Questões de Arquitetura

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O layout de um escritório será elaborado em CAD utilizando- se uma biblioteca disponibilizada pelo fornecedor dos móveis já adquiridos, na qual são associados atributos a cada tipo de móvel, incluindo-se um código individualizado. Para quantificação dos itens de mobiliário em um desenho produzido em AutoCADTM, poder-se-á utilizar

  • A. a inserção da legenda predefinida da biblioteca, os comandos cut e paste para inserção do mobiliário e extract, com seleções múltiplas.
  • B. a inserção de blocos correspondentes a cada móvel, que permitirá extrair os quantitativos a partir dos atributos diferenciados.
  • C. o comando array, que define uma matriz no desenho na qual os atributos correspondem a quantidades definidas.
  • D. o comando explode que, após a inserção do mobiliário no desenho, liberará os atributos para exportação para uma planilha de cálculo.
  • E. a inserção da biblioteca no desenho, seguida do emprego do comando explode para individualizar os móveis.

A respeito do desenho técnico, dos programas CAD e de suas aplicações práticas, assinale a opção correta.

  • A. Os polígonos fechados podem ser transformados em faces por renderização, por meio da técnica de bitmaps.
  • B. Por serem os programas CAD vetoriais em três dimensões, o resultado do traçado de uma planta-baixa, por exemplo, não é, a rigor, um desenho, mas um aramado tridimensional em um único plano (coordenadas de altura iguais a zero).
  • C. A função primordial dos programas CAD é a de gerar modelos 3-D que permitam obter automaticamente as vistas ortográficas do desenho técnico.
  • D. Com a utilização dos recursos de espessura de linha, é possível diferenciar, claramente, na tela do computador, as linhas de contorno, as linhas de construção as auxiliares e de cota do desenho técnico.
  • E. O recurso de desenho de círculos por quatro pontos permite o traçado de quadrados de arestas tangentes com a máxima precisão.

No planejamento e controle de custos de uma obra, a chamada Curva ABC é utilizada para

  • A. identificar os itens de maior impacto sobre os custos da obra, seja devido à quantidade utilizada, seja ao seu custo unitário.
  • B. programar e controlar o andamento da obra a partir da previsão e controle dos consumos acumulados de mão de obra, que são representados pela curva.
  • C. analisar a relação benefício-custo, identificando os aspectos de maior custo social (externalidades negativas) da obra.
  • D. programar e controlar o andamento da obra a partir da previsão e controle dos desembolsos acumulados, que são representados pela curva.
  • E. analisar (analysing), orçar (budgeting) e controlar (controlling) os aspectos de maior custo ambiental negativo da obra.

São parte do BDI – Benefícios e Despesas Indiretas

  • A. o custo de mobilização e desmobilização do canteiro e a administração local da obra.
  • B. os custos trabalhistas que não são pagos diretamente ao trabalhador – como as contribuições previdenciária e ao Sistema ‘S’.
  • C. a administração local da obra e os seguros de responsabilidade civil e contra terceiros.
  • D. o lucro da empresa contratada e as despesas com seu escritório central.
  • E. as despesas com o escritório central da empresa contratada e o custo de mobilização e desmobilização do canteiro.

Dentro das definições sobre a forma como uma linha de tráfego atende a cada uma das funções relacionadas ao transporte urbano, assinale a alternativa que se encaixe corretamente.

I. A que opera basicamente em grandes corredores, com elevada demanda e atendendo às funções de transporte.

II. A que opera nas vias secundárias tendo como funções coletar os usuários e conduzi-los para as linhas tronco e distribuí-los em sentido inverso, atendendo à função de captação/distribuição.

III. É a linha que executa ambas as funções (captação, distribuição e transporte), conduzindo o usuário sem necessidade de integração operacional (transferência compulsória).

IV. É a linha que presta um serviço complementar ao transporte básico da população, cuja função é atuar como indutora na mudança de hábitos da população, estimulando um maior uso do transporte público. Para tanto, tem veículos dotados de equipamentos especiais, apresenta capacidade limitada ao número de passageiros sentados e em geral tem tarifas mais elevadas que as demais.

