Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.
A utilização da vegetação é um dos atributos de projeto para melhorar a qualidade dos aspectos bioclimáticos. Espaços arquitetônicos realizados em climas do trópico úmido, o posicionamento correto da vegetação, composta de arbustos e árvores de copas altas, permite a absorção da radiação solar e o esfriamento do ar que penetra no edifício.
A gestão das águas e dos resíduos sólidos envolve dois grandes fluxos com várias interfaces e mútuas interferências, ambos marcados, na maioria dos casos pela insustentabilidade que ainda afeta a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Entre as ações urbanas capazes de contribuir para a melhoria desse quadro tem-se
a conservação ou devolução da permeabilidade do solo em áreas consideráveis como, por exemplo, a recuperação de faixas marginais de proteção de canais e rios e a criação de bacias naturais de acumulação.
a elevação dos pontos de absorção de águas, correlacionada à impermeabilização de extensas superfícies urbanizadas, como forma de conter as inundações e desabamentos.
a retificação e a canalização de rios e canais para permitir a aceleração da velocidade das águas que, retiradas de determinados pontos, tendem a se represar em outro, mais adiante, com maior intensidade.
o controle do destino final dos resíduos sólidos associados a uma eficiente coleta e transporte do lixo para aterros sanitários bem geridos, como alternativa mais eficaz que a reciclagem e o reaproveitamento de certos resíduos.
o controle da poluição das redes pluviais e dos cursos dágua pela implantação de um sistema de bypass nas redes de esgoto com relação às estações de tratamento dos resíduos domésticos e industriais.
No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.
O processo de transferência de calor por condução caracteriza-se pela transmissão de calor por meio de um fluido em movimento, como o ar. Em um espaço cujas paredes não são adequadas do ponto de vista térmico, o ar, em contato com a parede exterior, recebe calor na estação quente e o perde na estação fria.
Considere:
I. Cimento (CP III) ou cimento pozolânico (CP IV) para concretos moldados in loco ou usinados.
II. Cimento (CP I).
III. Materiais em conformidade com as normas PBQP-H, IPT ou INMETRO.
IV. Acabamentos com resinas plásticas-polivinil cloreto (PVC).
V. Produtos cujos fabricantes não pratiquem a informalidade.
Limita os impactos ambientais da construção o que consta APENAS nos itens
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
De modo geral, o estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ) reúne um conjunto de informações de referência, de informações técnicas que devem ser produzidas e de documentos técnicos a serem apresentados, tais como:
referência: levantamento de dados para arquitetura, programa de necessidades para a arquitetura, legislação municipal, estadual e federal pertinentes; informações técnicas: metodologia empregada, soluções alternativas (físicas e jurídicolegais); documentos técnicos: desenhos, esquemas gráficos, diagramas e histogramas, relatório.
referência: levantamento de dados para arquitetura, programa de necessidades para a arquitetura, leis, decretos, portarias ou normas, relativos aos diversos órgãos públicos ou companhias concessionárias de serviços; informações técnicas: cláusulas contratuais para a prestação de serviços do projeto de arquitetura, conclusões e recomendações; documentos técnicos: desenhos, histogramas e relatório.
referência: levantamento de dados para arquitetura, programa de necessidades para a arquitetura, sondagens de simples reconhecimento do solo; informações técnicas: metodologia empregada, legislação municipal, estadual e federal pertinentes, soluções alternativas (físicas e jurídico-legais), conclusões e recomendações; documentos técnicos: desenhos, esquemas gráficos, histogramas, relatório.
referência: levantamento de dados para arquitetura, programa de necessidades para a arquitetura, levantamento de dados obtidos pelas demais atividades técnicas; informações técnicas: metodologia empregada, soluções alternativas (físicas e jurídico-legais),conclusões e recomendações; documentos técnicos: desenhos, esquemas gráficos, diagramas e histogramas; relatório.
referência: levantamento de dados obtidos pelas demais atividades técnicas; informações técnicas: cláusulas contratuais para a prestação de serviços do projeto de arquitetura, soluções alternativas (físicas e jurídico-legais), conclusões e recomendações; documentos técnicos: desenhos, diagramas e histogramas, relatório.
No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.
A construção sobre pilotis, um dos cinco pontos da arquitetura modernista, proporcionou ganhos ao conforto térmico, uma vez que a elevação da construção do solo permite maior permeabilidade dos ventos, além do aumento da área de contato da envoltória da edificação com o ar externo.
Para implantação de um edifício no terreno, deve-se considerar os parâmetros urbanísticos de utilização do solo. Considere as situações e escolha a alternativa correta.
Dados: TO Taxa de ocupação. CA Coeficiente de aproveitamento. Gabarito de altura máxima da edificação (3 m/andar). at Área total construída.
A adoção do partido arquitetônico em função das características climáticas, além da forma mais apropriada, deve considerar:
fluxos de ventilação devido à ação do vento; amplitude da temperatura diária; orientação e dimensionamento das aberturas; localização dos diversos blocos no espaço físico; determinação das máscaras produzidas por obstruções externas às aberturas e indicação dos elementos externos de projeção da radiação solar (construções, vegetação, etc.).
amplitude da temperatura diária, fluxo de ar considerando a altura medida a partir da metade da altura da abertura de entrada de ar até a metade da abertura de saída de ar; orientação e dimensionamento das aberturas; determinação da sombra das edificações e determinação das máscaras produzidas por obstruções externas às aberturas.
fluxo de ar considerando a altura medida a partir da metade da altura da abertura de entrada de ar até a metade da abertura de saída de ar; orientação, disposição e dimensionamento das aberturas; trocas relativas à radiação solar e indicação dos elementos externos de projeção da radiação solar (construções, vegetação, etc.).
amplitude da temperatura diária, trocas relativas à radiação solar; fluxos de ventilação devido à ação do vento; orientação e dimensionamento das aberturas; determinação da sombra relativa projetada das edificações; coeficiente global de transmissão térmica e determinação das máscaras produzidas por obstruções externas às aberturas.
orientação e dimensionamento das aberturas; localização dos diversos blocos no espaço físico; determinação da sombra projetada das edificações; determinação das máscaras produzidas por obstruções externas às aberturas e indicação dos elementos externos de projeção da radiação solar (construções, vegetação, etc.).
No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.
Atualmente, diversos softwares auxiliam no estabelecimento de um eficiente desempenho bioclimático para os prédios. Contudo, em tempos anteriores, a carta solar apresentou-se como instrumental eficiente, cuja função era determinar os horários do dia e do ano em que o sol estaria presente em determinado sítio físico.
como a viga Vierendeel necessita que os nós sejam rígidos, é mais interessante o uso de materiais que facilitem a execução de vínculos rígidos, como o aço e o concreto armado moldado in loco.
no caso da viga Vierendeel de aço, a soldagem entre peças é uma maneira fácil de executar os vínculos, e as seções tubulares circulares são as ideais, embora também possam ser utilizados outros perfis.
a viga Vierendeel é uma estrutura com maior consumo de material mas, pela sua conformação, está sujeita a bem menos esforços, o que permite a abertura de vãos ao longo de sua extensão.
a execução das barras de uma viga Vierendeel de concreto armado requer um trabalho de forma fácil de executar, sendo esta uma das razões que justificam a maior escolha desse material.
os limites de utilização das vigas Vierendeel em relação aos vãos que pode vencer são bastante distintos em relação àqueles das vigas de alma cheia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...