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Antes da elaboração do projeto de arborização, além da consulta aos órgãos competentes, é necessário levantar as características da via (local, expressa, secundária, principal), o recuo das edificações, as instalações, equipamentos e mobiliários urbanos aéreos. O plantio não oferece riscos às instalações e equipamentos subterrâneos (redes de infraestrutura), situados a uma maior profundidade.
As espécies adequadas para plantio no logradouro público devem estar adaptadas ao clima, ter porte adequado, forma e tamanho de copa compatíveis com o espaço disponível. Em volta das árvores adota-se área permeável − canteiro, faixa ou piso drenante − que permita a infiltração de água e a aeração do solo.
As espécies não devem conter princípios tóxicos perigosos, apresentar rusticidade, ter sistema radicular que não prejudique o calçamento e não ter espinhos. É bastante aconselhável evitar espécies que necessitem de poda frequente, assim como aquelas que tenham cerne frágil ou caule e ramos quebradiços ou que sejam suscetíveis ao ataque de agentes patogênicos.
Para o plantio de árvores em vias públicas, deve-se observar as larguras mínimas adequadas dos passeios, tanto nos locais onde não é obrigatório o recuo das edificações em relação ao alinhamento, como onde esse recuo for obrigatório. O posicionamento da árvore não dever obstruir a visão dos usuários em relação a placas de identificação e sinalizações preexistentes, para orientação ao trânsito.
Sob rede elétrica, é recomendável apenas o uso de árvores de pequeno porte. Na necessidade eventual do plantio de árvores de grande porte, orienta-se que a muda não seja plantada no alinhamento da rede, mantendo defasagem apropriada e que a copa das árvores seja conduzida precocemente, através do trato cultural adequado, acima dessa rede.
Assim como as fases em uma obra, o projeto também se divide em várias etapas. A fase do projeto em que são representadas todas as informações técnicas necessárias à elaboração do orçamento e da obra, contendo os detalhes construtivos de paredes, esquadrias e todas as demais especificações, é a chamada fase de projeto:
legal.
de construção.
final
básico.
executivo.
A etapa de desenvolvimento do projeto de arquitetura na qual as informações técnicas produzidas são sucintas e suficientes para a caracterização geral da concepção adotada, incluindo indicações das funções, dos usos, das formas, das dimensões, das localizações dos ambientes da edificação, bem como de quaisquer outras exigências prescritas ou de desempenho, é denominada de
partido.
anteprojeto.
projeto básico.
projeto executivo.
estudo preliminar.
Qual antiga organização nacional que absorveu os poderes legais sobre o exercício da profissão com a saída dos arquitetos do CREA?
CONFEA;
UIA;
IAB;
CIAM;
CAU.
Arquitetura - Sistemas Construtivos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A figura abaixo ilustra alguns tipos de patologias em estruturas de concreto armado e paredes de alvenaria passíveis de ocorrer em construções.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as patologias indicadas na figura, suas causas e soluções.
A patologia indicada pelo no 4 consiste em fissuras provocadas pela flexão composta (flexocompressão). Para evitá-las, deve-se aumentar a taxa de aço na parte superior da viga e aumentar a relação água/cimento.
As fissuras de no 6 e 7 indicam o superdimensionamento de vergas e contravergas das aberturas que causam sobrecarga nas fiadas da alvenaria. Neste caso, eliminam-se as vergas e contravergas.
As patologias de no 1 e 2 são chamadas de fissuras de assentamento plástico e são causadas pelo número insuficiente de estribos em pontos críticos dos pilares.
A patologia de no 5 é denominada fissuras por dessecamento superficial e é causada pela água exsudada. O procedimento para evitar tal patologia é concretar as lajes em dias de alta temperatura, baixa umidade do ar e muito vento.
As fissuras indicadas pelo no 3 são causadas quando as tensões principais de tração atuantes na flexão da viga atingem a resistência à tração do concreto. Para evitá-las, deve-se dimensionar corretamente a armadura destinada a resistir completamente à flexão.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.
Os princípios da arquitetura clássica, desenvolvida na Grécia Antiga, expressam-se de acordo com as cinco ordens: dórica, jônica, coríntia, toscana e compósita; esta última ordem, que foi desenvolvida pelos gregos, consiste em um estilo misto caracterizado pela inserção, no capitel, das volutas do jônico e as folhas de acanto do coríntio.
Acerca de desenho arquitetônico, julgue os itens a seguir.
Os desenhos em planta baixa e em elevação e a perspectiva de um ponto de fuga caracterizam as projeções ortográficas.
O solo que apresenta apenas a coesão necessária para formar, quando seco, torrões facilmente desagregáveis pela pressão dos dedos, com as suas propriedades dominantes devidas à parte constituída pelos grãos de diâmetro máximo e mínimo entre 0,005 mm e 0,05 mm, denomina-se
argila.
areia grossa.
silte.
areia média.
turfa.
A concepção de que um desenho arquitetônico deve responder ao entorno ou estar relacionado com seu contexto, integra as discussões sobre a arquitetura. Está correto o que se afirma em:
À ideia de lugar, cujo significado é mais restrito e particular, contrapõe-se a noção de contexto, que entra para o léxico arquitetônico a partir da década de 80, com o propósito de ampliar as condicionantes e estratégias que embasam o projeto.
A reação negativa ao contexto, especialmente em localizações urbanas, caracteriza as preocupações pós-modernas, empenhadas em defender a completa liberdade de criação, face às limitações de vocabulário da arquitetura moderna.
A intenção de criar edifícios que fizessem parte integrante de seu contexto não encontra exemplos paradigmáticos na produção da arquitetura moderna dos grandes expoentes como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe.
No âmbito da arquitetura, a ideia de que conhecimento e experiência nascem em contextos culturais e físicos específicos foi mediada pelo crescente interesse pela fenomenologia, segundo a qual pessoas, coisas e edifícios são entendidos se vistos como totalmente integrados no mundo.
A atenção à cidade como depósito da memória cultural contribuiu menos ao desenvolvimento do conceito de contexto do que os movimentos de conservação e atenção ao patrimônio, em todo o mundo, e a redescoberta dos valores da arquitetura vernacular.
Em uma estrutura de concreto armado, as lajes maciças consomem grande quantidade de concreto. Considerando que a parte tracionada do concreto não trabalha, mas pesa, é possível eliminar, ao máximo, esse peso. Com o uso de formas, pode-se ter uma laje que apresente um espaço sem o concreto (vazio) e outro não (concreto e armadura). A esta laje, damos o nome de laje:
resistente.
rugosa
nervurada.
fracionada.
ociosa
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