências, os antropólogos, ao realizarem suas pesquisas, filiam-se a determinadas escolas buscando uma coerência teórica. Esse fato permite a compreensão e verificação do crescimento da ciência antropológica ao longo do tempo. Nesse sentido, pode-se dizer que os evolucionistas do século XIX, baseados nas idéias de Darwin, defendiam a tese de que a sociedade humana passara pela mesma sucessão de estágios em toda a parte do mundo, até atingir a perfeição da sociedade inglesa do século XIX. Esse entendimento de superioridade da Inglaterra vitoriana, sobre as demais culturas, é denominado:
Evolucionismo.
Etnocentrismo.
Empirismo.
Exclusivismo.
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Rejeitando os pressupostos evolucionistas que diziam ser as similaridades culturais resultado de algumas causas básicas e subjacentes, uma vez que a mente humana reagia de modo semelhante quando confrontada com situações ambientais similares, a escola americana de antropologia, do século XIX, propõe que as similaridades culturais podem ser produto de diferentes fatores históricos, ambientais e psicológicos. Portanto, traços de cultura similares análogos entre povos distantes, poderiam indicar uma fonte histórica comum, mas de origem independente, sendo o método indutivo o melhor caminho para compreender tais questões. O defensor dessas idéias é:
Leslie White.
Lewis Henry Morgan.
Franz Uri Boas.
Edward Burnett Tylor.
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Uma das referências mais constantes na bibliografia antropológica atual é Clifford Geertz. Antropólogo americano, enquadrado por alguns como um antiteórico, que propõe a busca de relações sistemáticas entre fenômenos diversos e não identidades substantivas entre fenômenos similares. Criador da teoria interpretativista, sugere que:
ao estudar um grupo social deve-se manter uma postura etnocêntrica.
estudar a cultura é examiná-la em momento único na história, ou como algo existente fora da história.
estudar a cultura de um dado contexto social é estudar o significado dos símbolos partilhados pelos seus integrantes
o estudo de grupos sociais deve ser desenvolvido de modo sincrônico.
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Entre os expoentes da escola inglesa de antropologia destaca-se como etnógrafo Bronislaw Gaspar Malinowski. Segundo ele, o etnógrafo deve analisar com seriedade e moderação todos os fenômenos que caracterizam cada aspecto da cultura nativa, sem privilegiar aqueles que lhe causam admiração ou estranheza em detrimento dos fatos comuns e rotineiros. Deve, ao mesmo tempo, perscrutar a cultura nativa na totalidade dos seus aspectos. A lei, a ordem e a coerência que prevalecem em cada um desses aspectos são as mesmas que os unem e fazem deles um todo coerente. O etnógrafo, por exemplo, que se propõe a estudar apenas religião, ou somente a tecnologia, ou exclusivamente a organização social, estabelece um campo de pesquisa artificial e acaba por prejudicar seriamente o seu trabalho. Diante do exposto, fica clara a posição do autor no que concerne à concepção de cultura como:
resultado de aspectos históricos ou temporais.
um signo lingüístico.
um todo funcionalmente integrado.
satisfação de necessidades sociais.
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Aplicando estrutura como conceito básico, a escola inglesa de antropologia considera a sociedade, e não a cultura, como uma disposição ordenada de partes, sendo o trabalho do antropólogo descobrir e explicar esta ordenação. Buscando esse entendimento, dentre seus teóricos, Alfred Reginald Radcliffe-Brown elabora analogias entre os sistemas biológicos e os organismos sociais, compreendendo por integração social a:
função da cultura de unir seres humanos individuais em estruturas mais ou menos estáveis, de tal sorte que a vida social ordenada fosse viável.
satisfação das necessidades biológicas dos indivíduos.
identidade cultural.identidade cultural.
reprodução cultural.
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Entre as orientações teóricas antropológicas, a escola estruturalista desenvolveu-se paralelamente ao funcionalismo. Considerada como superteoria, nem por isso deixa de ter seus pontos vulneráveis que suscitam críticas e questionamentos. Entre suas características e pressupostos básicos está:
uma visão diacrônica e sistêmica da cultura.
uma visão sincrônica e sistêmica da cultura.
o foco centrado no progresso.
o método histórico.
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A antropologia estrutural, buscando melhor perceber as estruturas mentais inconscientes básicas das sociedades, classifica as culturas em quentes e frias. Considerando a intrinsidade das sociedades e culturas humanas, é correto afirmar que as sociedades de cultura fria seriam:
aquelas com aparência harmônica e resistente a mudanças em suas culturas.
históricas, complexas, industrializadas, afetadas pela civilização e pelo progresso, estando cada vez mais distantes da ordem natural e apresentando aparência de desarmonia e desordem.
sociedades simples, afetadas pela civilização.
todas aquelas sociedades não afetadas pela civilização e pelo progresso.
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Após a publicação, em 1922, da obra "Os argonautas do pacífico ocidental" de Bronislaw Gaspar Malinowski, a Antropologia, no limiar do século XX, começou a abandonar a postura evolucionista. Um novo marco metodológico surge, ficando patente a:
não exigência de trabalho de campo.
importância do trabalho de campo ou pesquisa de campo, como modo característico de coleta de novos dados para a reflexão teórica.
pouca relevância ao trabalho de campo.
total exclusão do trabalho de campo.
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Qual a denominação dada ao grupo de indivíduos que se identificam por compartilhar elementos culturais ou raciais comuns e, ao mesmo tempo, implicando um sentimento de distinção em relação aos outros grupos?
Grupo social.
Grupo comunitário.
Movimento social.
Grupo étnico.
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Marcel Mauss, em sua obra: "Ensaio sobre a dádiva; forma e razão de troca nas sociedades arcaicas" (1974), apresenta uma complexa argumentação para uma de suas teses mais famosas: a teoria da reciprocidade. Nesta obra, o autor trabalha com o conceito de sistema de prestações totais, cujo significado é:
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma voluntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, rigorosamente obrigatórias, sob pena de guerra privada ou pública.
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma involuntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, não obrigatórias, já que se tornam necessárias para o consenso social.
Somente prestações feitas de forma voluntária e sem o caráter obrigatório da contra-prestação.
Somente contra-prestações na forma de presentes e regalos, mas que, no fundo, apresentam um caráter involuntário.
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