Questões de Antropologia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assim como na maioria das ciências, os antropólogos, ao realizarem suas pesquisas, filiam-se a determinadas escolas buscando uma coerência teórica. Esse fato permite a compreensão e verificação do crescimento da ciência antropológica ao longo do tempo. Nesse sentido, pode-se dizer que os evolucionistas do século XIX, baseados nas idéias de Darwin, defendiam a tese de que a sociedade humana passara pela mesma sucessão de estágios em toda a parte do mundo, até atingir a perfeição da sociedade inglesa do século XIX. Esse entendimento de superioridade da Inglaterra vitoriana, sobre as demais culturas, é denominado:

  • A.

    Evolucionismo.

  • B.

    Etnocentrismo.

  • C.

    Empirismo.

  • D.

    Exclusivismo.

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Rejeitando os pressupostos evolucionistas que diziam ser as similaridades culturais resultado de algumas causas básicas e subjacentes, uma vez que a mente humana reagia de modo semelhante quando confrontada com situações ambientais similares, a escola americana de antropologia, do século XIX, propõe que as similaridades culturais podem ser produto de diferentes fatores históricos, ambientais e psicológicos. Portanto, traços de cultura similares análogos entre povos distantes, poderiam indicar uma fonte histórica comum, mas de origem independente, sendo o método indutivo o melhor caminho para compreender tais questões. O defensor dessas idéias é:

  • A.

    Leslie White.

  • B.

    Lewis Henry Morgan.

  • C.

    Franz Uri Boas.

  • D.

    Edward Burnett Tylor.

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Uma das referências mais constantes na bibliografia antropológica atual é Clifford Geertz. Antropólogo americano, enquadrado por alguns como um antiteórico, que propõe a busca de relações sistemáticas entre fenômenos diversos e não identidades substantivas entre fenômenos similares. Criador da teoria interpretativista, sugere que:

  • A.

    ao estudar um grupo social deve-se manter uma postura etnocêntrica.

  • B.

    estudar a cultura é examiná-la em momento único na história, ou como algo existente fora da história.

  • C.

    estudar a cultura de um dado contexto social é estudar o significado dos símbolos partilhados pelos seus integrantes

  • D.

    o estudo de grupos sociais deve ser desenvolvido de modo sincrônico.

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Entre os expoentes da escola inglesa de antropologia destaca-se como etnógrafo Bronislaw Gaspar Malinowski. Segundo ele, o etnógrafo deve analisar com seriedade e moderação todos os fenômenos que caracterizam cada aspecto da cultura nativa, sem privilegiar aqueles que lhe causam admiração ou estranheza em detrimento dos fatos comuns e rotineiros. Deve, ao mesmo tempo, perscrutar a cultura nativa na totalidade dos seus aspectos. A lei, a ordem e a coerência que prevalecem em cada um desses aspectos são as mesmas que os unem e fazem deles um todo coerente. O etnógrafo, por exemplo, que se propõe a estudar apenas religião, ou somente a tecnologia, ou exclusivamente a organização social, estabelece um campo de pesquisa artificial e acaba por prejudicar seriamente o seu trabalho. Diante do exposto, fica clara a posição do autor no que concerne à concepção de cultura como:

  • A.

    resultado de aspectos históricos ou temporais.

  • B.

    um signo lingüístico.

  • C.

    um todo funcionalmente integrado.

  • D.

    satisfação de necessidades sociais.

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Aplicando estrutura como conceito básico, a escola inglesa de antropologia considera a sociedade, e não a cultura, como uma disposição ordenada de partes, sendo o trabalho do antropólogo descobrir e explicar esta ordenação. Buscando esse entendimento, dentre seus teóricos, Alfred Reginald Radcliffe-Brown elabora analogias entre os sistemas biológicos e os organismos sociais, compreendendo por integração social a:

  • A.

    função da cultura de unir seres humanos individuais em estruturas mais ou menos estáveis, de tal sorte que a vida social ordenada fosse viável.

  • B.

    satisfação das necessidades biológicas dos indivíduos.

  • C.

    identidade cultural.identidade cultural.

  • D.

    reprodução cultural.

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Entre as orientações teóricas antropológicas, a escola estruturalista desenvolveu-se paralelamente ao funcionalismo. Considerada como superteoria, nem por isso deixa de ter seus pontos vulneráveis que suscitam críticas e questionamentos. Entre suas características e pressupostos básicos está:

  • A.

    uma visão diacrônica e sistêmica da cultura.

  • B.

    uma visão sincrônica e sistêmica da cultura.

  • C.

    o foco centrado no progresso.

  • D.

    o método histórico.

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A antropologia estrutural, buscando melhor perceber as estruturas mentais inconscientes básicas das sociedades, classifica as culturas em quentes e frias. Considerando a intrinsidade das sociedades e culturas humanas, é correto afirmar que as sociedades de cultura fria seriam:

  • A.

    aquelas com aparência harmônica e resistente a mudanças em suas culturas.

  • B.

    históricas, complexas, industrializadas, afetadas pela civilização e pelo progresso, estando cada vez mais distantes da ordem natural e apresentando aparência de desarmonia e desordem.

  • C.

    sociedades simples, afetadas pela civilização.

  • D.

    todas aquelas sociedades não afetadas pela civilização e pelo progresso.

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Após a publicação, em 1922, da obra "Os argonautas do pacífico ocidental" de Bronislaw Gaspar Malinowski, a Antropologia, no limiar do século XX, começou a abandonar a postura evolucionista. Um novo marco metodológico surge, ficando patente a:

  • A.

    não exigência de trabalho de campo.

  • B.

    importância do trabalho de campo ou pesquisa de campo, como modo característico de coleta de novos dados para a reflexão teórica.

  • C.

    pouca relevância ao trabalho de campo.

  • D.

    total exclusão do trabalho de campo.

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Qual a denominação dada ao grupo de indivíduos que se identificam por compartilhar elementos culturais ou raciais comuns e, ao mesmo tempo, implicando um sentimento de distinção em relação aos outros grupos?

  • A.

    Grupo social.

  • B.

    Grupo comunitário.

  • C.

    Movimento social.

  • D.

    Grupo étnico.

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Marcel Mauss, em sua obra: "Ensaio sobre a dádiva; forma e razão de troca nas sociedades arcaicas" (1974), apresenta uma complexa argumentação para uma de suas teses mais famosas: a teoria da reciprocidade. Nesta obra, o autor trabalha com o conceito de sistema de prestações totais, cujo significado é:

  • A.

    Prestações e contra-prestações feitas de uma forma voluntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, rigorosamente obrigatórias, sob pena de guerra privada ou pública.

  • B.

    Prestações e contra-prestações feitas de uma forma involuntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, não obrigatórias, já que se tornam necessárias para o consenso social.

  • C.

    Somente prestações feitas de forma voluntária e sem o caráter obrigatório da contra-prestação.

  • D.

    Somente contra-prestações na forma de presentes e regalos, mas que, no fundo, apresentam um caráter involuntário.

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