Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A essência do planejamento e gerenciamento em projetos e obras é
er uma técnica de previsão.
ser determinístico.
evitar o improviso.
ser uma projeção do passado.
ser um processo para a antecipação de decisões.
Para os urbanistas atuais, existe uma necessidade essencial de devolver a cidade aos seus usuários. A ________ é uma extensão da casa. Assinale a alternativa correta, que completa a lacuna.
Praça;
Calçada
Cidade;
Rua;
Mata.
Observe abaixo desenhos e imagens da Midiateca de Sendai (1995-2000), Japão, uma das mais importantes obras do arquiteto Toyo Ito.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, trata-se de
uma atmosfera dinâmica, lugar do fluir do mundo eletrônico sem maior correlação com a natureza.
uma arquitetura feita à medida, fechada, para um programa específico que inclui galeria de arte, biblioteca, centro de imagem audiovisual.
um hardware arquitetônico contemporâneo com clara separação entre programa, circulação e infraestrutura.
substituição dos tradicionais pilares por tubos em forma de árvores com exclusiva função estrutural.
uma proposta simples e conceitual que consiste em três elementos: placa, tubo e pele.
O projeto básico para execução de obras públicas deve apresentar
a identificação dos tipos de serviços a serem executados, a fim de assegurar os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução.
Para a elaboração de um projeto, o arquiteto necessita de um conjunto de informações técnicas (dados, desenhos e documentos) imprescindíveis ao desenvolvimento do mesmo. O programa de necessidades deve, necessariamente, preceder o início do projeto, sendo composto tanto por informações fornecidas pelo cliente, quanto por pesquisa realizada pelo arquiteto. Esse programa, geralmente, descreve
a finalidade da obra, o objetivo do cliente, o sistema construtivo e os materiais, os recuos e afastamentos legais, e o quadro geral das áreas a serem construídas e das áreas livres.
a finalidade da obra, os documentos e as especificações que permitam caracterizar a solução desejada, os croquis, e os estudos da viabilidade econômico − financeira.
o objetivo do cliente, os elementos e dados que permitam aferir a viabilidade técnico − legal arquitetônica do projeto, e o quadro geral das áreas a serem construídas.
o objetivo do cliente e as finalidades da obra, os padrões de construção e acabamento, os acessos, a posição e orientação da edificação e os principais elementos arquitetônicos solicitados.
a finalidade da obra, as atividades que irá abrigar, os dimensionamentos, os padrões de qualidade da construção e acabamentos, os prazos e os recursos disponíveis para a execução.
Uma tubulação situada a 2,00 m abaixo do nível de um reservatório enche uma caixa d'água de 3.600 litros, com uma vazão de 0,25 litros/segundo. Quanto tempo é necessário para encher essa caixa d'água?
2 horas.
9.000 segundos.
180 minutos.
14.400 segundos.
O sistema estrutural em cabos indicado abaixo é denominado sistema
paralelo plano, com estabilização por protensão.
paralelo plano, com estabilização por meio de contra cabos.
simples paralelo, com estabilização por meio do peso da cobertura.
simples espacial, com estabilização por suspensão.
paralelo espacial, com estabilização por meio de contra cabos.
Além da função estética, os antigos gregos trabalharam seus pilares e colunas, aperfeiçoando-os sempre conforme a visão da época. Existia um elemento que possuía uma função extra, compondo esses pilares. Qual era esse elemento e sua respectiva função:
Friso e economia;
Blocos e montagem;
Caneluras e deslizamento da água da chuva;
Embasamento e estabilidade;
Fuste e identidade.
Observe abaixo desenhos e imagens do Teatro Cultura Artística (1942-43), São Paulo, SP, do arquiteto Rino Levi.
Considerando a obra ilustrada, o contexto em que ela estava inserida e a cultura técnica e artística de seu autor, constata-se que:
I. a sala principal desenvolve o tema das paredes, pisos e teto em curvatura paraboloide, com o objetivo de melhor difusão do som.
II. se trata de arquiteto do grande traço, cujo trabalho também se legitima em um discurso exterior à arquitetura, das artes plásticas, nesse caso.
III. à época, não havia recursos técnicos suficientes para o desenvolvimento de uma sala de concertos com excelência em acústica.
IV. aproveitando o desnível da parte superior da plateia, o foyer, no primeiro pavimento, torna-se um posto de observação da cidade.
É correto o que consta APENAS em
II e III.
I e IV.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.
os edifícios foram concebidos para o sistema tradicional de construção, embora com uso rigoroso de estrutura modular.
o arquiteto desenvolveu um projeto racionalizado, com componentes pré-fabricados.
o projeto, devido à tecnologia disponível na época, valeu-se apenas de alguns componentes industrializados: vigas, consolos e escadarias.
a liberdade da arquitetura de Niemeyer permanece vinculada à construção tradicional, impedindo projetos racionalizados.
o emprego racionalizado tanto de painéis leves em argamassa armada quanto do sistema viga-pilar-laje, evidencia-se nessa obra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...