Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas informações apresentadas na tabela acima, julgue os itens a seguir.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O famoso Palácio de Cristal foi projetado para abrigar a grande exposição ocorrida em 1851 no Hyde Parque de Londres. Com relação a essa obra, assinale a opção correta.
Após a grande exposição internacional, o Palácio de Cristal passou a abrigar uma importante estação de trem de Londres.
O método construtivo do Palácio de Cristal foi uma iniciativa pioneira em relação ao uso do concreto armado e de grandes vãos com painéis de vidro.
O Palácio de Cristal é considerado o marco inaugural da arquitetura moderna do século XX.
O engenheiro Gustave Eiffel foi o responsável pela elaboração do projeto do Palácio de Cristal.
O Palácio de Cristal foi uma construção temporária de grande vão, na qual o ferro foi utilizado como material construtivo.
As instalações dos sistemas de tubulações de esgotos sanitários de uma edificação devem ser projetadas de modo a
garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir a formação de gases e depósitos no interior do sistema, excluir vazamentos e impedir que os ramais de esgotos recebam despejos de mais de um ramal de descarga.
garantir o escoamento rápido de despejos, prever acessibilidade às tubulações para eventual desobstrução, não permitir vazamentos e impedir a formação de depósitos e escapamento de gases no interior do sistema.
garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir as perdas e contaminação de água potável e facilitar a manutenção e unificação dos sistemas de esgotos primários, secundários e águas pluviais.
impedir a contaminação da água potável, facilitar a manutenção, manter as inclinações mínimas de 2% nos trechos de diâmetro menor ou inferior a 75 mm e de 1% nos trechos de diâmetros iguais ou superiores a 100 mm.
impedir a contaminação de água potável, estabelecer a separação entre os ramais de esgoto primário e de águas pluviais, mantendo conexão direta entre os coletores secundários e o coletor público.
O barrilete é um conjunto de tubulações que se origina no reservatório. A esse respeito, considere as afirmações a seguir.
I - O barrilete pode ser concentrado ou ramificado.
II - O tipo concentrado tem a vantagem de abrigar os registros de operação em uma área restrita, além de possibilitar a criação de local fechado mas de maior dimensão.
III - O tipo ramifi cado tem custo elevado, possibilita uma quantidade maior de tubulações junto ao reservatório, os registros são menos espaçados, sendo colocados antes do início das colunas de distribuição.
IV - O tipo ramificado é mais econômico, possibilita uma quantidade menor de tubulações junto ao reservatório, os registros são mais espaçados, sendo colocados antes do início das colunas de distribuição.
É correto APENAS o que se afirma em
III
I e III
II e IV
I, II e III
I, II e IV
Considerando aspectos de projeto e especificação em edifícios, julgue os itens seguintes.
Para efeito de coordenação e para que haja conformidade de todas as atividades técnicas envolvidas no projeto, a concepção arquitetônica da edificação e seus componentes devem ser representados graficamente.
Levando em consideração as estruturas urbanas e conceitos de Kevin Lynch, descritos em seu Livro, A Imagem da Cidade, leia atentamente as afirmativas abaixo:
I. Em seu Livro, Lynch afirma que as pessoas no geral, entendem a cidade ao seu redor de maneira consistente e previsível, formando mapas mentais utilizando-se de cinco elementos principais: Vias/Caminhos, Limites/Barreiras, Bairros, Nós/Pontos Nodais, Marcos.
II. Segundo Amos Rapoport, esses conceitos e estruturas se modificam a depender do usuário/observador. A noção de filtros culturais e a diferença entre o mundo real e o mundo percebido, bem como a própria velocidade e o modal de deslocamento modificam de maneira importante os elementos estruturais propostos por Lynch a depender do observador e das características circunstanciais deste.
III. Três grandes conceitos regem a percepção do ambiente urbano: a identidade, a estrutura e o significado. Apesar de não se aprofundar muito na noção específica de significado, dando mais ênfase aos outros dois conceitos, ele sustenta que um elemento urbano sempre tem um significado para o observador, ligado intrinsecamente ao seu caráter único (identidade), assumindo um papel importante dentro de uma estrutura urbana.
IV. O autor cunha um novo termo: a Imageabilidade (Imageability, em inglês). Toda a teoria e metodologia de Lynch e mesmo o conceito de imageabilidade estariam ligados ao conceito de legibilidade, identidade e orientação, uma vez que imagens de elementos que ele classifica como fortes seriam capazes de construir uma visão mais clara e mais estruturada da imagem da cidade.
Considerando o exposto acima, pode-se inferir que
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Com base nas informações apresentadas na tabela acima, julgue os itens a seguir.
Considere que a tabela em questão refere-se a um programa genérico de necessidades destinado a regulamentar a elaboração de projetos para a construção de restaurantes populares no país. De acordo com essa tabela, para um restaurante com capacidade para 385 pessoas sentadas, o salão de refeições deve ter entre 385 m2 e 462 m².
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na segunda metade do século XIX, foram feitas intervenções, mediante diferentes formas urbanas, nas cidades burguesas e industriais. Um exemplo clássico dessas intervenções são as experiências realizadas na configuração medieval da cidade de Paris por
Le Corbusier.
Eugéne Haussmann.
Petrus Berlage.
Lúcio Costa.
Ildelfonso Cerdá.
A fiscalização dos serviços relativos à locação da obra corresponde ao controle, entre outros, da
verificação da referência de nível, da malha de nivelamento e da cota de alagamento.
medição da cota de soleira, colocação de escoras, guias e travessas necessárias ao cimbramento.
colocação de guias mestras, tensores de amarração e referências para o nivelamento de superfícies.
aferição de medidas e ângulos, identificação de empecilhos, colocação dos marcos, proteção e amarração dos marcos de locação.
verificação do rebaixamento de lençol freático e o escalonamento dos níveis de assentamento das fundações.
Num projeto de instalações prediais de esgoto sanitário, a caixa de gordura deve ser
destinada a permitir inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.
destinada a permitir a junção de tubulações do sistema de esgoto sanitário.
destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que devem ser removidos periodicamente.
provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.
provida de tampão onde se reúnem os efluentes líquidos cuja disposição exija elevação mecânica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...