Questões de Antropologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Quanto aos principais antropólogos brasileiros, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Manuela Carneiro da Cunha não identifica na obra de Gilberto Freyre qualquer conhecimento aprofundado sobre o que eram as sociedade indígenas brasileiras.

  • B.

    A principal crítica de Eduardo Viveiros de Castro à obra lévi-straussiana deve-se a sua análise de que títulos como “Tristes Trópicos” e “O Pensamento Selvagem” devem ser analisados sobretudo como ficção, como uma literatura sensível e de alto nível, mais do que como etnologia.

  • C.

    Com uma afinidade muito grande com a obra de Roberto DaMatta, Lívia Barbosa desenvolve conceitos que vêm desde as oposições duais de “A Casa e a Rua”, aprofundando-se em temas como o conceito de “meritocracia” nas organizações e nas sociedades, em um estudo comparativo do entendimento desse conceito em algumas sociedades, a brasileira, inclusive.

  • D.

    Em “O Processo Civilizatório”, Darcy Ribeiro defende que o conceito básico subjacente às teorias de evolução sociocultural é o de que as sociedades humanas, no curso de longos períodos, experimentam dois processos simultâneos e mutuamente complementares de autotransformação: um deles responsável pela diversificação; e o outro, pela homogeneização das culturas.

  • E.

    A Utopia Urbana, de Gilberto Velho, é fruto de sua tese de mestrado. Fortemente influenciado pela etnografia, por trabalhos como Os Argonautas do Pacífico e Os Nuer, o autor, a partir do interesse em como se comportavam as camadas médias urbanas, empreendeu um trabalho pioneiro no Brasil, de aplicação do método antropológico ao estudo do meio urbano.

A respeito do social e do cultural como categorias do estudo da Atropologia, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.

I Dado o fato de que a cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (por meio de sua projeção e materialização em objetos), ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza em um conjunto de práticas concretas e visíveis.

II Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa haver sociedade sem cultura.

III Ter tradição não significa, necessariamente, vivenciar as regras de modo consciente, colocando-as dentro de uma forma qualquer de temporalidade.

IV Não se pode afirmar que sociedades sem tradição sejam sistemas coletivos sem cultura.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Acerca das características do aparato legal-burocrático que define as relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Segundo a Constituição Federal, em face da natureza específica das culturas e das sociedades indígenas, os grupos indígenas necessitam de proteção do Estado e, por isso, não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.

  • B.

    característica das leis que dizem respeito aos direitos dos índios é que elas são leis feitas pelos nãoíndios para definir os direitos dos índios.

  • C.

    A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.

  • D.

    Um dos pressupostos dos preceitos constitucionais sobre os direitos dos povos indígenas é o de que a terra é, para estes grupos, muito mais do que simples meio de subsistência.

  • E.

    A Constituição Federal reconhece aos índios os direitos relacionados a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.

IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.

V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Acerca de conceitos centrais da Antropologia, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pode-se dizer que, segundo a visão antropocêntrica, a própria sociedade é o centro da humanidade.

  • B.

    O costume de discriminar aqueles que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado mesmo dentro de uma mesma sociedade.

  • C.

    O conceito de cultura defendido por Clifford Geertz, em “A Interpretação das Culturas”, é essencialmente semiótico. O autor acredita, como Marx Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumindo a cultura como sendo essas teias e a sua análise.

  • D.

    Segundo Roberto DaMatta, a iniciação na Antropologia Social pelo chamado trabalho de campo aproxima-se muito do movimento que caracteriza os rituais de passagem.

  • E.

    O etnocêntrico tende a considerar categorias, normas e valores de sua sociedade como parâmetro aplicável a todas as demais.

A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Em “Carnaval, Malandros e Heróis”, DaMatta sustenta que o Carnaval é um ‘rito sem dono’, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ‘ricos’ que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.

II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da “casa”, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do “Você sabe com quem está falando?”

III Para DaMatta, o uso do chamado “jeitinho brasileiro” acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.

IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

A observação participante

  • A.

    deve ser considerada um método de pesquisa.

  • B.

    é uma técnica complexa que tem outras subsidiárias.

  • C.

    é adotada pelo pesquisador que não se envolve na vida da comunidade pesquisada.

  • D.

    é uma técnica somente aprendida e apurada teoricamente.

  • E.

    é adotada pelo pesquisador dogmático.

A entrevista parece ser uma técnica de pesquisa muito simples, mas requer uma arte em sua condução. Podendo ser classificada em: entrevista livre, fechada, repetida e aprofundada. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A entrevista fechada foi proposta por Lazers-feld.

  • B.

    A entrevista repetida é a mais utilizada pelos antropólogos.

  • C.

    A entrevista aprofundada é realizada com um plano simples sem respeito à ordem das perguntas.

  • D.

    A entrevista livre é realizada por meio de questionários.

  • E.

    A entrevista livre pode ser subdividida em: organizada e não organizada.

Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A crítica pós-moderna se caracteriza propriamente como uma avaliação epistemológica da ciência antropológica. Na verdade o objeto dessa crítica referese muito mais aos conceitos ou leis utilizados pela antropologia do que à pratica discursiva etnográfica.

  • B.

    A crítica pós-moderna considera o conhecimento etnográfico como resultado de situações de diálogo entre subjetividades concretas que interagem em condições sobredeterminadas de contato e de negociação de sentido. Ou seja, o texto etnográfico, ao privilegiar a voz do antropólogo, tende a não anular as outras vozes.

  • C.

    Observando os antropólogos pós-modernos em sua prática de pesquisa, constata-se que as preocupações desses etnógrafos (ou "meta-etnógrafos") não recaíram sobre questões relativas ao próprio processo de produção do conhecimento antropológico.

  • D.

    Foi a partir do final dos anos 70 que os horizontes da crítica antropológica foram redirecionados, possibilitando a reflexão dos antropólogos pósmodernos, os quais, acostumados a ver as culturas como texto e a antropologia como sua interpretação, passaram a tomar o próprio texto etnográfico como objeto de interpretação.

  • E. Para os autores pós-modernos tanto a crítica às descrições culturais fechadas presentes na etnografia clássica,quanto às descrições culturais densas da escola interpretativa não podem ser entendidas como subsídio para uma avaliação da própria natureza do fazer etnográfico.

A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os métodos e técnicas antropológicos estão relacionados com a orientação teórica empregada.

  • B.

    Os postulados teóricos e o conjunto de técnicas são independentes entre si.

  • C.

    O método funcionalista não contradiz o método histórico-cultural.

  • D.

    As variações metodológicas não interferem na escolha do que investigar na vida dos povos.

  • E.

    O elenco das técnicas, quando pensamos o trabalho de campo, é totalmente diferente de uma teoria para outra.

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