Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à evolução urbana e ao patrimônio cultural e ambiental arquitetônico, julgue o item seguinte.
Há semelhanças entre as bases conceituais dos instrumentos promotores do desenvolvimento urbano e os instrumentos promotores da preservação do patrimônio histórico e ambiental, visto que ambos os instrumentos propõem a preservação do direito de propriedade.
Arquitetura - Orçamento e Fiscalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à execução e fiscalização de obras, à elaboração de orçamentos e à responsabilidade técnica profissional, julgue os itens que se seguem.
Em edificações com estrutura isostática e altura superior a cinquenta metros, dispensa-se o uso de juntas de dilatação.
Arquitetura - Orçamento e Fiscalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à execução e fiscalização de obras, à elaboração de orçamentos e à responsabilidade técnica profissional, julgue os itens que se seguem.
As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto executivo aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório, e quando existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.
Arquitetura - Orçamento e Fiscalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na figura e nos dados mostrados acima, julgue os itens subsequentes.
No revestimento do piso do banheiro mostrado na figura abaixo, foram usadas 24 peças inteiras de 30 cm × 30 cm e 4 peças cortadas. Se as peças fossem assentadas a 45°, as perdas seriam maiores, pois seriam assentadas apenas 16 peças inteiras.
Visando maior aproveitamento dos ventos predominantes de uma determinada implantação, o que garantiria, neste caso, um maior conforto ambiental para o edifício, é válida a seguinte observação:
Quando telas protetoras contra insetos forem utilizadas, as aberturas deverão ser dimensionadas de tal maneira que as áreas das janelas sejam reduzidas segundo a direção e a velocidade do vento incidente.
A abertura de entrada de ar deverá estar alocada na zona de baixa pressão (fachada protegida do vento), enquanto a de saída se situará na zona de alta pressão (fachada que sofre a incidência do vento).
O sistema de ventilação deverá ter necessariamente uma abertura de entrada de ar e uma de saída.
A ventilação mais adequada é aquela na qual o fluxo de ar penetra na habitação pela área de serviço, saindo pelo espaço de estar e dormitórios.
Quanto menor for o ângulo entre o plano de abertura de entrada de ar e a direção do vento, maior será o conforto.
São grandezas fotométricas relativas à Iluminação natural:
Contraste, Fluxo Luminoso e Temperatura de Cor.
Luminância, Contraste e Fluxo Energético.
Iluminância, Luminância e Temperatura de Cor.
Luminância, Contraste e Fluxo Luminoso.
Iluminância, Luminância e Contraste.
o Esquema 1 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes, enquanto o Esquema 2 resulta em proteção da radiação solar, com prejuízo da ventilação natural.
o Esquema 1 resulta em proteção da radiação solar, sem prejuízo da ventilação natural, enquanto o Esquema 2 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes.
o Esquema 1 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes, enquanto o Esquema 2 resulta em proteção da radiação solar, sem prejuízo da ventilação natural.
o Esquema 1 resulta em proteção da radiação solar, com prejuízo da ventilação natural, enquanto o Esquema 2 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes.
os Esquemas 1 e 2 resultam em proteção da radiação solar, porém o Esquema 2 apresenta prejuízo da ventilação natural.
condensador − evaporador − expansão indireta.
evaporador − condensador − expansão indireta.
condensador − evaporador − expansão direta.
evaporador − condensador − expansão direta.
evaporador − condensador − sistema Split.
A respeito de conforto térmico, assinale a opção correta.
Em climas secos (desérticos ou semidesérticos), em que a temperatura é elevada, o uso de pouca roupa garante condições mais confortáveis para os indivíduos.
Temperatura basal, temperatura radiante média, umidade relativa e velocidade do ar são parâmetros de conforto térmico referentes ao ambiente em que o indivíduo se encontra.
A ventilação ajuda a remover, por condução, o calor gerado pelo corpo. Ao retirar o ar saturado próximo da pele, o movimento do ar facilita a evaporação do suor e o resfriamento do corpo.
É possível avaliar a condição de conforto térmico de um ambiente por meio da temperatura efetiva (te), em °C, calculada em função, exclusivamente, da temperatura de bulbo seco.
A sensação de bem-estar ou de conforto térmico pressupõe que o resultado das trocas de calor entre o corpo humano e o ambiente obedeça à relação M ± C ± R ± Cv ! E = 0, em que M é o metabolismo, C, a condução de calor, R, a radiação, Cv, a convecção e E, a evaporação.
Na figura I, II representa uma tomada alta.
Na figura I, a previsão de cargas na sala é de 800 VA e, na cozinha, de 5.300 VA.
As especificações marcadas com V e VI, na figura II, correspondem, respectivamente, ao tubo de queda e ao esgoto secundário.
As especificações marcadas com III, IV e VII, na figura II, correspondem, respectivamente, à coluna de ventilação, ao ramal de ventilação e aos ramais de descarga.
Na figura I, I representa um interruptor a média altura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...