Questões de Antropologia do ano 2009

Lista completa de Questões de Antropologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Antropólogos contemporâneos vêm chamando a atenção para a necessidade de rompimento com uma visão estática que embasa a idéia de cultura, abrindo caminho para uma visão que integre a dinâmica, a criatividade e a mudança. Dominique Gallois assinala que no Brasil, especialmente, em função do alto valor simbólico atribuído a tudo que se refere ao índio, tende-se a congelar uma imagem idealizada do que seja a cultura indígena. Um dos principais atributos desta visão congelada de cultura consiste em:

  • A. a busca da autenticidade e a abordagem que privilegia os “traços culturais”.
  • B. A visão estruturalista proposta por Lévi-Strauss e por Edward Tylor.
  • C. A concepção funcionalista atualizada por Clifford Geertz.
  • D. A busca da verdade dos fatos e das leis positivas que regem os fenômenos sociais.
  • E. A visão de que a cientificidade da Antropologia depende da descrição de fatos mensuráveis.

Clifford Geertz refletindo sobre a complexidade do mundo contemporâneo observou a desmontagem de grandes teorias e conceitos integradores e totalizantes que durante muito tempo ajudaram a organizar as idéias dos antropólogos e cientistas sociais. Neste movimento, surgiu o chamado “pós-modernismo”. Na visão de Geertz, o pós-modernismo consiste em:

  • A. a ênfase em métodos de pesquisa permanentes e universais.
  • B. o abandono de narrativas mestras sobre a identidade, a tradição e a cultura.
  • C. a afirmação de padrões abrangentes para a compreensão dos fenômenos culturais.
  • D. a busca de leis gerais sobre os fenômenos culturais.
  • E. a tentativa de encontrar fórmulas capazes de orientar o trabalho do antropólogo.

O antropólogo William Foote-Whyte escreveu um ensaio que se tornou clássico em Antropologia, no qual explicita algumas considerações metodológicas sobre a pesquisa de campo e a etnografia, procedimentos que distinguem o fazer antropológico. O conceito por ele explorado de “observação participante” consiste em que o antropólogo:

  • A. apenas pode pesquisar grupos dos quais é integrante ou participante.
  • B. deve manter uma postura ora de observação ora de participação.
  • C. ao realizar a pesquisa de campo observa uma realidade da qual participa existencialmente durante o período da pesquisa.
  • D. deve também ser um militante nos projetos políticos da comunidade que observa.
  • E. deve se converter à cultura do observado durante a pesquisa de campo para demonstrar apreço à cultura que observa.

A antropologia clássica consolidou-se, inicialmente, como o estudo de grupos humanos considerados primitivos, selvagens ou tradicionais. Julgue os itens seguintes tendo em vista o estabelecimento da antropologia social ou cultural.

Durkheim e seus seguidores consideravam que os primitivos viviam em sociedades que se organizavam de acordo com uma solidariedade orgânica, com elevada especialização de papéis sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antropologia clássica consolidou-se, inicialmente, como o estudo de grupos humanos considerados primitivos, selvagens ou tradicionais. Julgue os itens seguintes tendo em vista o estabelecimento da antropologia social ou cultural.

Foi no âmbito do evolucionismo que se deu a primeira formulação do particularismo histórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antropologia clássica consolidou-se, inicialmente, como o estudo de grupos humanos considerados primitivos, selvagens ou tradicionais. Julgue os itens seguintes tendo em vista o estabelecimento da antropologia social ou cultural.

A pesquisa de campo prolongada, com o método de observação participante, une a etnografia e a teoria antropológica, ao mesmo tempo em que questiona a validade da antropologia de gabinete.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antropologia clássica consolidou-se, inicialmente, como o estudo de grupos humanos considerados primitivos, selvagens ou tradicionais. Julgue os itens seguintes tendo em vista o estabelecimento da antropologia social ou cultural.

A antropologia cultural proposta por Boas é uma crítica ao determinismo biológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às relações entre indivíduo, cultura e comunidade ou sociedade, julgue os itens a seguir.

Quanto mais fortes os laços comunitários, mais forte o grau de individualização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às relações entre indivíduo, cultura e comunidade ou sociedade, julgue os itens a seguir.

As sociedades individualistas modernas, segundo a visão do antropólogo francês Louis Dumont, estruturam-se principalmente a partir de ideologias baseadas no princípio da hierarquia, que privilegiam a noção de totalidade englobante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às relações entre indivíduo, cultura e comunidade ou sociedade, julgue os itens a seguir.

Segundo os estudos que apontam para o caráter relacional da sociedade brasileira, a ideologia moderna não seria sempre dominante no país.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...