Questões de Antropologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Apesar de muito diferenciados, os sistemas religiosos e as cosmologias dos povos indígenas compartilham algumas características. Julgue as proposições abaixo.

I. As crenças religiosas nas sociedades indígenas pressupõem uma unidade indissolúvel entre o natural e o social.

II. As religiões das sociedades indígenas estão estruturadas em "igrejas", com um aparato hierárquico que comanda os assuntos da fé.

III. Os xamãs são intermediários entre o social e o sobrenatural, sendo um cargo exclusivo dos homens idosos.

IV. Ao contrário das religiões de muitos Estadosnações, há uma ausência de seitas concorrentes nos sistemas religiosos das sociedades indígenas.

 Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e II

  • D.

    I e IV

  • E.

    III e IV

Atualmente são faladas cerca de 180 línguas indígenas no Brasil que pertencem a vários troncos e famílias. As proposições que se seguem dizem respeito a esse tema.

I. As línguas do tronco Macro-Jê são faladas por povos que vivem nas margens dos rios da Amazônia Ocidental.

II. O tronco Tupi é o maior e o mais bem-conhecido das línguas indígenas brasileiras.

 III. A família Karib é falada pelos povos que vivem no Brasil meridional, na fronteira com o Paraguai e Argentina.

IV. Entre as línguas que compõem a família Aruák encontram-se o Apurinã, Paresi, Terena e Waurá.

V. As línguas da família Bantu são faladas pelos poucos grupos indígenas que vivem no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

  • A.

    I e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    II e V

  • D.

    III e IV

  • E.

    I e II

Assim como a sociedade nacional construiu um imaginário sobre os índios, os povos indígenas também construíram um imaginário sobre os brancos e sobre o contato com eles. Julgue as afirmações abaixo sobre o tema.

I. As tradições orais e a mitologia são exemplos de formas culturais nas quais os índios constroem suas teorias sobre os brancos. São comuns os mitos que narram o surgimento dos brancos e como se diferenciaram dos índios.

II. Um tema recorrente na mitologia que narra o surgimento dos brancos é o da posse desigual dos bens culturais. Por exemplo, contam que os índios são os donos do arco e os brancos, das armas de fogo.

III. As teorias dos índios acerca dos brancos são estáticas e não mudam conforme se sucedem as fases do contato entre índios e brancos.

IV. As teorias indígenas sobre os brancos têm em comum o fato de que o contato é pensado como produto da ação dos brancos. Os índios vêem-se como atores passivos nesta história.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

  • A.

    III e IV

  • B.

    I e II

  • C.

    II e III

  • D.

    I e IV

  • E.

    I e III

As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.

I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.

II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.

III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.

 IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.

V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    III, IV e V

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    II, IV e V

  • E.

    II, III e IV

Avalie as afirmativas abaixo sobre as contribuições de Roberto Cardoso de Oliveira sobre o tema do contato interétnico.

I. A teoria da fricção interétnica desenvolveu-se adotando a perspectiva elaborada pela teoria da aculturação, desenvolvida no seio da antropologia norte- americana.

 II. O problema da fricção interétnica é percebido como um tema de caráter sociológico.

III. A característica básica da situação de contato é a natureza contraditória das relações entre as entidades envolvidas na situação interétnica, onde a existência de uma entidade tende a negar a da outra.

IV. A situação de contato é tomada como uma totalidade sincrética, na qual as sociedades em oposição não possuem dinâmicas próprias nem contradições internas, sendo a oposição estruturante e única a oposição entre as sociedades tribais e a sociedade nacional.

V. Na análise do contato interétnico, a dimensão política do contato resume-se à relação generalizante dominado-dominador, que assume nesse contexto a forma sociedade nacional-sociedade indígena.

Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas

  • A.

    I e V

  • B.

    II e IV

  • C.

    IV e V

  • D.

    III e V

  • E.

    II e III

As relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas são orientadas, entre outras coisas, por um aparato legal-burocrático formado por um conjunto de leis, códigos, decretos, diplomas, portarias e instruções. Avalie as proposições que se seguem sobre esse tema.

 I. Uma característica das principais leis que dizem respeito aos índios é que elas são leis feitas pelos não-índios para definir os direitos dos índios.

II. Segundo a Constituição vigente no Brasil, dada a natureza específica das culturas e sociedades indígenas, os índios necessitam de proteção do Estado e por isso não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.

