Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Projeto é o conjunto de desenhos que demonstram as representações gráficas constituídas de linhas e símbolos que traduzem tecnicamente aquilo que se pretende construir. Utilizando-se a escala, são representadas dimensões ou distâncias nas plantas ou projetos, equivalente às distâncias reais. Um detalhe em uma planta de água fria representado em escala 1:20 determina que tipo de escala?
Real.
De redução.
De ampliação.
Natural.
De segmento.
A prevenção e o combate ao incêndio implicam num conjunto de medidas que extrapolam o projeto hidráulico. Muitos outros cuidados devem ser observados, EXCETO:
Seleção de materiais que retardam a propagação do fogo na construção de edificações.
Previsão da taxa de ocupação da edificação.
Previsão de saídas de emergência, alarmes de incêndio, áreas de refúgio e iluminação de emergência.
Previsão / utilização de meios de extinção adequados ao fogo a extinguir.
O diagrama unifilar, pertence a que tipo de projeto?
Quanto ao urbanismo bioclimático é INCORRETO afirmar que:
O urbanismo bioclimático deve adequar os traçados urbanos às condições do clima e do território, porém deve-se buscar desenvolver projetos que podem ser implantados em vários locais, reduzindo assim custos operacionais e tempo na operacionalização.
Deve adequar o traçado urbano às condições singulares do clima e do território, entendendo que cada situação geográfica deve gerar um urbanismo característico.
O urbanismo bioclimático tem como objetivo a redução ao máximo dos impactos negativos que a urbanização exerce sobre o meio.
O urbanismo bioclimático busca potencializar os usos mistos e a diversidade de atividades concentradas nos lugares centrais urbano, para reduzir deslocamentos e conseguinte consumo de energia.
As áreas urbanas centrais são estratégicas para as políticas de renovação urbana, na medida em que estabelecem processos de gestão de ações integradas, públicas e privadas, com os propósitos de
apoiar as ações de investidores privados interessados no fortalecimento da capacidade competitiva da cidade com base na renovação e modernização tanto da infraestrutura, como do conjunto edificado, mediante a substituição da população residente de baixa renda.
contribuir para a redução do déficit habitacional mediante a manutenção de usos, aumento da taxa de ocupação e recuperação por meio da demolição de conjuntos subutilizados, degradados e desocupados.
promover essencialmente as atividades de comércio e serviços e otimizar a estrutura viária e fundiária existentes com atividades associadas ao desenvolvimento urbano e econômico.
reverter os processos de evasão e degradação do ambiente urbano, compreendendo a recuperação e reutilização de espaços e edificações ociosas, vazias ou deterioradas, através da melhoria dos serviços públicos, da infraestrutura e da acessibilidade e além da promoção da diversidade de usos.
estimular o investimento imobiliário em áreas dotadas de infraestrutura e ampliar as ofertas de emprego na construção civil por meio do incentivo às novas construções, exclusivamente voltadas ao uso habitacional.
[...] Conciliar o conforto ambiental e eficiência energética das edificações é um dos principais desafios para a arquitetura. Ontem, hoje e sempre. [...].
Trecho retirado do portal Arco Web, 2012
São recursos utilizados pela arquitetura para conferir conforto térmico, EXCETO:
Brises.
Fachadas ventiladas.
Caixilhos.
Ventilação cruzada.
O barrilete esta presente em que tipo de projeto?
V, V, V, V.
F, V, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, F.
Com relação ao plano diretor, julgue o item abaixo.
Durante o processo de elaboração de um plano diretor, os planejadores urbanos, representados exclusivamente por urbanistas e por arquitetos, analisam a realidade existente em determinado município e, com a participação da sociedade civil, representada exclusivamente por comerciantes, agricultores, associações de moradores, ONGs e movimentos sociais, propõem novos rumos de desenvolvimento ao município, buscando alcançar a realidade desejada por toda a população.
A adoção de sistemas de modelagem do tipo BIM (Building Information Modeling), cada vez mais comum no processo de projeto arquitetônico, permite uma melhor gestão dos edifícios e das variáveis relacionadas aos mesmos. Utilizando-se de processos paramétricos e colaborativos de trabalho, essas plataformas visam otimizar o tempo, trabalho e minimizar erros, dentre tantas outras vantagens. Os programas mais conhecidos e utilizados recentemente que integram essa plataforma de trabalho são:
Revit, Archicad, Vector Works.
Archicad, Autocad, Vector Works.
Revit, Archicad, Sketch Up.
Revit, Archicad, Autocad.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...