  • A. [I] Troncal; [II] Alimentadora; [III] Convencional; [IV] Seletiva.
  • B. [I] Troncal; [II] Alimentadora; [III] Seletiva; [IV] Secional.
  • C. [I] Troncal; [II] Seccional; [III] Alimentadora; [IV] Seletiva.
  • D. [I] Seletiva; [II] Alimentadora; [III] Convencional; [IV] Troncal.

As LINHAS componentes de uma rede de transporte público devem ser planejadas a partir das características dos usuários da sua área de influência específica. De acordo com a abrangência administrativo institucional relacionada com o poder concedente, as linhas podem ser classificadas como descrito a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:

  • A. Suburbanas, quando interligam dois ou mais municípios conurbados. Além deste fato, existe normalmente no Brasil, uma jurisdição especifica para os meios de transporte que tem o eu sistema viário próprio como e o caso das ferrovias de subúrbios e trens metropolitanos cuja jurisdição é federal ou estadual. Outros pontos da área urbana (bairros ou setores).
  • B. Radiais Envolventes, são aquelas com características de abrangência entre áreas conturbadas e áreas comuns, tendo como premissa a inserção de corredores de ônibus e tráfego segregado.
  • C. Circulares, são as linhas que tem um itinerário perimetral a uma região (área central, por exemplo) percorrendo-o num único sentido e com apenas um ponto terminal (e de controle operacional), atendendo a função de captação/distribuição principalmente para os deslocamentos em áreas densas (centro) ou rarefeitas (novos loteamentos).
  • D. Diametrais (ou Transversais), são aquelas que interligam dois bairros passando ou tangenciando a área central.

Abaixo se encontram algumas medidas para projetos de melhoria no tráfego que não exigem intervenção física na via, exceto pelo que se lê na alternativa:

  • A. Reversibilidade das pistas.
  • B. Colocação de passagem de nível.
  • C. Canalização de correntes de tráfego.
  • D. Restrições de conversão esquerda/direita.

O perfil da demanda de usuários de transportes deve ser cuidadosamente estudada para que o município ofereça, por meio de parceiras, leis e fiscalizações um serviço de excelente qualidade. Nos estudos desenvolvidos devese observar os padrões de deslocamentos. Um exemplo são aqueles que se repetem de forma sistemática, tais como a interação casa-trabalho ou casa-escolacasa. Esses deslocamentos têm padrão praticamente constante no decorrer do tempo, variando apenas a intensidade em função da própria ocupação urbana da área de influência da linha; como característica marcante dos mesmos, pode-se destacar a sua elevada concentração em pequenos intervalos de tempo (no início da manhã e final da tarde) correspondendo aos horários de início e final do expediente de trabalho (ou de horários letivos) e caracterizando “períodos de pico”. Este exemplo nos mostra o que chamamos no jargão comum de:

  • A. Deslocamentos Pendulares.
  • B. Deslocamentos Amortecidos.
  • C. Deslocamentos Intracelulares.
  • D. Deslocamentos Pontuais.

O volume de uma esfera de 3 metros de diâmetro está corretamente descrito na alternativa:

  • A. 63,62 m3.
  • B. 113,01 m3.
  • C. 7,95 m3.
  • D. 14,18 m3.

O conforto térmico é um dos responsáveis pela qualidade ambiental das edificações, podendo ser alcançado através da aplicação do brise-soleil como elemento de controle solar. Sobre os brise-soleil, considere as seguintes afirmativas:

1. Têm a função de impedir que a incidência da radiação solar direta atinja as superfícies verticais da edificação, principalmente as transparentes, interceptando os raios solares.

2. A redução do aporte de calor nas superfícies opacas é significativa.

3. Para o dimensionamento de um brise-soleil, é necessária a definição do período (dias e horas) de proteção desejável.

4. O brise vertical é mais indicado para incidências oblíquas em relação à fachada, além de proteger aberturas orientadas para norte com maior eficiência.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
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