III. A proteção dos índios deve ser feita por organismos indicados pelo Estado. Desde 1988, por imposição constitucional, o Estado indica como instituições tutoras dos povos indígenas a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a Igreja Católica e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

IV. Pela Constituição de 1988, a tutoria exercida pelas instituições indicadas pelo Estado brasileiro é parcial, no sentido de que cada instituição exerce a tutoria em áreas específicas. Assim há instituições que exercem a tutoria no que toca à educação e integridade moral dos índios, outra é tutora da saúde e do planejamento familiar, outra é tutora do acesso à terra e exercendo também proteção da integridade física dos índios.

V. A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

  • A.

    74 - E

  • B.

    II e IV

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e V

  • E.

    II e V

Assinale a opção que representa o ponto-de-vista de Chaianov sobre a economia camponesa

  • A.

    A economia camponesa é uma expressão local da economia capitalista, sendo no essencial igual à última

  • B.

    A economia camponesa é uma economia familiar, sendo sua organização determinada pelo tamanho e composição da família e pela coordenação entre suas exigências de consumo e a quantidade de gente apta a trabalhar

  • C.

    Na economia camponesa o lucro é computado tomando-se o total da renda obtida e subtraindo as despesas de produção

  • D.

    Como uma economia em que se administra a escassez, o fator de maior interesse na economia camponesa é a remuneração da jornada de trabalho, com a qual vai se comer amanhã o que se ganhou hoje

  • E.

    A economia camponesa é de subsistência, não havendo nela a circulação de dinheiro.

Ellen e Klaas Woortmann trabalharam com grupos camponeses no nordeste brasileiro. Assinale a opção que melhor representa a posição desses autores no que se refere ao papel do grupo doméstico e do trabalho assalariado na produção camponesa

  • A.

    O uso de assalariados nas unidades camponesas é de caráter permanente. O grupo doméstico fornece apenas trabalho temporário durante o ciclo agrícola

  • B.

    Nas unidades camponesas do nordeste brasileiro o uso de trabalho assalariado viabiliza a atividade dos membros da família camponesa e é uma condição para a realização do valor-família

  • C.

    O trabalhador assalariado substitui preferencialmente o filho mais novo do sexo masculino.

  • D.

    No nordeste do Brasil, assalariar-se permanentemente não implica a negação da autonomia do processo de trabalho nem a negação da condição de dono

  • E.

    Segundo a lógica da produção camponesa, um membro de uma família só se casa em famílias cujos membros ele pode potencialmente assalariar

Assinale a opção que expressa a perspectiva de Klaas Woortmann sobre o significado da terra para o campesinato

  • A.

    A terra é percebida pelos camponeses em sua exterioridade, isto é, como um fator de produção do qual o camponês retira a sua sobrevivência.

  • B.

    A terra é percebida como uma mercadoria que é comprada e vendida no mercado, segundo a lei da oferta e da demanda

  • C.

    Os camponeses concebem a terra como a expressão de uma moralidade, como algo que é pensado e representado no contexto dos valores éticos

  • D.

    A terra é uma dádiva dada por Deus aos empresários rurais, que, por bondade ou interesse político, a cede aos camponeses

  • E.

    A terra é parte inerte da natureza que deve ser amansada pelo trabalho assalariado

As proposições abaixo dizem respeito à relação entre o campesinato e a organização política. Assinale a opção correta

  • A.

    Nas sociedades camponesas o chefe da família é o líder indisputável que faz a ligação direta entre a unidade produtiva e o sistema político nacional

  • B.

    Quando a terra e o trabalho tornam-se mercadorias, as coalizões corporadas de parentesco perdem seu monopólio sobre os recursos e as pessoas, ficando o indivíduo liberado para entrar em coalizões individuais. Nessas circunstâncias, o sistema político passa a ser organizado pelos laços de amizade expressiva ou emocional que unem as pessoas em díade

  • C.

    O relacionamento entre patrono e cliente é focado, abrangendo somente o interesse comum que no momento une um cliente a um patrono.

  • D.

    Nas sociedades camponesas a concentração do principal bem econômico (a terra) é correlata a dispersão do poder político nas mãos dos vários chefes de família

  • E.

    Os clientes devem manifestar e demonstrar sua lealdade ao patrono e, fazendo isso, tornam-se membros de uma facção que serve aos propósitos competitivos de um líder

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