Questões de Arquitetura

Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Julgue os itens subsequentes, relativos a orçamento, cronograma físico-financeiro e fiscalização de obras.

Sobre o total de um orçamento deve incidir uma porcentagem a título de BDI, que é composto de benefícios (B), incluindo o lucro dos diretores da empresa, e de despesas indiretas (DI), incluindo os custos administrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Na imagem do corrimão, a medida A dimensiona o distanciamento necessário para os dedos.

  • B.

    No lance com degraus, mede-se a altura do corrimão traçando-se uma vertical da ponta do degrau até o eixo do corrimão, distância que deve medir entre 1,00 m e 1,20 m.

  • C.

    As posições N1 e N4 são armações principais, pois se situam na zona de compressão da estrutura.

  • D.

    A posição N3 reforça a escada longitudinalmente com 20 barras.

  • E.

    A altura resistente (altura estática) da escada é maior que 20 cm, pois falta incluir a média da altura dos degraus.

Assinale a opção correta com relação à orçamentação de obras de edificações.

  • A.

    Despesas financeiras são consideradas custos indiretos.

  • B.

    O consumo de cimento das vigas de concreto constitui um custo indireto.

  • C.

    Despesas com energia elétrica na sede da construtora são considerados custos diretos.

  • D.

    Por serem desprezíveis, as despesas administrativas não integram o BDI.

  • E.

    Materiais incorporados ao produto são considerados custos fixos.

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

Croquis ilustrativos podem ser anexados em laudos de perícia técnica para auxiliar na descrição do objeto periciado, bem como dos problemas observados no transcorrer dos trabalhos periciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I e II.

De acordo com a lei pertinente, exercerá ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro agrônomo o profissional que

emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos dessas obras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos canteiros de obras para construção de edifícios, o arranjo mais adequado é o do tipo físico

  • A.

    funcional.

  • B.

    por processo.

  • C.

    linear.

  • D.

    celular.

  • E.

    posicional.

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

A análise e o exame prévios em um estudo de viabilidade de uma construção determinam a adequação financeira e técnica de um projeto proposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Rem Koolhas, fundador do OMA (Office for Metropolitan Architecture), um dos arquitetos contemporâneos cujo trabalho profissional e teórico exerce importante influência na prática e no pensamento arquitetônico dos últimos anos, é o autor da seguinte sentença:

“Em um edifício que ultrapassa um certo tamanho, a escala torna-se tão grandiosa e a distância entre o centro e o perímetro, ou núcleo e pele, torna-se tão imensa, que não se pode mais esperar que o exterior revele com precisão o interior.”

Considerando os conceitos fundamentais sobre arquitetura contidos nesta reflexão, constata-se:

I. Apesar da sugestão de novas possibilidades estéticas, mantém-se a disciplinada obediência ao “princípio da utilidade” e a regras simples do funcionalismo.

II. Rompe-se a relação humanista entre exterior e interior baseada na expectativa de que o exterior fará revelações e esclarecimentos sobre o interior.

III. Exterior e interior tornam-se projetos completamente autônomos e separados, a serem desenvolvidos independentemente, sem conexão aparente.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

É correto o que consta apenas em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...